Você conhece a diferença de preço e valor na odontologia?
Eles não são a mesma coisa! E, na verdade, existe uma grande – e importante – diferença entre esses dois conceitos.
Neste artigo, fique por dentro da importância sobre refletir a respeito de preço e valor na odontologia, considerando toda a influência destes termos para profissão.
Preço
O preço está associado a algo de característica fixa e que geralmente é definido por questões econômicas, como a lei da oferta e procura.
No método Power Doctor, você pode conferir algumas dicas de como formular preço na odontologia. Veja aqui como formular preço para consultórios odontológicos.
Neste sentido, os procedimentos odontológicos possuem preços determinados, de acordo com o quanto ele vai envolver em termos de custo de honorários de trabalho, custo da sua estrutura, valor agregado e análise da sua concorrência.
O quesito de análise de concorrência é fundamental para que você foque em não competir com preços de consultas e serviços abaixos do esperado, colocando em risco a dignidade de toda a profissão.
Saiba mais em O fim da guerra dos preços na odontologia.
Não se esqueça: faz parte da ética do dentista valorizar o seu trabalho e, portanto, cobrar o preço justo pelos serviços prestados.
Em resumo:
O preço é apenas o número monetário que você pagará por determinado serviço ou produto.
Valor
Enquanto o preço é objetivo, o valor é subjetivo, pois ele perpassa por questões sociais, culturais e principalmente por percepções pessoais dos indivíduos.
O valor do seu trabalho está associado ao interesse e necessidade do consumidor (neste caso, pacientes) sobre um serviço e também o quanto ele está disposto a pagar por isso.
Um case de sucesso sobre este tópico é a empresa multinacional de café Starbucks.
A mesma conseguiu construir uma cultura sobre beber café: há um valor agregado ao fato de tomar café em um copo que possua a marca Starbucks estampada, mesmo que para isso você pague três vezes mais o preço do mesmo café da padaria da esquina da sua rua, por exemplo. Incrível, não é?!
O valor pode ser, então, alterado, de acordo com o envolvimento do paciente e também de que maneira é apresentada e realizada a prestação de serviços.
Preço e Valor na odontologia
O trabalho em odontologia é algo que exige um grande investimento de tempo e do bolso do profissional.
São necessários muitos anos de estudo e uma boa quantidade de dinheiro para montar uma estrutura de negócio significativa, com materiais de qualidade e uma equipe de recursos humanos competente. Em muitos casos, os investimentos são acima de R$ 1 milhão de reais!
E você fez tudo isso sempre pensando no conforto do seu paciente, certo?
É muito importante que o dentista reconheça o significado do seu investimento, pois isso influenciará completamente em como ele pensa o valor agregado do seu negócio.
Outro fator que contribui para a dinâmica de como valorizar os serviços odontológicos é o tratamento com o paciente. Desde o agendamento da primeira consulta, é necessário saber a melhor maneira de como fazer o atendimento telefônico, de como falar sobre preço e também de como atender às expectativas de qualidade do seu paciente.
Confira a importância do atendimento telefônico para o valor agregado do seu consultório
Saiba como falar de preço também faz parte do valor agregado de seu negócio
Ou seja, se o paciente foi até o seu consultório em busca de um serviço de clareamento dentário, você pode apresentar para ele em detalhes todo o processo deste tratamento através de um protocolo que aborde seus objetivos e resultados possíveis de serem atingidos.
Esse método de apresentação é exposto detalhadamente para todos os Alunos VIP e é chamado de Jornada do Paciente. Você pode saber mais sobre a lista VIP clicando na Semana PowerDoctor.
Descubra os principais pilares da Jornada de Atendimento dos Pacientes (Resumida – A versão completa está disponível somente nos eventos online e presenciais!)
Para melhor visualização da Jornada do Paciente, faça o download da Jornada do Paciente ou leia abaixo:
Jornada do Paciente
FASE 1: AINDA NÃO FEZ CONTATO
- Fontes de pacientes:
- Pacientes Indicados
- Para melhorar os resultados desta fase:
- Presença na internet qualificada: landing pages, redes;
- Enviar conteúdo interessante, via e-mail para leads com periodicidade constante;
- Intensidade da indicação recebida.
FASE 2: FAZ CONTATO
- Telefone
- Whatsapp, Mensagens para rede social, e-mail, chat do site ou landing page;
- Após contato:
- Se agendou consulta: enviar kit boas vindas virtual e “Card” virtual com data e hora;
- Se não agendou: pedir gentilmente o nome, e-mail e Whatsapp para encaminhar novidades sobre saúde e estética do sorriso.
FASE 3: AGENDA
- Lembrete de consulta
- Telefonema com script no dia anterior.
- Se comparece:
- Segue o roteiro detalhado de experiência da primeira consulta – Módulo 2.
- Se não comparece:
- É anotado na planilha e recebe ligação no dia seguinte com script de repescagem.
FASE 4: CONSULTA
- Primeira Consulta:
- Oportunidade única para experiência de compra memorável;
- Seguir o roteiro exato da Primeira Consulta – Módulo 2.
Segunda Consulta: - Protocolo de lembrete da segunda consulta;
- Roteiro exato da segunda consulta;
- Recepção personalizada.
FASE 5: INICIA O TRATAMENTO
- Formalidades
- Contrato e plano de tratamento.
- Manual do Paciente.
- Defina a cultura interna agora
- Marketing
- Foto final com equipe + envio para o paciente.
-
Encaminhar diretamente para o próximo tratamento
FASE 6: FINALIZA O TRATAMENTO
- Demarcar a finalização de uma etapa e o início da outra
- Fotografias, radiografias.
- Encaminhar diretamente para o próximo tratamento
- Acompanhar ele na consulta se for na mesma clínica
- Procedimentos ao final de tratamentos
- Envio de protocolo finalização/contenção;
- Envio do Kit Whatsapp;
- E muito mais vantagens.
FASE 7: INÍCIO DO CICLO DE FIDELIZAÇÃO
- Marcar no controle de retornos do software as 5 próximas datas;
- Recebimento de e-mail quinzenal para manter vínculo com a clínica;
- Finalizar cadastro do paciente para receber felicitações;
- E outros brindes possíveis através da fidelização.
- Para melhorar esta fase:
- Seguir todos os protocolos;
- Envio de e-mails periódicos é fundamental.
Conclusão
Colega dentista, esperamos que você tenha conseguido diferenciar preço e valor na odontologia.
Se você gostou deste texto ou até mesmo se identificou, não deixe de comentar abaixo.
Lembre-se que todo o processo de comunicação com o seu cliente exige tempo e tempo é dinheiro.
Portanto, se você souber como gerir o seu negócio aliado ao tratamento excepcional do cliente, você estará fazendo seu paciente comprar valor e não preço.
Além disso, estará mostrando que o seu consultório possui um alto padrão de credibilidade e profissionalismo. O paciente vai gostar de ver isso.
Continue nos acompanhando pelas redes sociais do Power Doctor para continuar na busca de resultados para o seu consultório.