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Captação de Pacientes

As 4 maneiras de fazer captação de pacientes pela internet!

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A captação de pacientes via internet é fundamental para o marketing odontológico.

Dra. Marina Lara construiu 60% da sua carteira de pacientes qualificados através da internet.

Segundo o IBGE, em notícia do Canal Tech, em 2017 o Brasil possuía quase 130 milhões de pessoas com acesso à internet.

Sem dúvidas este número cresceu expressivamente no último ano, o que mostra que as pessoas estão cada vez mais conectadas com diferentes tipos de informações, bens e serviços.

E você sabe o que isso significa?

Significa que os usuários de redes sociais são sempre clientes em potencial!

Neste caso, pacientes em potencial.

Por isso, investir na internet para fazer a captação de pacientes é uma ótima ferramenta para aumentar a prosperidade do seu consultório e fazer você dar um passo para viver a odontologia que sempre sonhou.

O investimento nas redes é indispensável para o destaque e alcance aos públicos e se o seu consultório segue sem interação neste espaço, é provável que esteja perdendo pacientes para a concorrência.

De acordo com o PowerDoctor, existem dois tipos de pacientes: os indicados e os curiosos.

Leia mais sobre paciente indicado e curioso e estratégias de marketing digital.

Os curiosos geralmente chegam até o seu consultório através de pesquisas na internet.

Isso mostra como é importante posicionar seu consultório ou clínica na internet para que você faça a captação de pacientes.

Quer saber como fazer a captação de pacientes via internet?

Conheça as 4 maneiras de ter mais sucesso em sua profissão através do marketing digital.

 

Apareça onde as pessoas procuram

 

Se as pessoas estão usando a internet para buscar todo o tipo de informação, faça com que elas encontrem você e o seu consultório.

Ter presença relevante na web é garantir a captação de potenciais clientes.

Por isso, mantenha seus dados sempre atualizados. Além disso, sugerimos que você use como estratégia de marketing a criação de um perfil no Google Meu Negócio.

Esta ferramenta gratuita permite que seus dados apareçam quando um usuário pesquisa pelo seu consultório ou serviços relacionados. E além de aparecer na pesquisa Google, você pode aparecer no Maps.

O marketing digital conecta você a quem realmente importa

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de segmentação.

Conheça 11 benefícios do marketing digital.

Isso significa que é possível escolher os públicos para quem você quer direcionar os serviços, a idade, a região e muitas outras oportunidades de segmentação.

Descubra como o Google Ads vai te  ajudar a construir sua segmentação e direcionar de forma assertiva suas campanhas.

Além disso, você consegue mensurar resultados para saber se seus investimentos estão atingindo os seus objetivos.

Leia sobre Marketing Tradicional e Marketing Digital e entenda a diferença.

Menos tempo e menos dinheiro

A publicidade na internet é mais acessível e vai exigir de você menos tempo e dinheiro para poder investir em seu consultório.

Isso é muito diferente das mídias tradicionais como folders, cartazes e outdoors, que exigem um tempo maior de preparação, investimento financeiro e não geram métricas precisas sobre quais os públicos que elas estão atingindo.

Chances de fidelização dos clientes

Melhor que um cliente atingido pelo seu consultório, é um cliente que vai se tornar um seguidor do mesmo.

O marketing digital, pelo alto poder de segmentação e disseminação das campanhas, consegue atingir muitas pessoas. E quando estas pessoas são atingidas, nós conseguimos seus dados de contato, como e-mail e redes sociais.

Com os dados desses leads, é possível enviar conteúdos diferentes e informativos para eles, principalmente através do e-mail marketing.

Sua captação de pacientes deu certo com estas estratégias? Vamos para a próxima etapa!

 

O primeiro atendimento define tudo

Se o paciente curioso chegou até você, é necessário apresentar para ele o melhor atendimento da sua clínica.

Certifique-se de que você tem uma secretária que sabe vender o seu consultório e criar uma boa impressão de toda a logística.

Sua secretária ajuda ou atrapalha?

Não deixe de apresentar o script de atendimento telefônico para sua secretária.

Esteja preparado para o contato

A captação de pacientes é verdadeiramente eficaz quando você consegue converter este paciente para dentro da sua clínica.

É fundamental possuir uma estrutura exemplar de atendimento ao paciente para que ele possa se manter interessado com o serviço que o seu consultório tem a oferecer.

Além disso, se você souber apontar os diferenciais do seu consultório, você possui ainda mais chances de conquistá-lo.

 

Acompanhe nosso infográfico sobre as 4 maneiras de fazer captação de pacientes pela internet ou faça o download dele aqui.

4-maneiras-de-ter-sucesso-na-odontologia

 

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

Captação de Pacientes

Como criar experiência do cliente na Odontologia

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Descubra como aumentar a experiência da Odontologia dentro de Consultórios Odontológicos com a Dra. Marina Lara neste vídeo do Youtube memorável que vale por uma aula.

Descubra na lista abaixo tudo o que você irá aprender neste post, mas antes, já encaminha este link via WhatsApp para o seu colega que trabalha com você ou estuda na Especialização para conhecerem TUDO sobre experiência do paciente na Odontologia:

00:00 – O que é experiência do cliente na Odontologia
1:30 – Minha distribuição de consultórios
1:45 – Qual o tamanho de clínica necessário?
2:00 – Central multimídia para ClinCheck
5:15 – Como usar o iTero como ferramenta
5:55 – O que acontece quando o paciente chega
9:15 – Massageador na Cadeira Odontológica Olsen
9:25 – Motor NSK para Dentistas
10:25 – Meus Equipos
10:46 – Experiência do Paciente
13:40 – Protetor labial para não ressecar a boca
16:18 – Presença sutil da marca
16:30 – Torneira automática em consultórios Odontológicos
17:35 – Folha de Sala PowerDoctor
19:49 – Protocolo de Mesas Clínicas na Odontologia

Clique aqui para assistir no Youtube.

