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Dentista: Conheça 4 diferenciais para aplicar agora em seu consultório!

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Hoje, um dos grandes desafios da gestão de alta performance em odontologia é buscar diferenciais para o seu consultório, no intuito de aumentar a percepção de valor agregado do negócio, afinal o segmento odontológico é um dos nichos de mercado que também passa pela competição de preços e concorrência.

O ponto inicial do seu consultório odontológico é a qualificação técnica, que está relacionada à qualidade seu serviço clinicamente falando.

A partir daí, o cirurgião-dentista precisa de diferenciais para o seu consultório, em busca da conquista pelo seu espaço no mercado.

 

O que são os diferenciais para o seu consultório?

 

Os diferenciais para o seu consultório são aqueles fatores que tornam você e o seu ambiente de trabalho competitivos e notáveis no mercado e que também fazem com que você se destaque frente aos demais cirurgiões-dentistas.

Mas, principalmente, os diferenciais são responsáveis por posicionar o seu consultório em distância das clínicas que estão fazendo competição com base em preço.

Leia aqui sobre a guerra dos preços na odontologia.

Você é um dentista que oferece competitividade nos preços ou um serviço premium e personalizado? 

Na odontologia, os diferenciais para o seu consultório são aqueles adicionais que vão aumentar a percepção de valor do seu trabalho como cirurgião-dentista. Os diferenciais podem ser aplicados em vários momentos da gestão em odontologia.

Abaixo, fizemos uma lista de 4 aplicações de diferenciais para o seu consultório que irão aumentar a produtividade de seu negócio!

  • Criação de site e landing page;
  • Mudanças na estrutura do consultório/clínica;
  • Aplicação de script verbal de atendimento;
  • Mudança no mindset do cirurgião-dentista e de sua equipe.

Diferencial 1: Site e landing page

 

Estas ferramentas são responsáveis por criar a imagem e a presença digital do cirurgião-dentista nos canais digitais. Por isso, um dos primeiros diferenciais para buscar um posicionamento (ou reposicionamento) do seu consultório no mercado é investir no marketing digital e personalizar os veículos para atrair pacientes.
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A dica é fazer um site que seja rico em informações visuais e textuais, que possua os meios de contato e endereço atualizados e que seja agradável navegar por ele. Também é interessante oferecer uma visita virtual da sua clínica através do seu site, pois isso pode motivar o paciente a conhecer o seu espaço de trabalho.

O seu site também pode ser composto por landing pages que chamem os usuários para a ação, assim transformando eles em potenciais leads.

Inspire-se e visite o site da Clínica Marina Lara para ter ótimas referências de como criar os diferenciais do seu consultório.

 

Diferencial 2: Consultório ou Clínica

 

O seu ambiente de trabalho pode (e deve!) possuir um alto nível de personalização. Quanto mais aconchegante ele for para você e também para os seus pacientes, maior será a percepção de valor agregado que as pessoas terão sobre o seu trabalho.

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Confira alguns diferenciais para o seu consultório para fazer uma mudança em prol da produtividade e lucratividade:

  • Água saborizada na recepção da clínica;
  • Atendimento de alta performance;
  • Espaço kids;
  • Material clínico de alta qualidade, para melhores resultados durante o tratamento;
  • Estacionamento;
  • Segurança.

Diferencial 3: Script de atendimento

 

O Método PowerDoctor tem uma importante missão na qualificação das secretárias a partir do script de atendimento telefônico.

O script é uma ferramenta para sua secretária se comunicar apropriadamente com os pacientes através do telefone, para que os mesmos possam se sentir engajados com os valores da clínica.

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Quando a secretária sabe usar a comunicação para mostrar os benefícios da sua clínica, isso coloca mais um diferencial em seu trabalho.

Também é um diferencial quando sua secretária mostra disposição para desempenhar outras funções além de ficar atrás do balcão fazendo agendamento de consultas. Quando ela participa de todas as etapas de trabalho da clínica, mostra desempenho durante as reuniões e preocupa-se com o cumprimento das metas, ela está agindo com proatividade, mas principalmente ela está alinhada ao trabalho em equipe.

Diferencial 4: Na mente do cirurgião-dentista e da equipe

 

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É um verdadeiro exercício para o cérebro do cirurgião-dentista e da equipe pensar em diferenciais para o seu consultório, afinal por muito tempo o trabalho do dentista esteve restrito ao de atender pacientes em busca de tratamentos para o sorriso e o da secretária de atender telefonemas.

Mas os diferenciais na odontologia possibilitam um crescimento lucrativo e também de reconhecimento para os dentistas que estão dispostos em investir em coisas novas para o seu ambiente de trabalho.

Outro diferencial importante é que a equipe esteja alinhada com as metas do consultório, por isso quanto mais claras forem as funções de cada um na busca de resultados para o ambiente de trabalho, melhor.

Uma das lições do Método PowerDoctor é o uso das Metas SMART. Não deixe de conhecê-las!

4-diferenciais-para-o-seu-consultorio

Faça o download do infográfico sobre os 4 diferenciais para aplicar em seu consultório.

 

Conclusão

A odontologia atual vem passando por um transformador e intenso processo de valorização, por isso há uma grande mudança na percepção de valor do serviço odontológico.

Ao executar os diferenciais para o seu consultório, você demonstra que está preocupado com o futuro da odontologia e também com a credibilidade do seu trabalho.

Ao conseguir demonstrar a diferença entre preço e valor na odontologia, você consegue formular a precificação adequada e justa ao seu trabalho e também faz a sua parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil.

Dentista, compartilhe agora este artigo com os seus colegas dentistas e deixe suas dúvidas nos comentários abaixo para que juntos possamos melhorar a gestão em odontologia e buscar resultados novos e de impacto positivo em nossa profissão.

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

Captação de Pacientes

Como criar experiência do cliente na Odontologia

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Descubra como aumentar a experiência da Odontologia dentro de Consultórios Odontológicos com a Dra. Marina Lara neste vídeo do Youtube memorável que vale por uma aula.

Descubra na lista abaixo tudo o que você irá aprender neste post, mas antes, já encaminha este link via WhatsApp para o seu colega que trabalha com você ou estuda na Especialização para conhecerem TUDO sobre experiência do paciente na Odontologia:

00:00 – O que é experiência do cliente na Odontologia
1:30 – Minha distribuição de consultórios
1:45 – Qual o tamanho de clínica necessário?
2:00 – Central multimídia para ClinCheck
5:15 – Como usar o iTero como ferramenta
5:55 – O que acontece quando o paciente chega
9:15 – Massageador na Cadeira Odontológica Olsen
9:25 – Motor NSK para Dentistas
10:25 – Meus Equipos
10:46 – Experiência do Paciente
13:40 – Protetor labial para não ressecar a boca
16:18 – Presença sutil da marca
16:30 – Torneira automática em consultórios Odontológicos
17:35 – Folha de Sala PowerDoctor
19:49 – Protocolo de Mesas Clínicas na Odontologia

Clique aqui para assistir no Youtube.

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Captação de Pacientes

Como eu atendo os pacientes em minha clínica?

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Domine a arte de atender os pacientes impressionando pelo seu conhecimento!

Descubra neste vídeo, o que eu faço para aumentar a segurança dos pacientes que escolhem iniciar o tratamento comigo!

Quando me perguntam “Como você tem uma clínica modelo PowerDoctor tão perfeita?”, talvez esse vídeo seja a melhor resposta pois além da gestão, eu sei muito bem como conduzir tratamentos dos meus pacientes, que inclusive gente, é a parte mais importante da Odontologia, tá? (Esqueçam um pouco o buzz do marketing e das redes sociais e voltem às nossas origens por favor)

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Captação de Pacientes

Como fazer o funcionamento ideal do funil de captação de pacientes

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Colega dentista: hoje vamos discutir sobre o conceito de Funil de Captação de Pacientes e como ele faz parte do entendimento do Funil de Vendas na odontologia.

Fique por dentro das 5 Etapas do Funil de Vendas do Método PowerDoctor e saiba como realizar a comunicação com o paciente em cada segmento do Funil.

Aula ao vivo sobre Funil de Vendas e Uso do Whatsapp na odontologia.

