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Captação de Pacientes

Saiba como criar o convite perfeito de casamento para o seu consultório

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Qual o convite de casamento do seu consultório?

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Essa pergunta pode te deixar pensativo sobre o que você está prestes a ler, já que o conteúdo deste blog é direcionado para a gestão em odontologia e não convite de casamentos.

Mas é importante trabalhar com analogias para que algumas situações possam ficar mais fáceis de serem visualizadas.

Dessa forma, você consegue resolver problemas que estão sendo obstáculos para a melhor performance do seu consultório de um jeito leve e fluído.

Resolver problemas – principalmente aqueles relacionados ao âmbito profissional – costumam gerar um pouco de dor de cabeça, então é importante encarar os desafios com tranquilidade!

Esta relação entre convite e consultório é estabelecida pois tudo aquilo que consumimos é um gerador de expectativas.

Portanto, neste artigo, iremos falar sobre como é importante criar um bom convite de casamento para o seu consultório para atrair novos pacientes.

Quando você é convidado para um evento grandioso como casamento e o convite da cerimônia chega em sua residência, todos os aspectos constituintes do convite, visuais e textuais, lhe oferecem parâmetros  de como será a festa, certo?

Por exemplo, um convite de casamento no qual as tipografias são super elaboradas, o papel do convite apresenta texturas diferentes e o acabamento é mais sofisticado indica que talvez o casal irá fazer um grande investimento para a cerimônia e que o evento poderá ter um ar mais formal e tradicional.

Agora se você recebe um convite de casamento no qual os noivos estão reproduzidos no cartão como caricaturas, isso provavelmente indica que a noiva e o noivo são mais jovens ou é um casal descontraído.

Mas o que esses estilos diferentes de convites significam?

 

Eles significam que nós como convidados criamos uma expectativa sobre o evento, e isso reflete em:

  • Se o casamento possui um caráter formal, planejamos trajes mais elegantes e em tons sóbrios;
  • Se o casamento é mais descontraído, pensamos um vestuário que se adeque ao perfil da festa;
  • No estilo musical que irá tocar na festa: o casal pode ser fã de jazz e blues ou de música popular brasileira, por exemplo;
  • No investimento que será feito para o presente do casal, de acordo com as características da festa.

Além do convite de casamento, tudo ao nosso redor é capaz de gerar expectativas.

Pode ser aquele restaurante novo que abriu na cidade e que queremos experimentar a sua gastronomia diferenciada.

Ou até um lugar vazio no ônibus para sentar quando pegamos o transporte para se deslocar até o nosso local de trabalho.

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Na imagem acima, a planta germinando no meio do concreto é um bom exemplo do que significa expectativa.

A expectativa está fortemente relacionada às experiências de consumo. Logo, ela também está associada ao marketing e à percepção de valor agregado.

Leia sobre a Apple, um grande case de marketing e de como criar expectativas nos consumidores na indústria. 

“Mais uma coisa…” – a poderosa frase de Steve Jobs para anunciar novidades e gerar expectativas nos consumidores de produtos Apple.

Agora que temos um importante contexto sobre expectativa, vamos falar sobre a expectativa do paciente em seu consultório. Você sabe em que momento ela começa?

Ela começa desde o atendimento. Portanto, o atendimento da sua secretária é o convite de casamento para o seu consultório – e ele precisa ser suficientemente atraente para que o paciente queira estar em sua clínica.

Descubra se sua secretária ajuda na prospecção de novos pacientes.

Além de investir no marketing digital do seu consultório, a sua equipe precisa acompanhar o ritmo do trabalho para que todas as expectativas dos pacientes sejam atingidas.

Conheça 5 ações para captar novos pacientes.

 

É a experiência positiva do paciente que irá garantir o seu retorno ou não.

 

E para garantir uma boa experiência e apresentar um convite de casamento instigante, a sua secretária deve estar capacitada a transmitir as seguintes informações na hora do contato com o paciente, seja através do telefone ou presencialmente:

  • Conhecimento sobre a rotina do consultório;
  • Capacidade de acolhimento ao ambiente;
  • Explicação sobre os diferenciais do consultório e sobre os tratamentos que o paciente manifestou interesse.

