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Live: Conheça as 2 melhores formas de comunicar preço para o paciente

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Falar de preço ainda é uma dificuldade entre muitos cirurgiões-dentistas.

Independente dos anos de experiência no exercício na odontologia, estudos na área e a competência, há um grande problema de comunicação nos consultórios e clínicas odontológicos na hora de informar o preço.

O processo de comunicação assertivo é um dos ensinamentos que você pode obter no Método PowerDoctor para impulsionar o seu consultório e ter mais prosperidade na profissão.

E a comunicação vale para todos os processos em seu ambiente de trabalho, seja com a sua equipe ou seus pacientes.

Imagine na sua cabeça a seguinte situação:

Você gostaria de ser informado sobre o preço de um determinado serviço sem que o dentista ao menos lhe apresentasse um plano de tratamento?

Se o dentista falasse que a sua limpeza iria custar R$ 400 reais, por exemplo, sem não apresentar minimamente as etapas do procedimento, provavelmente você ficaria assustado com o valor e desistiria do tratamento no mesmo instante.

E na odontologia, que os serviços são geralmente de demanda negativa, tudo o que você não quer é afastar o paciente do seu consultório!

Além disso, a situação seria bastante constrangedora para o paciente e o dentista.

Fazer o paciente enxergar as reais necessidades do seu tratamento é uma forma de aumentar o valor do seu trabalho como cirurgião-dentista.

Além disso, quanto mais especial o paciente se sentir, maior será a sua experiência durante o tempo que ele passar em seu consultório.

A formulação de preço leva em consideração fatores como o custo, o valor agregado e o mercado.

Aliás, temos um artigo sobre este assunto, que você pode ler aqui.

Mas neste artigo em especial você vai descobrir como comunicar o preço considerando o plano de tratamento do paciente ou os protocolos de procedimento avulso – duas formas infalíveis para você não perder mais pacientes e viver a odontologia que sempre sonhou.

Vamos lá! Boa leitura – e não deixe de conferir a nossa live sobre este assunto.

Comunicando preço na odontologia

Plano de tratamento

A primeira forma é quando você prescreve um plano de tratamento para o paciente.

Um plano de tratamento é uma sequência de procedimentos de maior complexidade e de valor monetário mais alto. (quote)

Para isso, é importante que você apresente vídeos de tratamento para os pacientes e fotos de tratamentos anteriores realizados por você, em um comparativo de antes e depois.

Protocolo Avulso

A segunda forma de apresentar o preço é a partir dos protocolos avulsos.

Eles se aplicam quando o paciente quer fazer outro tratamento fora do plano de tratamento que você cirurgião-dentista apresentou para ele.

Os protocolos avulsos variam de consultório para consultório, pois depende da especialidade do cirurgião-dentista ou dos cirurgiões-dentistas que trabalham naquele local.

Na lista abaixo, confira alguns exemplos de protocolos de procedimentos avulsos realizados na Clínica Marina Lara:

  • Tratamento do Ronco
  • Aplicação de Botox
  • Profilaxia
  • Clareamento combinado
  • Laserterapia
  • Mini implantes

Se você quiser receber o Protocolo de Profilaxia para poder aplicá-lo em seu consultório, entre em contato com a equipe PowerDoctor pelo WhatsApp.

Clique aqui agora para receber.

Conclusão

O exercício de saber comunicar o preço de acordo com as necessidades dos pacientes traz complexidade para o seu serviço e mostra o valor agregado de sua clínica.

É muito importante que o cirurgião-dentista saiba deixar sua marca em todas as instâncias da sua rotina no consultório e um dos meios mais importantes é a partir da valorização do seu trabalho!

Aliás, que tal ler o nosso artigo “Vender saúde é necessário e bom”? Nele falamos sobre como o dentista é um empreendedor desde o momento que cria o seu nome no mercado odontológico.

Ainda com dúvidas sobre como comunicar preço?

Escreva abaixo que vamos te responder!

Não deixe de compartilhar este artigo com os seus colegas dentistas e fazer a sua parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil.