Aulas Ao VivoCaptação de PacientesConsultórios ImpulsionadosMarina LaraMarketing DigitalPower Doctor

Tudo o que você precisa saber sobre marketing odontológico

624Visitas

O marketing existe desde sempre.

E não há nada que você possa fazer para mudar isso. Portanto, crie seu marketing odontológico personalizado e ético para seus pacientes e aumente os resultados do seu consultório.

Uma das formas mais clássicas e antigas de fazer propaganda e divulgação é o boca a boca, que é o ato de indicar um determinado bem, produto ou serviço através da comunicação verbal.

Mas atualmente, em tempos de internet, Geração Y, Tonny Robbins, Simon Sinek, é necessário que todos os cirurgiões-dentistas apliquem estratégias assertivas de posicionamento em seus consultórios.

É aí que entra o marketing odontológico do PowerDoctor.

O Método PowerDoctor preconiza a atração de pacientes qualificados através do marketing odontológico, criando uma sequência lógica de ações, scripts, e-mails, mensagens e fotos nas redes sociais eticamente adequados e criativamente desenvolvidos.

Dessa forma, você estará comunicando a transformação dos resultados positivos que a odontologia pode fazer na vida dos pacientes, evitando a utilização de imagens sobre procedimentos agressivos.

Comece a investir na internet no seu consultório.

O marketing digital trata-se das relações e trocas sociais entre empresas (ou organizações privadas ou públicas, pessoas, instituições de ensino) e clientes realizadas no ambiente digital. Para isso, os canais digitais como blogs, e-mail, landing pages e hotsites devem possuir nível técnico elevado e também serem capazes de atrair emocionalmente os possíveis clientes.

Dentista: Sua rede social é emocional ou racional?


Quase todo tipo de negócio  nos dias atuais faz uso do marketing digital para buscar a prosperidade da sua empresa
. E, se não faz, deve começar agora para que consiga sobreviver na lógica atual do mercado, que é um reflexo direto e imediato de nossos comportamentos.

Saiba mais sobre os conceitos abaixo para iniciar seu marketing odontológico:

Isso quer dizer que os dentistas precisam se tornar especialistas em marketing digital?

 

Não. Mas os dentistas precisam, a partir de agora, compreender como os pacientes consomem produtos e serviços no mundo, desde o café da Starbucks até o cirurgião-dentista com maior conexão emocional e inconsciente com ele.

 Além do marketing odontológico, também é essencial entender o que atrai e motiva os pacientes, incluindo a linguagem apropriada para se comunicar com este público.

Por que o marketing digital?


O marketing digital com certeza é um novo desafio para os profissionais da área de comunicação. Então imagine só o que os dentistas devem pensar disso.

Não consegue imaginar como começar? Abra as portas para o PowerDoctor!

 

O maior benefício do marketing digital é que ele é altamente mensurável, ou seja, se você investir R$ 1000,00 reais em mídia patrocinada Google, você terá controle exato sobre os pacientes que:

  • Visualizaram seu anúncio
  • Clicaram em seu anúncio
  • Quanto tempo ficaram navegando em seu site
  • Qual o navegador que eles usam
  • Se estão na rede de dados móveis ou Wifi
  • Qual o tipo, marca e modelo do celular
  • Quais botões clicaram
  • Qual a cidade e região que eles moram
  • E até se entraram em contato com você ou não, o que é mensurado através de códigos específicos de programação que rastreiam cliques do seu site, até seus canais de comunicação como e-mails e Whatsapp)

 

Qual outro investimento em mídia permite esse nível de controle?

 

Mas e se o dentista quiser usar estratégias do marketing tradicional no seu consultório?

Bem, ele pode para garantir espaço de mídia e (alguma) autoridade. Mas é importante conhecer antes as vantagens do marketing odontológico!

Entenda a diferença entre marketing tradicional e marketing digital.

 

  1. Investimento: o marketing digital costuma ser muito mais barato do que o marketing tradicional para canais offline. Enquanto um pequeno anúncio para televisão demanda um valor superior aos R$ 20 mil reais segundo tabelas de preços da Globosat, nas mídias digitais é possível começar com um pequeno investimento para o seu consultório e, à medida que ele for dando frutos, você pode ir aumentando os custos em divulgação e anúncio.
  2. Assertividade: Enquanto o marketing tradicional possui caráter abrangente, o digital é específico. Ou seja, ele sabe exatamente qual público atingir para captação de pacientes. Um tipo de marketing tradicional abrangente é um outdoor em uma avenida: provavelmente muitas pessoas irão cruzar por aquela mídia, mas quantas de fato serão atingidas pela sua mensagem? É difícil mensurar este resultado e, além disso, os gastos financeiros e em energia são muito maiores.
  3. Lucratividade e produtividade: como dito acima, o marketing digital permite que o cirurgião-dentista economize muito mais dinheiro e tempo. Este benefício faz com que todo a roda produtiva do consultório odontológico gire, possibilitando uma melhor qualidade de trabalho para o dentista e sua equipe. Além disso, o dinheiro que sai em investimentos retorna com mais facilidade pois a estratégia de marketing digital tem público específico e a condição de ser “desterritorializada”, o que significa que ela pode aparecer em diferentes canais online, seja através de anúncios, vídeos ou outras mídias.

 

Aprenda a calcular o seu retorno sobre investimento (ROI) no site Meu Sucesso. 

 

Como o marketing odontológico transformou o trabalho da Dra. Marina Lara

 

“Quando abri minha primeira clínica, sem indicações, eu não tinha outra escolha a não ser acreditar no potencial da internet” 

Após a sua graduação em odontologia e fazer a mudança para uma cidade nova, a Dra. Marina Lara precisou investir em marketing para poder fazer o posicionamento da sua clínica. Afinal, quando você chega no mercado, é difícil sobreviver apenas com as indicações de pessoas.

 

A Dra. Marina Lara já foi refém do chamado “marketing da esperança”, que nada mais é do que fazer anúncios sem saber se haverá o retorno desejado.

São quase 18 anos de muito trabalho em marketing aplicado ao consultório e que hoje resultou no Método PowerDoctor. E grande parte deste esforço se deve às ações positivas do marketing odontológico digital.

“60% do sucesso da minha clínica depende do marketing odontológico.


Conclusão

 

Além do marketing, outro fator importante para melhorar o posicionamento do consultório é a comunicação direta com o seu paciente. Dessa maneira, o dentista, a sua equipe e sua infraestrutura de trabalho precisam comunicar um valor para que o paciente sinta a necessidade do tratamento.

Te convidamos a ler este artigo sobre Como comunicar preço para ampliar seus conhecimentos e melhorar o valor e posicionamento do seu trabalho.

E você sabe qual é a importância dessa transmissão de valor? 

Porque a odontologia é um serviço de demanda negativa. Ou seja, todo mundo quer o sorriso perfeito e a condição de saúde plena, mas ninguém quer ir ao dentista.


Portanto, colega dentista, esteja sempre atento! Seu site tem que estar atrativo e com bom conteúdo. Faça uso de fotografias bonitas e não de procedimentos agressivos (você não quer assustar pacientes, mas sim atraí-los). E, claro, faça com que o valor de sua profissão reflita a partir das suas atitudes e do seu ambiente de trabalho.

Compartilhe agora a importância do marketing digital na odontologia para os seus parceiros dentistas.

Escreva seu comentário abaixo e participe do movimento pela valorização da odontologia no Brasil.