BAIXE AGORA NOSSO APLICATIVO 👉

O dentista deve cobrar a primeira consulta? 3 dicas para você solucionar essa dúvida

A primeira consulta é um assunto que gera polêmicas entre dentistas. O motivo? Muitos dentistas acabam se perguntando sobre qual a melhor forma de cobrar o primeiro encontro com o paciente.

A resposta para esta dúvida é que sim, deve. A Dra. Marina Lara  explica que a cobrança da primeira consulta é importante, pois ajuda a agregar valor aos serviços prestados pelo dentista.

cobrança não deve ser vista como um problema, mas sim como algo que irá ajudar o consultório a ter um posicionamento que mostre as suas qualidades. Isto também ajuda na geração de reconhecimento para o negócio.

Assumir a posição da cobrança, entretanto, requer que você saiba manejar os seus recursos e usá-los a seu favor para crescer.

Elegemos 3 dicas sobre por que você deve começar a cobrar a primeira consulta em seu consultório – e que você precisa conhecer o quanto antes!

  1. Reconheça a força do telefone e do atendimento em seu consultório. reconheca-a-forca-do-atendimento-em-seu-consultorio-para-a-primeira-consultaA maioria dos pacientes entra em contato pelo telefone ou redes sociais para agendar as consultas, principalmente a primeira. É importante que você se dê conta disso.  Portanto, é fundamental que o primeiro atendimento telefônico seja impecável, pois ele ajuda na prospecção de novos pacientes. Isso, é claro, também depende de um(a) boa secretário(a) para ajudar a alavancar o seu consultório.Descubra como fazer o atendimento telefônico adequado.Mas atenção! Embora o Whatsapp seja utilizado para fazer contato com clientes e seja um facilitador para a comunicação, ele não é o meio ideal para marcar a primeira consulta. Saiba mais sobre em 3 erros na utilização do Whatsapp em Odontologia.
  2. Pense em suas principais qualidades e utilize-as para agregar valor ao seu negócio. pense-em-suas-qualidades-para-agregar-valor-ao-seu-negocio-e-cobrar-a-primeira-consulta

    Conhecer as suas principais qualidades como dentista e todos os fatores que contribuíram para levar você ao lugar em que está hoje são muito importantes para pensar na precificação de seu consultório. Pode ser um exercício demorado de ponderação, mas vale a pena. 
    Aqui, detalhes que passam desde o seu tempo de formação, especializações realizadas na área e até o bairro da cidade em que está localizado o seu consultório contam.

    Para descobrir mais sobre Como formular preço em seu consultório, clique na aula especial: https://powerdoctor.com.br/dentista-como-formular-preco/.

  3. Cobre a primeira consulta para não perder clientes. cobre-a-primeira-consulta

Se você acha que isto é loucura, está errado. Quando a primeira consulta é cobrada, isto reduz o índice de pacientes que tendem a faltar na primeira vez.

O porquê disso acontecer é que, a partir da cobrança, eles veem que há um valor agregado ao serviço que estão buscando. E é muito importante que isto aconteça, pois o paciente sempre estará buscando o atendimento para ele mesmo – neste caso, para tratar a sua saúde bucal.

Conheça ações para fazer o paciente iniciar o tratamento com você.

Por mais simples que seja esta dica, ela torna a gestão em odontologia muito mais complexa e aumenta o reconhecimento e valor de toda prestação de serviços ligadas ao dentista.

3 dicas de como cobrar consulta

Faça o download do nosso infográfico 3 dicas de como cobrar consulta aqui.

Conclusão

Colega dentista, o que você achou deste texto?

Esperamos, de verdade, que você tenha achado o assunto sobre cobranças menos polêmico.

Sabemos que não é uma tarefa fácil modificar um ambiente de trabalho ou uma estrutura de negócio, mas é necessário.

É claro que as dicas são apenas caminhos alternativos que o dentista pode fazer, pois há muitas outras formas de impulsionar o seu consultório.

Se você gostou dessas dicas, assista agora os conteúdos complementares que separei para você:

1) Por que o Dentista não deve fazer consultas de graça?

2) Como reduzir as faltas das consultas?

3) No final, cobrar consulta é bom para quem?

4) Quem deve passar o preço? O Dentista ou a Secretaria?

5) Dicas complementares para seu poder de comunicação e persuasão para o paciente comparecer nas consultas:

6) Como vender sem parecer vendedor?

Compartilhe:

Buscar conteúdo

Conteúdos Gratuitos

Tenha o Super Poder do profissional da saúde no seu bolso:

Baixe agora gratuitamente e dê um passo em direção ao seu sucesso profissional

Você também pode gostar

Evolua com o Power Doctor

Um hub completo de soluções para o Profissional da Saúde

Treinamentos

De maneira rápida e prática, a transformação necessária para o profissional performar em pontos específicos e direcionados. São compostos por:

Formações

As formações PowerDoctor desenvolvem habilidades amplas, profundas e fundamentais para o sucesso dos profissionais da saúde atualizados. São compostas por:

Mentorias

As mentorias desenvolvem competências de maior complexidade profundadidade e são voltadas aos profissionais que já desenvolveram-se com a PowerDoctor.

Eventos

Os Eventos PowerDoctor são memoráveis e proporcionam vivências, insights e conhecimentos únicos e fundamentais para os profissionais da saúde que desejam evoluir.

Junte-se a nossa comunidade

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade.​

Entre para jornada Power Doctor