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META SMART: um meio de repensar as metas do seu consultório

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Se você não tem nenhuma meta em seu consultório, você está com problemas.

As metas são utilizadas para que você tenha parâmetros de onde você quer chegar em um determinado prazo de tempo.

Você quer aumentar o tamanho da sua clínica ou abrir uma nova em outra cidade nos próximos três anos? Quem sabe, triplicar o número de pacientes no prazo de um ano?

Os exemplos acima servem para que você observe a rotina do seu consultório, veja o que está precisando mudar e proponha e alinhe junto à sua equipe de trabalho e a missão, visão e valores as metas para que o seu consultório funcione com maior prosperidade e produtividade.

Entenda o que são a missão, visão e valores de uma empresa.

Mas traçar uma meta não é uma tarefa simples, pois muitas vezes as metas ficam reservadas a um planejamento inconsciente e pouco executável.

“Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Com um pouco de estudo e metodologia podemos traçar planos que são objetivos e possuem um nível significativo de tangibilidade. E é para atingir esta satisfação na busca de resultados que existe a Meta SMART.

Meta SMART para Dentistas

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A Meta SMART é um método, uma ferramenta de organização para aperfeiçoar as suas metas pessoais ou as de sua empresa. “Smart”, do inglês “Inteligente”, é a sigla para specific (específico), mesurable (mensurável), achievable (atingível), relevant (relevante) e time base (prazo).

Nesta seção do artigo, vamos nos aprofundar em explicar cada uma dessas palavras e porque elas são aplicáveis e importantes para que as metas da sua clínica sejam possíveis de ser realizadas.

  1. Específico: ela resume todo o conceito das Metas SMART. Ou seja, elas precisam possuir um propósito. Lembre-se que você precisa saber para onde está indo. O propósito da meta deve ser claro para todos os participantes da equipe de trabalho, de modo que todos possam trabalhar em prol do mesmo objetivo. Por exemplo, se você diz que sua clínica vai investir mais no marketing digital, você não está sendo claro. Vai investir de que forma? Com e-mail marketing? Com anúncios? Você precisa saber o que quer.
  2. Mensurável: até mesmo as metas precisam ser mensuradas, para que você saiba se elas são aplicáveis ou não. Neste sentido, qual o retorno será que você obteria, por exemplo, se fosse fazer um anúncio da sua clínica em mídias offline, como jornais e revistas? A capacidade de mensuração permite que você acompanhe o tempo que levará para alcançar os resultados que você está buscando com sua meta.
  3. Atingível: Do que adianta pensar em metas se elas não possuem qualidades que permitam que elas sejam atingidas? Como exemplo, pense que você quer abrir uma nova clínica em outra cidade, mas o seu faturamento mensal não passa de R$ 30.000. Com este valor, será que você conseguiria atingir sua meta sem prejuízos? É importante ponderar o que está ao seu alcance e o que não está.
  4. Relevante: Suas metas possuem relevância para você e para todos os que estão envolvidos no processo de cumprimento da mesma? Se sim, ótimo! Suas metas precisam sempre causar um impacto positivo e não negativo. Na odontologia, um exemplo de meta irrelevante é você querer demonstrar para seus pacientes através de vídeos ou imagens os procedimentos agressivos no tratamento de problemas bucais. É sempre importante lembrar que a odontologia é um serviço de demanda negativa, portanto você deve tornar relevante e positiva a experiência do paciente com sua prestação de serviço.
  5. Tempo: Para as metas serem realizadas e possuírem credibilidade, elas precisam de um prazo determinado. Portanto, se sua meta é triplicar o número de pacientes em seu consultório, você precisa saber em quanto tempo você quer cumprir esta meta.

Conclusão

Colega dentista, esperamos que este artigo tenha ampliado suas percepções sobre as metas e objetivos da sua clínica.

O Método PowerDoctor tem uma preocupação com o desempenho do seu consultório e, por isso, é importante que ele tenha metas que sejam muito bem planejadas. Em nosso método, a Meta SMART é um dos assuntos para a busca de uma melhor lucratividade e desempenho na vida dos dentistas.

Compartilhe com seus amigos cirurgiões-dentistas o que você aprendeu com este texto e não deixe de nos contar quais são as suas dificuldades para planejar as metas do seu consultório.

Não se esqueça: o Método PowerDoctor está sempre ao seu lado!