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Captação de Pacientes

Sua secretária ajuda ou atrapalha a prosperidade do seu consultório?

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A secretária do seu consultório pode ser uma das principais chaves do sucesso de um negócio próspero e lucrativo. Mas ela também pode ser um grande empecilho para que as coisas deslanchem.

Os dentistas investem muito em conhecimento técnico para que o seu trabalho seja executado com a máxima excelência. Além disso, os dentistas também tem feito investimentos em suas presenças digitais para atrair pacientes. Leia sobre O marketing digital na odontologia.

 

Mas e a sua secretária, como ela está trabalhando?

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A sua secretária é a principal responsável pela prospecção de novos pacientes em seu consultório e é por isso que ela deve estar apta para a execução das suas funções.

O Método PowerDoctor preconiza que o seu ambiente de trabalho seja transformado a partir do momento que você começa a aplicar novas estratégias para melhorar a gestão da sua odontologia.

Neste processo de transformação, algumas mudanças acabam gerando incômodo. Um deles é o fato da secretária não se adaptar à nova rotina de trabalho e você precisar substituí-la, pois ela não está alinhada com o coletivo.

Lembre-se: são as pessoas que se adaptam aos cargos e não os cargos às pessoas. 

Sua secretária pode não se adaptar pois o Método PowerDoctor quer transformá-la em uma profissional transversal e que trabalha todos os dias com proatividade e em busca de resultados, mas na verdade ela não possui uma personalidade exigente e eficaz que você cirurgião-dentista procura.


Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas para você identificar se a sua secretária te ajuda ou atrapalha!

 

Olhar crítico sobre a agenda


A agenda de consultas do dentista é o seu atestado de sucesso ou fracasso. Quanto mais preenchida com novos pacientes e pacientes antigos, melhor! 

Entretanto,  a sua secretária é a protagonista do gerenciamento de uma agenda funcional, por isso ela te ajuda quando consegue olhar de forma crítica a sua agenda e analisar os pacientes que fizeram as consultas de planejamento e plano de tratamento, mas não iniciaram o tratamento ainda.

A secretária demonstra proatividade quando organiza a lista desses pacientes e telefona para eles, oferecendo novas oportunidades para eles retornarem ao consultório e retomarem o contato com o cirurgião-dentista, para que ele entenda a particularidade do caso de cada paciente.

Atendimento diferenciado

 

A secretária também te ajuda quando ela consegue oferecer um atendimento – seja por telefone ou pessoalmente – que seja personalizado, gentil e que mostre preocupação com os interesses do prospect ou do paciente.

Leia neste artigo do nosso blog como o script de atendimento telefônico vai transformar sua secretária em uma força de vendas.

Quando sua secretária consegue surpreender o paciente e lhe causar uma sensação de satisfação e segurança no consultório, há grandes expectativas de que ele possa indicar o nome do cirurgião-dentista para pessoas próximas, como amigos e familiares.

Mas a sua secretária pode te atrapalhar quando ela não cumpre de forma apropriada as estratégias acima.

Leia atentamente às dicas abaixo para descobrir quando a sua secretária não está fazendo o trabalho certo:

 

  • Quando sua secretária não faz as ligações de repescagem para tentar fazer os pacientes retornarem ao consultório;
  • Quando ela faz um atendimento banal, sem agregar à percepção de valor do seu consultório. Lembre-se que um atendimento banal é um atendimento ruim;
  • Quando ela promete um horário para um paciente e acaba não conseguindo encaixá-lo na agenda;
  • Quando um paciente telefona pedindo alguma informação e ela não sabe responder;
  • Quando ela escuta um paciente reclamar de algo na recepção e não leva para o dentista este problema, fazendo a insatisfação do paciente se transformar em uma bola de neve.

Leia sobre os 54 erros que você não pode cometer em seu consultório.

Conclusão

Temos consciência dos incômodos que a má capacitação da sua secretária pode trazer para a rotina do seu consultório. Mas se ela for uma profissional realmente focada e comprometida com os resultados do trabalho, ela não terá problema de adaptar os seus métodos de trabalho para melhorar todo o funcionamento da equipe.

No Método PowerDoctor, a Dra. Marina Lara acredita que a melhor forma de cumprir os objetivos da equipe de trabalho é a partir da aplicação das Metas SMART.

Descubra como repensar as metas de seu consultório.

Quer baixar o arquivo de Script de Repescagem para potencializar sua secretária e aumentar sua captação de pacientes ? Acesse esta postagem no Facebook e faça o download do script e aplique ele agora em seu consultório.

Deixe suas dúvidas nos comentários sobre o assunto deste artigo e compartilhe estas dicas com os colegas dentistas que você conhece para que todos possam fazer sua parte do movimento de valorização da odontologia no Brasil.

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

Captação de Pacientes

Como criar experiência do cliente na Odontologia

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Descubra como aumentar a experiência da Odontologia dentro de Consultórios Odontológicos com a Dra. Marina Lara neste vídeo do Youtube memorável que vale por uma aula.

Descubra na lista abaixo tudo o que você irá aprender neste post, mas antes, já encaminha este link via WhatsApp para o seu colega que trabalha com você ou estuda na Especialização para conhecerem TUDO sobre experiência do paciente na Odontologia:

00:00 – O que é experiência do cliente na Odontologia
1:30 – Minha distribuição de consultórios
1:45 – Qual o tamanho de clínica necessário?
2:00 – Central multimídia para ClinCheck
5:15 – Como usar o iTero como ferramenta
5:55 – O que acontece quando o paciente chega
9:15 – Massageador na Cadeira Odontológica Olsen
9:25 – Motor NSK para Dentistas
10:25 – Meus Equipos
10:46 – Experiência do Paciente
13:40 – Protetor labial para não ressecar a boca
16:18 – Presença sutil da marca
16:30 – Torneira automática em consultórios Odontológicos
17:35 – Folha de Sala PowerDoctor
19:49 – Protocolo de Mesas Clínicas na Odontologia

Clique aqui para assistir no Youtube.

