A captação de pacientes via internet é fundamental para o marketing odontológico.
Dra. Marina Lara construiu 60% da sua carteira de pacientes qualificados através da internet.
Segundo o IBGE, em notícia do Canal Tech, em 2017 o Brasil possuía quase 130 milhões de pessoas com acesso à internet.
Sem dúvidas este número cresceu expressivamente no último ano, o que mostra que as pessoas estão cada vez mais conectadas com diferentes tipos de informações, bens e serviços.
E você sabe o que isso significa?
Significa que os usuários de redes sociais são sempre clientes em potencial!
Neste caso, pacientes em potencial.
Por isso, investir na internet para fazer a captação de pacientes é uma ótima ferramenta para aumentar a prosperidade do seu consultório e fazer você dar um passo para viver a odontologia que sempre sonhou.
O investimento nas redes é indispensável para o destaque e alcance aos públicos e se o seu consultório segue sem interação neste espaço, é provável que esteja perdendo pacientes para a concorrência.
De acordo com o PowerDoctor, existem dois tipos de pacientes: os indicados e os curiosos.
Leia mais sobre paciente indicado e curioso e estratégias de marketing digital.
Os curiosos geralmente chegam até o seu consultório através de pesquisas na internet.
Isso mostra como é importante posicionar seu consultório ou clínica na internet para que você faça a captação de pacientes.
Quer saber como fazer a captação de pacientes via internet?
Conheça as 4 maneiras de ter mais sucesso em sua profissão através do marketing digital.
Apareça onde as pessoas procuram
Se as pessoas estão usando a internet para buscar todo o tipo de informação, faça com que elas encontrem você e o seu consultório.
Ter presença relevante na web é garantir a captação de potenciais clientes.
Por isso, mantenha seus dados sempre atualizados. Além disso, sugerimos que você use como estratégia de marketing a criação de um perfil no Google Meu Negócio.
Esta ferramenta gratuita permite que seus dados apareçam quando um usuário pesquisa pelo seu consultório ou serviços relacionados. E além de aparecer na pesquisa Google, você pode aparecer no Maps.
O marketing digital conecta você a quem realmente importa
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de segmentação.
Conheça 11 benefícios do marketing digital.
Isso significa que é possível escolher os públicos para quem você quer direcionar os serviços, a idade, a região e muitas outras oportunidades de segmentação.
Descubra como o Google Ads vai te ajudar a construir sua segmentação e direcionar de forma assertiva suas campanhas.
Além disso, você consegue mensurar resultados para saber se seus investimentos estão atingindo os seus objetivos.
Leia sobre Marketing Tradicional e Marketing Digital e entenda a diferença.
Menos tempo e menos dinheiro
A publicidade na internet é mais acessível e vai exigir de você menos tempo e dinheiro para poder investir em seu consultório.
Isso é muito diferente das mídias tradicionais como folders, cartazes e outdoors, que exigem um tempo maior de preparação, investimento financeiro e não geram métricas precisas sobre quais os públicos que elas estão atingindo.
Chances de fidelização dos clientes
Melhor que um cliente atingido pelo seu consultório, é um cliente que vai se tornar um seguidor do mesmo.
O marketing digital, pelo alto poder de segmentação e disseminação das campanhas, consegue atingir muitas pessoas. E quando estas pessoas são atingidas, nós conseguimos seus dados de contato, como e-mail e redes sociais.
Com os dados desses leads, é possível enviar conteúdos diferentes e informativos para eles, principalmente através do e-mail marketing.
Sua captação de pacientes deu certo com estas estratégias? Vamos para a próxima etapa!
O primeiro atendimento define tudo
Se o paciente curioso chegou até você, é necessário apresentar para ele o melhor atendimento da sua clínica.
Certifique-se de que você tem uma secretária que sabe vender o seu consultório e criar uma boa impressão de toda a logística.
Sua secretária ajuda ou atrapalha?
Não deixe de apresentar o script de atendimento telefônico para sua secretária.
Esteja preparado para o contato
A captação de pacientes é verdadeiramente eficaz quando você consegue converter este paciente para dentro da sua clínica.
É fundamental possuir uma estrutura exemplar de atendimento ao paciente para que ele possa se manter interessado com o serviço que o seu consultório tem a oferecer.
Além disso, se você souber apontar os diferenciais do seu consultório, você possui ainda mais chances de conquistá-lo.
Acompanhe nosso infográfico sobre as 4 maneiras de fazer captação de pacientes pela internet ou faça o download dele aqui.