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Dentista: vender saúde é necessário e bom!

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Vender saúde é bom

Vender saúde é algo totalmente correto e você irá descobrir após a leitura deste artigo que estamos falando a verdade.

Muitos profissionais da área da saúde terminam suas faculdades com uma grande dificuldade para dar o pontapé inicial em suas carreiras: qual a forma apropriada de vender o meu trabalho ou os serviços do meu consultório?

Eles acreditam que não é correto fazer a divulgação de seus serviços, pois isso pode gerar uma imagem negativa da sua prestação de serviços.

Outra percepção alimentada é que eles esperam que os pacientes assumam a posição ativa e que sejam sempre eles a procurar o tratamento, seja por curiosidade ou necessidade.

É claro que a faculdade não oferece uma formação empreendedora ou pelo menos uma base de conhecimento sobre como encarar as dificuldades do mercado de trabalho.

E é justamente por isso que os dentistas devem assumir uma posição empreendedora frente aos seus negócios.

Isso não quer dizer, é claro, que eles irão fazer uma panfletagem absurda dos seus consultórios, mas é fundamental ter pelo menos alguma estratégia de marketing agregada ao seu consultório para aumentar a percepção de valor e impulsionar as vendas.

Aproveite e leia neste artigo sobre por que o marketing digital faz toda diferença na odontologia.

O que os cirurgiões-dentistas não sabem é que todo o processo de vendas está relacionado à comunicação de valores e entrega de experiências que o seu trabalho oferece.

Neste sentido, estão incluídos o atendimento, a estrutura do consultório e também os honorários e procedimentos.

Aliás, você sabia que até a forma de comunicar preços em seu consultório faz parte de uma visão empreendedora do seu consultório e isso com certeza é um diferencial? Descubra como comunicar preços na odontologia.

 

Por que o dentista precisa vender saúde

 

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Antes de continuar a leitura, saiba que “vender” não está associado exclusivamente ao custo que você movimenta para investir em determinado bem, produto ou serviço.

Vender também está associado ao processo de plantar uma ideia, comunicar um valor e transmitir uma mensagem. Quando você vende uma boa ideia com propósitos, muitas vezes o seu valor agregado é ainda muito melhor.

Entenda a diferença entre preço e valor.

 

Mas os dentistas também querem dinheiro, afinal são muitos anos de investimento em educação, equipamentos e todos os outros custos para montar o seu negócio.

 

O retorno vem quando o cirurgião-dentista sai de uma posição de apenas competir preços com outros dentistas e coloca-se numa posição empreendedora.

Competir preços não é legal e isso conduz a odontologia a um grande nível de desvalorização. Aprenda a reduzir a competição com a leitura do artigo Faça negócios, não guerra!

Se quiser saber mais sobre empreendedorismo, nós recomendamos este artigo.

A grande verdade é que todo dentista está apto para vender e é, por natureza, um empreendedor, já que uma vez no mercado ele gerencia uma clínica, uma equipe de trabalho e um nome no mercado, que é a sua marca.

É por esta razão que os dentistas devem estar atentos ao argumento de que vender saúde é bom! Além disso, a prospecção de novos pacientes é algo extremamente necessário para a manutenção da odontologia e também das outras da área da saúde. O porquê disso é que todos os tratamentos possuem um determinado prazo de duração, logo é fundamental que outros pacientes entrem em seu negócio e não apenas saiam.

Vender saúde não é só bom, mas também é necessário. Todas as pessoas precisam realizar exames de rotina e passar por tratamentos. Por isso, é tão importante vender a odontologia da forma que ela realmente vale: fundamental para a estética do sorriso e a saúde bucal plena.

O mindset para os dentistas exercitarem é que vender saúde favorece o investimento que muda a vida do paciente e que o paciente será sempre o maior beneficiado do seu investimento.

 

Entre os resultados esperados, o paciente vai obter:

 

  • Satisfação pessoal
  • Qualidade de vida
  • Ganho de autoestima
  • Efeitos geralmente definitivos

Conclusão

Agora que você sabe a importância de vender o seu trabalho e está pronto para exercer uma atitude empreendedora em seu consultório, confira depoimentos de dentistas que obtiveram sucesso com o Método PowerDoctor.

Colocar o seu trabalho como algo que está sendo vendido é um grande desafio para os cirurgiões-dentistas, mas é importante que eles exercitem novas estratégias para atingir a lucratividade e maior prosperidade na gestão de seus consultórios.

