BAIXE AGORA NOSSO APLICATIVO 👉

Antecipar-se aos eventos futuros é uma prática rotineira em um tratamento ortodôntico, não é mesmo? Na vida de um ortodontista, essa também é uma habilidade fundamental para o seu sucesso. Sabendo disso, preparamos este incrível conteúdo com tudo que você precisa saber sobre as 5 tendências para a ortodontia em 2023.

Em busca do melhor para a odontologia, a Dra. Marina Lara esteve pela Europa e Ásia, ministrando congressos, participando de eventos e acompanhando bastidores de empresas gigantes da ortodontia. Com tudo isso, Marina teve acesso a uma série de informações privilegiadas e também conheceu de perto, as maiores tendências para o futuro, que agora, organizamos em 5 tópicos para você, ortodontista conectado e preocupado com o futuro.

Confira as 5 Tendências:

1 – Aumento do uso da tecnologia na ortodontia

Somos beneficiados pela tecnologia diariamente, ela nos entrega cada vez mais ferramentas que facilitam as atividades do nosso dia a dia. Na ortodontia, não é diferente, este é o tema da primeira tendência da ortodontia que trazemos para você.

Sim, ortodontista, prepare-se! Em 2023, a ortodontia brasileira vai deparar-se com um grande aumento no uso das ferramentas que se beneficiam da tecnologia, para trazer mais conforto e comodidade a você e também, seu paciente. Ferramentas como por exemplo:

Scanners

O uso de dispositivos para digitalização dos dentes, para a sobreposição da tomografia computadorizada de feixe cônico (Cone beam – CT), conhecido também por CBCT, para você fazer a imagem em 3D do paciente.

Softwares

O uso de softwares para simular um sorriso novo para seu paciente, ajudando você no trabalho de motivação do paciente, incentivando-o a cuidar da saúde bucal.

Monitoramento remoto

O uso de tele ortodontia, para você realizar o monitoramento do seu paciente de forma remota.

Impressão 3D

O uso das impressoras 3d no consultório para imprimir alinhadores, fazer mockups ou até mesmo, registrar os dentes de seus pacientes.

Portanto, procure acompanhar referências do mercado, como a Dra. Marina Lara e Dra. Luciana Lara e outros professores que também falam sobre estas novas tecnologias, porque em algum momento será necessário utilizá-las e incorporá-las em seu consultório.

2 – Crescimento dos tratamentos com alinhadores

O mercado só fala de alinhadores!

Observe na imagem abaixo que o comparativo entre quantidade de buscas no Google pelos termos ‘’invisalign’’ já é quase o dobro de ‘’Aparelhos ortodonticos’’.

Gráfico comparativo de pesquisas por Aparelhos Ortodôntico e Invisalign no Google

Isso significa que, não só os ortodontistas, mas também pacientes, estão atrás deste tipo de demanda.

Por enquanto, o mercado de alinhadores está presente somente em apenas 5% de todos os tratamentos ortodônticos realizados. Porém, este percentual vai aumentar drasticamente no ano de 2023.

O mercado de alinhadores está no começo de uma grande curva ascendente. Este é o melhor momento para você beneficiar-se desta super tendência, entrando no mundo da ortodontia de alinhadores, atraindo cada vez mais clientes para seu consultório. Além disso, os alinhadores vão tornar sua vida na ortodontia muito mais leve e previsível.

Mas para entrar neste mercado, você precisa antes saber como realizar um tratamento ortodôntico de alinhadores com maestria, não é mesmo? Saiba que o curso Sisters Emerald vai te ajudar a entender tudo sobre a ortodontia com alinhadores, direcionando você ao caminho da certo da previsão binária.

3 – Aumento no uso dos dispositivos auxiliares

A ortodontia com alinhador segue evoluindo cada vez mais. As pesquisas comprovam que alinhadores podem tratar a maioria dos casos.

Porém, os casos de alta complexidade, que atualmente correspondem aproximadamente a 30% dele, possuem problemas sagitais muito significativos. Por isso, novos dispositivos estão chegando ao mercado, favorecendo uma ortodontia limpa e focada na face, antes de você “chegar aos dentes’’ com o tratamento de alinhadores:

  • Uso de Carriére e outros mecanismos de distalização intra oral
  • Uso de mini-implantes
  • Uso de propulsor mandibular

Para estes casos complexos, a ciência e as Sisters Emerald seguem na liderança do movimento de ensinar, pesquisar e esclarecer, te entregando um passo a passo, para você aprender a tratar os mais complexos tipos de casos, de maneira organizada e intuitiva.

4 –  Os preços ficarão melhores e mais competitivos para a indústria

Todos nós sabemos que o tratamento com alinhadores tem um custo mais elevado em comparação a um tratamento com braquetes. Isso se deve ao fato do alto nível de customização que esta demanda exige, mas, para o mercado, este custo elevado é aceitável, pois converte-se em mais benefícios ao tratamento ortodôntico, compensando o investimento tanto para o paciente quanto para o ortodontista. 