Quando sua secretária sabe seguir este roteiro, ela automaticamente cria uma expectativa na cabeça do paciente a respeito do seu consultório e também um convite.

“Você quer que o seu paciente frequente um consultório de alta performance e atendimento ou um consultório qualquer? 

Além das dicas acima para um melhor atendimento,  apresente para a sua secretária o script de atendimento telefônico preconizado pelo PowerDoctor.


Conclusão

Agora que você possui uma dimensão diferenciada sobre como um convite é capaz de gerar expectativas e isso também é uma estratégia de marketing, recomendamos que você se aprofunde na Jornada do Paciente.

A Jornada do Paciente é um material desenvolvido no Método PowerDoctor para orientar cirurgiões-dentistas na prospecção de novos clientes e também fidelização dos mesmos.

No infográfico abaixo, você pode visualizar um apanhado a respeito da Jornada do Paciente (a versão completa está apenas disponível em eventos online e presenciais do PowerDoctor). Ou  faça o download da Jornada do Paciente aqui.

Jornada do Paciente


Além da Jornada do Paciente, conheça também a Jornada do Consumidor, que é amplamente utilizada no Marketing Digital, em todos os setores e áreas do conhecimento.

Criar um convite de casamento atraente para o seu consultório pode ser um trabalho difícil e que talvez exija que você até substitua a sua secretária, que você crie um website e comece a investir na internet para ter presença digital.

Mas um casamento sempre será sobre comprometimento e esforços para uma estabilidade e prosperidade entre as partes envolvidas, certo?

E você, cirurgião-dentista, é apaixonado pela odontologia. O seu esforço vale a pena, para que no final o paciente diga “Eu aceito!”

Compartilhe este artigo com seus colegas dentistas e deixe seu comentário abaixo.

Faça sua parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil e conte com o Método PowerDoctor para buscar resultados surpreendentes na sua forma de administrar o seu consultório.

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

Captação de Pacientes

Como criar experiência do cliente na Odontologia

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Descubra como aumentar a experiência da Odontologia dentro de Consultórios Odontológicos com a Dra. Marina Lara neste vídeo do Youtube memorável que vale por uma aula.

Descubra na lista abaixo tudo o que você irá aprender neste post, mas antes, já encaminha este link via WhatsApp para o seu colega que trabalha com você ou estuda na Especialização para conhecerem TUDO sobre experiência do paciente na Odontologia:

00:00 – O que é experiência do cliente na Odontologia
1:30 – Minha distribuição de consultórios
1:45 – Qual o tamanho de clínica necessário?
2:00 – Central multimídia para ClinCheck
5:15 – Como usar o iTero como ferramenta
5:55 – O que acontece quando o paciente chega
9:15 – Massageador na Cadeira Odontológica Olsen
9:25 – Motor NSK para Dentistas
10:25 – Meus Equipos
10:46 – Experiência do Paciente
13:40 – Protetor labial para não ressecar a boca
16:18 – Presença sutil da marca
16:30 – Torneira automática em consultórios Odontológicos
17:35 – Folha de Sala PowerDoctor
19:49 – Protocolo de Mesas Clínicas na Odontologia

Clique aqui para assistir no Youtube.

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Captação de Pacientes

Como eu atendo os pacientes em minha clínica?

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Domine a arte de atender os pacientes impressionando pelo seu conhecimento!

Descubra neste vídeo, o que eu faço para aumentar a segurança dos pacientes que escolhem iniciar o tratamento comigo!

Quando me perguntam “Como você tem uma clínica modelo PowerDoctor tão perfeita?”, talvez esse vídeo seja a melhor resposta pois além da gestão, eu sei muito bem como conduzir tratamentos dos meus pacientes, que inclusive gente, é a parte mais importante da Odontologia, tá? (Esqueçam um pouco o buzz do marketing e das redes sociais e voltem às nossas origens por favor)

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Captação de Pacientes

Como fazer o funcionamento ideal do funil de captação de pacientes

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Colega dentista: hoje vamos discutir sobre o conceito de Funil de Captação de Pacientes e como ele faz parte do entendimento do Funil de Vendas na odontologia.

Fique por dentro das 5 Etapas do Funil de Vendas do Método PowerDoctor e saiba como realizar a comunicação com o paciente em cada segmento do Funil.