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Captação de Pacientes

Como eu atendo os pacientes em minha clínica?

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Domine a arte de atender os pacientes impressionando pelo seu conhecimento!

Descubra neste vídeo, o que eu faço para aumentar a segurança dos pacientes que escolhem iniciar o tratamento comigo!

Quando me perguntam “Como você tem uma clínica modelo PowerDoctor tão perfeita?”, talvez esse vídeo seja a melhor resposta pois além da gestão, eu sei muito bem como conduzir tratamentos dos meus pacientes, que inclusive gente, é a parte mais importante da Odontologia, tá? (Esqueçam um pouco o buzz do marketing e das redes sociais e voltem às nossas origens por favor)

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Captação de Pacientes

Como fazer o funcionamento ideal do funil de captação de pacientes

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Colega dentista: hoje vamos discutir sobre o conceito de Funil de Captação de Pacientes e como ele faz parte do entendimento do Funil de Vendas na odontologia.

Fique por dentro das 5 Etapas do Funil de Vendas do Método PowerDoctor e saiba como realizar a comunicação com o paciente em cada segmento do Funil.

Aula ao vivo sobre Funil de Vendas e Uso do Whatsapp na odontologia.

Este conceito é aplicado na odontologia para que possamos compreender a trajetória de experiência de compra do paciente.

Para entender o Funil de Captação de Pacientes, precisamos identificar de que forma o paciente chega em seu consultório: ele é um paciente indicado ou curioso?

Na gestão em odontologia, entendemos o paciente indicado como aquele “paciente certo”, que teve o seu consultório ou clínica indicado a partir de amigos ou familiares.

Enquanto isso, o paciente curioso é aquele que conhece o seu serviço através das suas ações de marketing digital realizadas. Talvez ele tenha visto algum anúncio seu, ou postagem no Instagram ou encontrado o site de seu consultório através de pesquisas relacionadas.

O Funil de Captação de Pacientes serve justamente para identificar em qual etapa do funil o paciente está e quais os passos devem ser feitos para atrair o paciente até o seu consultório.

Agora eu vou lhe contar a estória que me fez ter o insight capaz de identificar onde o paciente se encontra parado no funil de captação:

Antes de construir a minha clínica, eu trabalhei em diversos consultórios de colegas dentistas.

Eu tive um colega dentista que fez um anúncio de meia página do seu consultório em uma lista telefônica e, depois de algumas semanas, eu lhe questionei sobre os resultados do anúncio.

O meu colega falou que não estava recebendo nenhum telefonema e que não estava conseguindo realizar nenhum novo atendimento.

Foi neste momento que eu ouvi o telefone do consultório tocar diversas vezes e ninguém atender porque a secretária não estava presente naquele momento.

E então eu percebi que talvez houvessem pacientes interessados em marcar uma consulta, mas que não havia ninguém disponível para atendê-los.

Às vezes, o problema pode estar no atendimento do seu consultório e, por isso, muitos pacientes acabam ficando presos nessa etapa de funil pois eles não estão sendo captados por um atendimento qualificado como aquele que o Método PowerDoctor preconiza.

 

Você já ouviu falar de scritps de atendimento telefônico e treinamento para sua secretária?

 

Mas talvez o problema fosse o anúncio colocado na lista telefônica, pois é difícil de mensurar os resultados do marketing tradicional.

Essa é uma das questões do porquê utilizarmos o marketing digital odontológico para atrair pacientes.

Por isso, é importante compreender a Jornada do Paciente e saber todos os movimentos de entrada e saída que ele faz para que você possa derrubar suas objeções e realizar seus desejos em qualquer uma das etapas do funil de captação de pacientes.

A Jornada do Paciente do Método PowerDoctor indica 7 fases: desde a prospecção dos pacientes até a fidelização dos mesmos.

 

As 7 fases são:

 

  • Fase 1: Ainda não fez contato
  • Fase 2: Faz contato
  • Fase 3: Faz o agendamento
  • Fase 4: Consulta
  • Fase 5: Inicia o tratamento
  • Fase 6: Finaliza o tratamento
  • Fase 7: Início do ciclo de Fidelização

 

Acompanhe o nosso infográfico e comece agora a alterar as estratégias do seu Funil de Captação de Pacientes.

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O infográfico sobre a Jornada dos Pacientes pode ser aplicado especialmente com os pacientes curiosos, que são captados a partir das redes sociais e internet.

 

Conclusão

Para praticar o Funil de Captação de Pacientes de maneira adequada, é necessário que diversos processos do seu consultório estejam alinhados.

Sem processo e sem metas, as coisas não funcionam.

Portanto, invista de forma adequada em sua presença digital: faça fotografias, crie landing pages com chamadas de ação de alta conexão com os pacientes e tenha sites que ofereçam uma navegação agradável.

Além disso, saiba como treinar a sua secretária para que ela possa fazer um atendimento acolhedor, personalizado e capaz de trazer o paciente para o ambiente do seu consultório.

E importante: nunca deixe o telefone tocando por muito tempo ou mensagens sem respostas no Whatsapp.

Até mesmo um telefone não atendido significa uma experiência negativa e quando estamos planejando construir consultórios odontológicos com base na assertividade, produtividade, energia e lucratividade, todos os detalhes importam para que você colega dentista possa viver a odontologia que sempre sonhou.

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