Prepare-se, ortodontista! Outras marcas de alinhadores estão entrando no mercado brasileiro, como é o exemplo da Angelalign Tech, líder em alinhadores, no gigantesco mercado asiatico. Também temos a indústria brasileira, que está evoluindo rapidamente, desenvolvendo novos produtos de uma maneira significativa. Portanto, a tendência é de melhora nos preços, de uma maneira geral.

5 –  Você é a sustentação da nova tríade da ortodontia

Caro colega ortodontista, entenda que o seu conhecimento ficará cada vez mais importante no novo mercado da ortodontia.

Como assim? Calma! Deixa eu te explicar:

Você chegou até aqui, lendo que: a tecnologia em ferramentas vai melhorar, o tratamento com alinhadores vai aumentar e o mercado vai expandir. Pois bem, saiba que você está cada vez mais próximo de todo este movimento agora, consolidando-se com base fundamental para a sustentação do tripé da nova ortodontia:

A TRÍADE DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA ORTODONTIA DE ALINHADORES

Infográfico: A tríade do tratamento ortodôntico na ortodontia de alinhadores.

ESCANEAMENTO

Observe que o scanner vai se transformando em uma “comódite”, ou seja, tanto faz a marca do scanner. Com o passar do tempo, teremos a opção de escolher o scanner como escolhemos um modelo de automóvel, ficaremos com o que mais nos agradar e melhor atender nossas demandas.

DESIGN DO TRATAMENTO

O design do tratamento é o diagnóstico e a definição do direcionamento que o tratamento do seu paciente necessita. Tudo isso precisa ser desenhado, executado por meio de um software de setup digital, hoje sendo o Clincheck, o queridinho do mercado.

PRINTING

Printing é a impressão dos alinhadores. Ela envolve diversos tipos de materiais e inúmeros modelos de alinhadores. Assim, como no pilar do escaneamento, o printing também se tornará uma “comódite’’. Existirão muitas marcas no mercado e você vai escolher a marca que melhor comportar suas necessidades.

Veja que a ortodontia está se direcionando para tratamentos baseados nesses 3 pilares, formando uma tríade, composta por ferramentas e métodos industrializados. Mas observe que:

  • Você é quem vai sustentar este modelo de mercado;
  • Seu conhecimento continuará sendo a peça fundamental desta engrenagem;
  • Sua capacidade de planejar e executar um tratamento odontológico, passando por todas as etapas do processo, não é possível ser substituído por uma máquina;
  • A tecnologia está muito distante de conseguir realizar tudo isso de forma autônoma.

A análise da face é decisiva e preponderante no planejamento, no diagnóstico e na decisão de quais movimentos você vai realizar como ortodontista, independente da ferramenta ou tecnologia utilizada. Não existe nenhum software com capacidade de realizar tudo isso, sem considerar as especificações únicas, que cada paciente necessita, quando chega em seu consultório.

Você é a máquina mais preparada e avançada do planeta para planejar e executar soluções de análise facial, cefalometria, movimentos dentários para favorecer a face e sequência de movimentos dentários.

Ortodontistas, Atualizem-se e valorizem-se.

Conclusão: Ortodontista, você é quem planeja e executa o movimento dos dentes em seus pacientes, obedecendo as demandas da face e o estagiamento de cada caso. A tecnologia está vindo para trazer inúmeros benefícios e confortos a você e seus pacientes. Mas é seu dever manter-se atualizado, à frente do mercado.

Para isso, você pode sempre contar com as doutoras Marina Lara e Luciana Lara que, juntas, possuem mais de 1300 casos tratados com ortodontia de alinhadores. As SistersAligners sempre estarão ao seu lado, te atualizando sobre novos conceitos, conhecimentos e tendências do mercado. Portanto, se você ainda não está cadastrado em nossa newsletter, não perca a oportunidade de inscrever-se agora mesmo!

Não esqueça que seu conhecimento sempre será a peça fundamental para o melhor resultado na ortodontia.

Compartilhe:

Buscar conteúdo

Conquiste excelência em dor orofacial: treinamento presencial com técnicas inovadoras.

Garanta já seu lugar com preço especial de lançamento

Conteúdos Gratuitos

Tenha o Super Poder do profissional da saúde no seu bolso:

Baixe agora gratuitamente e dê um passo em direção ao seu sucesso profissional

Você também pode gostar

Evolua com o Power Doctor

Um hub completo de soluções para o Profissional da Saúde

Treinamentos

De maneira rápida e prática, a transformação necessária para o profissional performar em pontos específicos e direcionados. São compostos por:

Formações

As formações PowerDoctor desenvolvem habilidades amplas, profundas e fundamentais para o sucesso dos profissionais da saúde atualizados. São compostas por:

Mentorias

As mentorias desenvolvem competências de maior complexidade profundadidade e são voltadas aos profissionais que já desenvolveram-se com a PowerDoctor.

Eventos

Os Eventos PowerDoctor são memoráveis e proporcionam vivências, insights e conhecimentos únicos e fundamentais para os profissionais da saúde que desejam evoluir.

Junte-se a nossa comunidade

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade.​

Resolva seus desafios no consultório. Assine nossa newsletter e receba gratuitamente dicas validadas de bastidores do dia a dia pra você!