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Aumente a Captação de Pacientes no seu Consultório

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A captação de pacientes para o consultório de odontologia depende de critérios que envolvem estratégia e persuasão, os mesmo aplicados a outras áreas que buscam a conquista de clientes satisfeitos e fiéis. Ou seja, é possível fazer uso no seu consultório de instrumentos que existem para orientar pessoas nas melhores escolhas, facilitando a continuidade do relacionamento através de consultas seguintes e prosseguimento dos tratamentos até o final.

Na odontologia, princípios persuasivos como a reciprocidade, a aprovação social, a afeição e a autoridade são identificados como os mais efetivos na captação e retenção de pacientes para o consultório.

Mais especificamente, podemos assim falar deles:

  1. Reciprocidade: Quando proporcionam algo positivo que nos faz sentir compelidos a retribuir;
  2. Aprovação social: A maneira mais adequada de agir sendo indicada pelas atitudes, reações e comportamentos das outras pessoas do convívio;
  3. Afeição: Temos preferência no atendimento a pedidos de pessoas queridas com as quais nos afeiçoamos do que aos demais;
  4. Autoridade: Um forte senso de respeito e credibilidade a quem ocupa posições de autoridade.

Assim, é essencial que o cirurgião dentista estabeleça vínculos com seus pacientes, desde as primeiras consultas, através de um atendimento que remeta aos princípios citados, despertando desejo de retornar e concluir o tratamento.

E mais do que isso, precisamos ter em mente que o tratamento não deve terminar na última consulta; o vínculo gerado pelo sucesso do tratamento, excelente atendimento e bom custo benefício torna o retorno muito provável, além da indicação espontânea a novos pacientes. Lembrando aqui que, de acordo com o princípio da afeição, tendemos a confiar na indicação de amigos e conhecidos dos quais gostamos.

Neste vídeo, Dra. Marina Lara traz algumas técnicas avançadas que, na prática, apresentam um ótimo resultado em termos de captação.

A rotina do telefonema

Estabelecendo em seu consultório a rotina do telefonema uma semana depois aos pacientes que não iniciaram o tratamento após a consulta inicial ou após a consulta de apresentação de exames, ela pôde observar uma margem significativa de retorno de pacientes.

Foi possível constatar, através destes contatos, que muitas vezes há falta de entendimento por completo em relação ao tratamento, ou mesmo insegurança no que se refere às opções existentes. Isso demonstra claramente a importância de se monitorar as perdas em cada uma das fases, quando se trabalha a captação de pacientes.

Mantenha uma boa comunicação

Enfatizar a boa comunicação com o seu paciente é, por fim, a melhor maneira de garantir que ele retorne ao consultório e que o indique a amigos e conhecidos sem sombra de dúvidas, quando estes estiverem a procura de um bom dentista.

Para tanto, busque conhecer melhor o seu público alvo e transformar informações pertinentes em argumentação persuasiva dentro do consultório, envolvendo e organizando toda a equipe com este fim. Paralelo a isso, torne a relação mais personalizada e procure manter uma comunicação continuada com o paciente, certificando-se inclusive quanto à satisfação após o tratamento ao acompanhamento dos resultados.

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