Além disso, quanto mais diferente e personalizado for o seu trabalho, melhor!

Compartilhe este artigo com seus colegas dentistas e faça parte do movimento de valorização da odontologia no Brasil.

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

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Descubra se a crise na odontologia é verdade ou mentira!

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Muito se fala em crise na odontologia.

Os cirurgiões-dentistas reclamam que não há mais pacientes e que os atendimentos qualificados estão caindo drasticamente.

Com isso, boa parte dos dentistas entram na jornada cansativa e também cheia de falhas da competição de preços na praça.

Esta ação é responsável por gerar grande constrangimento entre cirurgiões-dentistas.

Além disso, ela reduz a percepção de valor agregado da odontologia.

Afinal, essa atitude é um reflexo da tal crise que afeta o nosso país?

Neste artigo, vamos falar sobre a realidade do mercado da odontologia e descobrir se a crise é uma verdade ou mentira.

 

Verdade ou mentira?

 

A crise na odontologia é uma mentira.

A verdade é que há profissionais dentistas com dificuldades em ajustarem o seu mindset de trabalho, o que cria barreiras e objeções para que a prosperidade dos consultórios e clínicas existam.

Nos últimos anos, apesar da crise ser um tópico de ampla discussão em nosso país, o setor odontológico é um dos que conseguiu se manter sólido e também em expansão.

 Leia a matéria da revista Exame sobre a crise e a odontologia.

Além disso, de acordo com dados do portal Terra,  o mercado odontológico é um dos nichos com maior lucratividade, de 25% a 40%.

Isso significa que os dentistas estão ampliando seus consultórios, aumentando sua equipe e adquirindo novos equipamentos.

Então, se você não está prosperando em sua profissão, o que está acontecendo?

Provavelmente, sua cabeça está contaminada com alguma ideia de como a odontologia deve ser, mas você deve estar se esquecendo de buscar esses resultados de forma apropriada.

É necessário muito trabalho para você viver a odontologia que sempre sonhou.

O esforço, entretanto, não quer dizer que seus sonhos são impossíveis.

 

Dicas para você abandonar o mindset  chamado“crise na odontologia” 

Preste muita atenção nas pessoas que estão ao seu redor pois elas influenciam nas suas decisões e na sua vida.

O primeiro ponto é verificar as pessoas com quem você tem convivido e analisar quais são as informações e feedbacks que você está recebendo delas.

Eles são positivos? São inspiradores?

Se não, este é o momento perfeito para você buscar um mentor.

Um mentor é aquela pessoa que já chegou em uma posição onde nós gostaríamos de chegar e que já atingiram níveis mais elevados no sentido profissional.

Por isso, a aproximação de um mentor é fundamental para resolver as seguintes questões:

  • Desenrolar os nossos problemas
  • Processar as nossas dúvidas
  • Retirar as nossas crenças limitantes
  • Explicar como o consultório odontológico pode funcionar em tempos de crise

Mas preste atenção na hora de escolher um mentor!

Escolha um mentor que esteja enfrentando os mesmos desafios que você! 

Ele deve ser uma pessoa que você admira e acompanha nas redes sociais, que você consome seus conteúdos, mas que principalmente seja um cirurgião-dentista.

Você deve se espelhar em cirurgiões-dentistas resolvidos em suas profissões pois é comprovado que os dentistas possuem dificuldades em organizar seus consultórios.

Este problema vem desde a faculdade, pois a formação não oferece uma base de gestão em odontologia, o que coloca os dentistas com um déficit no mercado de trabalho.

Além disso, há muitas pessoas de outras áreas querendo te dizer o que fazer, não é?!

E isso é pouco inspirador. Na verdade, chega a ser desmotivador.

Saiba com quem você está andando e lembre-se: todas as pequenas escolhas do seu dia a dia serão somadas e quando juntas, serão decisivas para seu sucesso ou fracasso.

 

Conclusão

Colega dentista, a crise na odontologia é apenas uma crença limitante que você pode quebrar com o auxílio de um mentor!

É possível prosperar em sua profissão mesmo em tempos difíceis.

Mas isso requer que você conquiste métodos e processos para saber gerenciar a sua carreira,  ter mais sucesso no impulsionamento do seu consultório e na captação de pacientes.

Aproveite para fazer a sua inscrição na MasterClass PowerDoctor e dê o primeiro passo para viver a odontologia que você sempre sonhou.

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