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Como eu atendo os pacientes em minha clínica?

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Domine a arte de atender os pacientes impressionando pelo seu conhecimento!

Descubra neste vídeo, o que eu faço para aumentar a segurança dos pacientes que escolhem iniciar o tratamento comigo!

Quando me perguntam “Como você tem uma clínica modelo PowerDoctor tão perfeita?”, talvez esse vídeo seja a melhor resposta pois além da gestão, eu sei muito bem como conduzir tratamentos dos meus pacientes, que inclusive gente, é a parte mais importante da Odontologia, tá? (Esqueçam um pouco o buzz do marketing e das redes sociais e voltem às nossas origens por favor)

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Como fazer o funcionamento ideal do funil de captação de pacientes

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Colega dentista: hoje vamos discutir sobre o conceito de Funil de Captação de Pacientes e como ele faz parte do entendimento do Funil de Vendas na odontologia.

Fique por dentro das 5 Etapas do Funil de Vendas do Método PowerDoctor e saiba como realizar a comunicação com o paciente em cada segmento do Funil.

Aula ao vivo sobre Funil de Vendas e Uso do Whatsapp na odontologia.

Este conceito é aplicado na odontologia para que possamos compreender a trajetória de experiência de compra do paciente.

Para entender o Funil de Captação de Pacientes, precisamos identificar de que forma o paciente chega em seu consultório: ele é um paciente indicado ou curioso?

Na gestão em odontologia, entendemos o paciente indicado como aquele “paciente certo”, que teve o seu consultório ou clínica indicado a partir de amigos ou familiares.

Enquanto isso, o paciente curioso é aquele que conhece o seu serviço através das suas ações de marketing digital realizadas. Talvez ele tenha visto algum anúncio seu, ou postagem no Instagram ou encontrado o site de seu consultório através de pesquisas relacionadas.

O Funil de Captação de Pacientes serve justamente para identificar em qual etapa do funil o paciente está e quais os passos devem ser feitos para atrair o paciente até o seu consultório.

Agora eu vou lhe contar a estória que me fez ter o insight capaz de identificar onde o paciente se encontra parado no funil de captação:

Antes de construir a minha clínica, eu trabalhei em diversos consultórios de colegas dentistas.

Eu tive um colega dentista que fez um anúncio de meia página do seu consultório em uma lista telefônica e, depois de algumas semanas, eu lhe questionei sobre os resultados do anúncio.

O meu colega falou que não estava recebendo nenhum telefonema e que não estava conseguindo realizar nenhum novo atendimento.

Foi neste momento que eu ouvi o telefone do consultório tocar diversas vezes e ninguém atender porque a secretária não estava presente naquele momento.

E então eu percebi que talvez houvessem pacientes interessados em marcar uma consulta, mas que não havia ninguém disponível para atendê-los.

Às vezes, o problema pode estar no atendimento do seu consultório e, por isso, muitos pacientes acabam ficando presos nessa etapa de funil pois eles não estão sendo captados por um atendimento qualificado como aquele que o Método PowerDoctor preconiza.

 

Você já ouviu falar de scritps de atendimento telefônico e treinamento para sua secretária?

 

Mas talvez o problema fosse o anúncio colocado na lista telefônica, pois é difícil de mensurar os resultados do marketing tradicional.

Essa é uma das questões do porquê utilizarmos o marketing digital odontológico para atrair pacientes.

Por isso, é importante compreender a Jornada do Paciente e saber todos os movimentos de entrada e saída que ele faz para que você possa derrubar suas objeções e realizar seus desejos em qualquer uma das etapas do funil de captação de pacientes.

A Jornada do Paciente do Método PowerDoctor indica 7 fases: desde a prospecção dos pacientes até a fidelização dos mesmos.

 

As 7 fases são:

 

  • Fase 1: Ainda não fez contato
  • Fase 2: Faz contato
  • Fase 3: Faz o agendamento
  • Fase 4: Consulta
  • Fase 5: Inicia o tratamento
  • Fase 6: Finaliza o tratamento
  • Fase 7: Início do ciclo de Fidelização

 

Acompanhe o nosso infográfico e comece agora a alterar as estratégias do seu Funil de Captação de Pacientes.

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O infográfico sobre a Jornada dos Pacientes pode ser aplicado especialmente com os pacientes curiosos, que são captados a partir das redes sociais e internet.

 

Conclusão

Para praticar o Funil de Captação de Pacientes de maneira adequada, é necessário que diversos processos do seu consultório estejam alinhados.

Sem processo e sem metas, as coisas não funcionam.

Portanto, invista de forma adequada em sua presença digital: faça fotografias, crie landing pages com chamadas de ação de alta conexão com os pacientes e tenha sites que ofereçam uma navegação agradável.

Além disso, saiba como treinar a sua secretária para que ela possa fazer um atendimento acolhedor, personalizado e capaz de trazer o paciente para o ambiente do seu consultório.

E importante: nunca deixe o telefone tocando por muito tempo ou mensagens sem respostas no Whatsapp.

Até mesmo um telefone não atendido significa uma experiência negativa e quando estamos planejando construir consultórios odontológicos com base na assertividade, produtividade, energia e lucratividade, todos os detalhes importam para que você colega dentista possa viver a odontologia que sempre sonhou.

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