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META SMART: um meio de repensar as metas do seu consultório

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Se você não possui metas em seu consultório, você está com problemas.

As metas são utilizadas para que você tenha parâmetros de onde você quer chegar em um determinado prazo de tempo.

Acompanhe os seguintes exemplos para que você comece a entender sobre metas em seu consultório:

  • Você quer aumentar o tamanho da sua clínica?
  • Ou abrir uma nova em outra cidade nos próximos três anos?
  • Ou, quem sabe, triplicar o número de pacientes no prazo de um ano?

Os exemplos acima servem para que você observe a rotina do seu consultório, veja o que está precisando mudar e proponha e alinhe junto à sua equipe de trabalho e a missão, visão e valores as metas para que o seu consultório funcione com maior prosperidade e produtividade.

Entenda o que são a missão, visão e valores de uma empresa.

Mas traçar uma meta em seu consultório não é uma tarefa simples, pois muitas vezes as metas ficam reservadas a um planejamento inconsciente e pouco executável.

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Com um pouco de estudo e metodologia podemos traçar planos que são objetivos e possuem um nível significativo de tangibilidade.

E é para atingir esta satisfação na busca de resultados que existe a Meta SMART.

Meta SMART para Dentistas

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A Meta SMART é um método, uma ferramenta de organização para aperfeiçoar as suas metas pessoais ou as de sua empresa. “Smart”, do inglês “Inteligente”, é a sigla para specific (específico), mesurable (mensurável), achievable (atingível), relevant (relevante) e time base (prazo).

Nesta seção do artigo, vamos nos aprofundar em explicar cada uma dessas palavras e porque elas são aplicáveis e importantes para que as metas em seu consultório sejam realizadas.

  1. Específico: ela resume todo o conceito das Metas SMART. Ou seja, elas precisam possuir um propósito. Lembre-se que você precisa saber para onde está indo. O propósito da meta deve ser claro para todos os participantes da equipe de trabalho, de modo que todos possam trabalhar em prol do mesmo objetivo. Por exemplo, se você diz que sua clínica vai investir mais no marketing digital, você não está sendo claro. Vai investir de que forma? Com e-mail marketing? Com anúncios? Você precisa saber o que quer.
  2. Mensurável: até mesmo as metas em seu consultório precisam ser mensuradas, para que você saiba se elas são aplicáveis ou não. Neste sentido, qual o retorno será que você obteria, por exemplo, se fosse fazer um anúncio da sua clínica em mídias offline, como jornais e revistas? A capacidade de mensuração permite que você acompanhe o tempo que levará para alcançar os resultados que você está buscando com sua meta.
  3. Atingível: Do que adianta pensar em metas se elas não possuem qualidades que permitam que elas sejam atingidas? Como exemplo, pense que você quer abrir uma nova clínica em outra cidade, mas o seu faturamento mensal não passa de R$ 30.000. Com este valor, será que você conseguiria atingir sua meta sem prejuízos? É importante ponderar o que está ao seu alcance e o que não está.
  4. Relevante: As metas em seu consultório possuem relevância para você e para todos os que estão envolvidos no processo de cumprimento da mesma? Se sim, ótimo! Suas metas precisam sempre causar um impacto positivo e não negativo. Na odontologia, um exemplo de meta irrelevante é você querer demonstrar para seus pacientes através de vídeos ou imagens os procedimentos agressivos no tratamento de problemas bucais. É sempre importante lembrar que a odontologia é um serviço de demanda negativa, portanto você deve tornar relevante e positiva a experiência do paciente com sua prestação de serviço.
  5. Tempo: Para as metas serem realizadas e possuírem credibilidade, elas precisam de um prazo determinado. Portanto, se sua meta é triplicar o número de pacientes em seu consultório, você precisa saber em quanto tempo você quer cumprir esta meta.

Conclusão

 

Colega dentista, esperamos que este artigo tenha ampliado suas percepções sobre metas em seu consultório.

O Método PowerDoctor tem uma preocupação com o desempenho do seu consultório e, por isso, é importante que ele tenha metas que sejam muito bem planejadas. Em nosso método, a Meta SMART é um dos assuntos para a busca de uma melhor lucratividade e desempenho na vida dos dentistas.

Compartilhe com seus amigos cirurgiões-dentistas o que você aprendeu com este texto e não deixe de nos contar quais são as suas dificuldades para planejar as metas em seu consultório.

Não se esqueça: o Método PowerDoctor está sempre ao seu lado!

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

Captação de Pacientes

Como criar experiência do cliente na Odontologia

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Descubra como aumentar a experiência da Odontologia dentro de Consultórios Odontológicos com a Dra. Marina Lara neste vídeo do Youtube memorável que vale por uma aula.

Descubra na lista abaixo tudo o que você irá aprender neste post, mas antes, já encaminha este link via WhatsApp para o seu colega que trabalha com você ou estuda na Especialização para conhecerem TUDO sobre experiência do paciente na Odontologia:

00:00 – O que é experiência do cliente na Odontologia
1:30 – Minha distribuição de consultórios
1:45 – Qual o tamanho de clínica necessário?
2:00 – Central multimídia para ClinCheck
5:15 – Como usar o iTero como ferramenta
5:55 – O que acontece quando o paciente chega
9:15 – Massageador na Cadeira Odontológica Olsen
9:25 – Motor NSK para Dentistas
10:25 – Meus Equipos
10:46 – Experiência do Paciente
13:40 – Protetor labial para não ressecar a boca
16:18 – Presença sutil da marca
16:30 – Torneira automática em consultórios Odontológicos
17:35 – Folha de Sala PowerDoctor
19:49 – Protocolo de Mesas Clínicas na Odontologia

Clique aqui para assistir no Youtube.

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Como eu atendo os pacientes em minha clínica?

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Domine a arte de atender os pacientes impressionando pelo seu conhecimento!

Descubra neste vídeo, o que eu faço para aumentar a segurança dos pacientes que escolhem iniciar o tratamento comigo!

Quando me perguntam “Como você tem uma clínica modelo PowerDoctor tão perfeita?”, talvez esse vídeo seja a melhor resposta pois além da gestão, eu sei muito bem como conduzir tratamentos dos meus pacientes, que inclusive gente, é a parte mais importante da Odontologia, tá? (Esqueçam um pouco o buzz do marketing e das redes sociais e voltem às nossas origens por favor)

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Captação de Pacientes

Como fazer o funcionamento ideal do funil de captação de pacientes

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Colega dentista: hoje vamos discutir sobre o conceito de Funil de Captação de Pacientes e como ele faz parte do entendimento do Funil de Vendas na odontologia.

Fique por dentro das 5 Etapas do Funil de Vendas do Método PowerDoctor e saiba como realizar a comunicação com o paciente em cada segmento do Funil.

Aula ao vivo sobre Funil de Vendas e Uso do Whatsapp na odontologia.

Este conceito é aplicado na odontologia para que possamos compreender a trajetória de experiência de compra do paciente.

Para entender o Funil de Captação de Pacientes, precisamos identificar de que forma o paciente chega em seu consultório: ele é um paciente indicado ou curioso?

Na gestão em odontologia, entendemos o paciente indicado como aquele “paciente certo”, que teve o seu consultório ou clínica indicado a partir de amigos ou familiares.

Enquanto isso, o paciente curioso é aquele que conhece o seu serviço através das suas ações de marketing digital realizadas. Talvez ele tenha visto algum anúncio seu, ou postagem no Instagram ou encontrado o site de seu consultório através de pesquisas relacionadas.

O Funil de Captação de Pacientes serve justamente para identificar em qual etapa do funil o paciente está e quais os passos devem ser feitos para atrair o paciente até o seu consultório.

Agora eu vou lhe contar a estória que me fez ter o insight capaz de identificar onde o paciente se encontra parado no funil de captação:

Antes de construir a minha clínica, eu trabalhei em diversos consultórios de colegas dentistas.

Eu tive um colega dentista que fez um anúncio de meia página do seu consultório em uma lista telefônica e, depois de algumas semanas, eu lhe questionei sobre os resultados do anúncio.

O meu colega falou que não estava recebendo nenhum telefonema e que não estava conseguindo realizar nenhum novo atendimento.

Foi neste momento que eu ouvi o telefone do consultório tocar diversas vezes e ninguém atender porque a secretária não estava presente naquele momento.

E então eu percebi que talvez houvessem pacientes interessados em marcar uma consulta, mas que não havia ninguém disponível para atendê-los.

Às vezes, o problema pode estar no atendimento do seu consultório e, por isso, muitos pacientes acabam ficando presos nessa etapa de funil pois eles não estão sendo captados por um atendimento qualificado como aquele que o Método PowerDoctor preconiza.

 

Você já ouviu falar de scritps de atendimento telefônico e treinamento para sua secretária?

 

Mas talvez o problema fosse o anúncio colocado na lista telefônica, pois é difícil de mensurar os resultados do marketing tradicional.

Essa é uma das questões do porquê utilizarmos o marketing digital odontológico para atrair pacientes.

Por isso, é importante compreender a Jornada do Paciente e saber todos os movimentos de entrada e saída que ele faz para que você possa derrubar suas objeções e realizar seus desejos em qualquer uma das etapas do funil de captação de pacientes.

A Jornada do Paciente do Método PowerDoctor indica 7 fases: desde a prospecção dos pacientes até a fidelização dos mesmos.

 

As 7 fases são:

 

  • Fase 1: Ainda não fez contato
  • Fase 2: Faz contato
  • Fase 3: Faz o agendamento
  • Fase 4: Consulta
  • Fase 5: Inicia o tratamento
  • Fase 6: Finaliza o tratamento
  • Fase 7: Início do ciclo de Fidelização

 

Acompanhe o nosso infográfico e comece agora a alterar as estratégias do seu Funil de Captação de Pacientes.

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O infográfico sobre a Jornada dos Pacientes pode ser aplicado especialmente com os pacientes curiosos, que são captados a partir das redes sociais e internet.

 

Conclusão

Para praticar o Funil de Captação de Pacientes de maneira adequada, é necessário que diversos processos do seu consultório estejam alinhados.

Sem processo e sem metas, as coisas não funcionam.

Portanto, invista de forma adequada em sua presença digital: faça fotografias, crie landing pages com chamadas de ação de alta conexão com os pacientes e tenha sites que ofereçam uma navegação agradável.

Além disso, saiba como treinar a sua secretária para que ela possa fazer um atendimento acolhedor, personalizado e capaz de trazer o paciente para o ambiente do seu consultório.

E importante: nunca deixe o telefone tocando por muito tempo ou mensagens sem respostas no Whatsapp.

Até mesmo um telefone não atendido significa uma experiência negativa e quando estamos planejando construir consultórios odontológicos com base na assertividade, produtividade, energia e lucratividade, todos os detalhes importam para que você colega dentista possa viver a odontologia que sempre sonhou.

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