Este conceito é aplicado na odontologia para que possamos compreender a trajetória de experiência de compra do paciente.

Para entender o Funil de Captação de Pacientes, precisamos identificar de que forma o paciente chega em seu consultório: ele é um paciente indicado ou curioso?

Na gestão em odontologia, entendemos o paciente indicado como aquele “paciente certo”, que teve o seu consultório ou clínica indicado a partir de amigos ou familiares.

Enquanto isso, o paciente curioso é aquele que conhece o seu serviço através das suas ações de marketing digital realizadas. Talvez ele tenha visto algum anúncio seu, ou postagem no Instagram ou encontrado o site de seu consultório através de pesquisas relacionadas.

O Funil de Captação de Pacientes serve justamente para identificar em qual etapa do funil o paciente está e quais os passos devem ser feitos para atrair o paciente até o seu consultório.

Agora eu vou lhe contar a estória que me fez ter o insight capaz de identificar onde o paciente se encontra parado no funil de captação:

Antes de construir a minha clínica, eu trabalhei em diversos consultórios de colegas dentistas.

Eu tive um colega dentista que fez um anúncio de meia página do seu consultório em uma lista telefônica e, depois de algumas semanas, eu lhe questionei sobre os resultados do anúncio.

O meu colega falou que não estava recebendo nenhum telefonema e que não estava conseguindo realizar nenhum novo atendimento.

Foi neste momento que eu ouvi o telefone do consultório tocar diversas vezes e ninguém atender porque a secretária não estava presente naquele momento.

E então eu percebi que talvez houvessem pacientes interessados em marcar uma consulta, mas que não havia ninguém disponível para atendê-los.

Às vezes, o problema pode estar no atendimento do seu consultório e, por isso, muitos pacientes acabam ficando presos nessa etapa de funil pois eles não estão sendo captados por um atendimento qualificado como aquele que o Método PowerDoctor preconiza.

 

Você já ouviu falar de scritps de atendimento telefônico e treinamento para sua secretária?

 

Mas talvez o problema fosse o anúncio colocado na lista telefônica, pois é difícil de mensurar os resultados do marketing tradicional.

Essa é uma das questões do porquê utilizarmos o marketing digital odontológico para atrair pacientes.

Por isso, é importante compreender a Jornada do Paciente e saber todos os movimentos de entrada e saída que ele faz para que você possa derrubar suas objeções e realizar seus desejos em qualquer uma das etapas do funil de captação de pacientes.

A Jornada do Paciente do Método PowerDoctor indica 7 fases: desde a prospecção dos pacientes até a fidelização dos mesmos.

 

As 7 fases são:

 

  • Fase 1: Ainda não fez contato
  • Fase 2: Faz contato
  • Fase 3: Faz o agendamento
  • Fase 4: Consulta
  • Fase 5: Inicia o tratamento
  • Fase 6: Finaliza o tratamento
  • Fase 7: Início do ciclo de Fidelização

 

Acompanhe o nosso infográfico e comece agora a alterar as estratégias do seu Funil de Captação de Pacientes.

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O infográfico sobre a Jornada dos Pacientes pode ser aplicado especialmente com os pacientes curiosos, que são captados a partir das redes sociais e internet.

 

Conclusão

Para praticar o Funil de Captação de Pacientes de maneira adequada, é necessário que diversos processos do seu consultório estejam alinhados.

Sem processo e sem metas, as coisas não funcionam.

Portanto, invista de forma adequada em sua presença digital: faça fotografias, crie landing pages com chamadas de ação de alta conexão com os pacientes e tenha sites que ofereçam uma navegação agradável.

Além disso, saiba como treinar a sua secretária para que ela possa fazer um atendimento acolhedor, personalizado e capaz de trazer o paciente para o ambiente do seu consultório.

E importante: nunca deixe o telefone tocando por muito tempo ou mensagens sem respostas no Whatsapp.

Até mesmo um telefone não atendido significa uma experiência negativa e quando estamos planejando construir consultórios odontológicos com base na assertividade, produtividade, energia e lucratividade, todos os detalhes importam para que você colega dentista possa viver a odontologia que sempre sonhou.

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