Aula ao vivo sobre Funil de Vendas e Uso do Whatsapp na odontologia.

Este conceito é aplicado na odontologia para que possamos compreender a trajetória de experiência de compra do paciente.

Para entender o Funil de Captação de Pacientes, precisamos identificar de que forma o paciente chega em seu consultório: ele é um paciente indicado ou curioso?

Na gestão em odontologia, entendemos o paciente indicado como aquele “paciente certo”, que teve o seu consultório ou clínica indicado a partir de amigos ou familiares.

Enquanto isso, o paciente curioso é aquele que conhece o seu serviço através das suas ações de marketing digital realizadas. Talvez ele tenha visto algum anúncio seu, ou postagem no Instagram ou encontrado o site de seu consultório através de pesquisas relacionadas.

O Funil de Captação de Pacientes serve justamente para identificar em qual etapa do funil o paciente está e quais os passos devem ser feitos para atrair o paciente até o seu consultório.

Agora eu vou lhe contar a estória que me fez ter o insight capaz de identificar onde o paciente se encontra parado no funil de captação:

Antes de construir a minha clínica, eu trabalhei em diversos consultórios de colegas dentistas.

Eu tive um colega dentista que fez um anúncio de meia página do seu consultório em uma lista telefônica e, depois de algumas semanas, eu lhe questionei sobre os resultados do anúncio.

O meu colega falou que não estava recebendo nenhum telefonema e que não estava conseguindo realizar nenhum novo atendimento.

Foi neste momento que eu ouvi o telefone do consultório tocar diversas vezes e ninguém atender porque a secretária não estava presente naquele momento.

E então eu percebi que talvez houvessem pacientes interessados em marcar uma consulta, mas que não havia ninguém disponível para atendê-los.

Às vezes, o problema pode estar no atendimento do seu consultório e, por isso, muitos pacientes acabam ficando presos nessa etapa de funil pois eles não estão sendo captados por um atendimento qualificado como aquele que o Método PowerDoctor preconiza.

 

Você já ouviu falar de scritps de atendimento telefônico e treinamento para sua secretária?

 

Mas talvez o problema fosse o anúncio colocado na lista telefônica, pois é difícil de mensurar os resultados do marketing tradicional.

Essa é uma das questões do porquê utilizarmos o marketing digital odontológico para atrair pacientes.

Por isso, é importante compreender a Jornada do Paciente e saber todos os movimentos de entrada e saída que ele faz para que você possa derrubar suas objeções e realizar seus desejos em qualquer uma das etapas do funil de captação de pacientes.

A Jornada do Paciente do Método PowerDoctor indica 7 fases: desde a prospecção dos pacientes até a fidelização dos mesmos.

 

As 7 fases são:

 

  • Fase 1: Ainda não fez contato
  • Fase 2: Faz contato
  • Fase 3: Faz o agendamento
  • Fase 4: Consulta
  • Fase 5: Inicia o tratamento
  • Fase 6: Finaliza o tratamento
  • Fase 7: Início do ciclo de Fidelização

 

Acompanhe o nosso infográfico e comece agora a alterar as estratégias do seu Funil de Captação de Pacientes.

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O infográfico sobre a Jornada dos Pacientes pode ser aplicado especialmente com os pacientes curiosos, que são captados a partir das redes sociais e internet.

 

Conclusão

Para praticar o Funil de Captação de Pacientes de maneira adequada, é necessário que diversos processos do seu consultório estejam alinhados.

Sem processo e sem metas, as coisas não funcionam.

Portanto, invista de forma adequada em sua presença digital: faça fotografias, crie landing pages com chamadas de ação de alta conexão com os pacientes e tenha sites que ofereçam uma navegação agradável.

Além disso, saiba como treinar a sua secretária para que ela possa fazer um atendimento acolhedor, personalizado e capaz de trazer o paciente para o ambiente do seu consultório.

E importante: nunca deixe o telefone tocando por muito tempo ou mensagens sem respostas no Whatsapp.

Até mesmo um telefone não atendido significa uma experiência negativa e quando estamos planejando construir consultórios odontológicos com base na assertividade, produtividade, energia e lucratividade, todos os detalhes importam para que você colega dentista possa viver a odontologia que sempre sonhou.

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