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Dentista: entenda a diferença entre preço e valor na odontologia

Preço e valor

Você conhece a diferença de preço e valor na odontologia?

Eles não são a mesma coisa! E, na verdade, existe uma grande – e importante – diferença entre esses dois conceitos.

Neste artigo, fique por dentro da importância sobre refletir a respeito de  preço e valor na odontologia, considerando toda a influência destes termos para profissão.


Preço

 

O preço está associado a algo de característica fixa e que geralmente é definido por questões econômicas, como a lei da oferta e procura.

No método Power Doctor, você pode conferir algumas dicas de como formular preço na odontologia. Veja aqui como formular preço para consultórios odontológicos.

Neste sentido, os procedimentos odontológicos possuem preços determinados, de acordo com o quanto ele vai envolver em termos de custo de honorários de trabalho, custo da sua estrutura, valor agregado e análise da sua concorrência.

O quesito de análise de concorrência é fundamental para que você foque em não competir com preços de consultas e serviços abaixos do esperado, colocando em risco a dignidade de toda a  profissão.

Saiba mais em O fim da guerra dos preços na odontologia.

Não se esqueça: faz parte da ética do dentista valorizar o seu trabalho e, portanto, cobrar o preço justo pelos serviços prestados.

Em resumo:

O preço é apenas o número monetário que você pagará por determinado serviço ou produto.

 

Valor


Enquanto o preço é objetivo,
o valor é subjetivo, pois ele perpassa por questões sociais, culturais e principalmente por percepções pessoais dos indivíduos.

O valor do seu trabalho está associado ao interesse e necessidade do consumidor (neste caso, pacientes) sobre um serviço e também o quanto ele está disposto a pagar por isso.

Um case de sucesso sobre este tópico é a empresa multinacional de café Starbucks.

A mesma conseguiu construir uma cultura sobre beber café: há um valor agregado ao fato de tomar café em um copo que possua a marca Starbucks estampada, mesmo que para isso você pague três vezes mais o preço do mesmo café da padaria da esquina da sua rua, por exemplo. Incrível, não é?!

O valor pode ser, então, alterado, de acordo com o envolvimento do paciente e também de que maneira é apresentada e realizada a prestação de serviços.

 

Preço e Valor na odontologia

 

O trabalho em odontologia é algo que exige um grande investimento de tempo  e do bolso do profissional.

São necessários muitos anos de estudo e uma boa quantidade de dinheiro para montar uma estrutura de negócio significativa, com materiais de qualidade e uma equipe de recursos humanos competente. Em muitos casos, os investimentos são acima de R$ 1 milhão de reais!

E você fez tudo isso sempre pensando no conforto do seu paciente, certo? 

 

É muito importante que o dentista reconheça o significado do seu investimento, pois isso influenciará completamente em como ele pensa o valor agregado do seu negócio.

Outro fator que contribui para a dinâmica de como valorizar os serviços odontológicos é o tratamento com o paciente. Desde o agendamento da primeira consulta, é necessário saber a melhor maneira de como fazer o atendimento telefônico, de como falar sobre preço e também de como atender às expectativas de qualidade do seu paciente.

Confira a importância do atendimento telefônico para o valor agregado do seu consultório

Saiba como falar de preço também faz parte do valor agregado de seu negócio

Ou seja, se o paciente foi até o seu consultório em busca de um serviço de clareamento dentário, você pode apresentar para ele em detalhes todo o processo deste tratamento através de um protocolo que aborde seus objetivos e resultados possíveis de serem atingidos.

Esse método de apresentação é exposto detalhadamente para todos os Alunos VIP e é chamado de Jornada do Paciente. Você pode saber mais sobre a lista VIP clicando na Semana PowerDoctor.

Descubra os principais pilares da Jornada de Atendimento dos Pacientes (Resumida – A versão completa está disponível somente nos eventos online e presenciais!)

Para melhor visualização da Jornada do Paciente, faça o download da Jornada do Paciente ou leia abaixo:

Jornada do Paciente

FASE 1: AINDA NÃO FEZ CONTATO

FASE 2: FAZ CONTATO

FASE 3: AGENDA

FASE 4: CONSULTA

FASE 5: INICIA O TRATAMENTO

FASE 6: FINALIZA O TRATAMENTO

FASE 7: INÍCIO DO CICLO DE FIDELIZAÇÃO

Conclusão


Colega dentista, esperamos que você tenha conseguido diferenciar preço e valor na odontologia.

Se você gostou deste texto ou até mesmo se identificou, não deixe de comentar abaixo.

Lembre-se que todo o processo de comunicação com o seu cliente exige tempo e tempo é dinheiro.

Portanto, se você souber como gerir o seu negócio aliado ao tratamento excepcional do cliente, você estará fazendo seu paciente comprar valor e não preço.

Além disso, estará mostrando que o seu consultório possui um alto padrão de credibilidade e profissionalismo. O paciente vai gostar de ver isso.

Continue nos acompanhando pelas redes sociais do Power Doctor para continuar na busca de resultados para o seu consultório.

 

 

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