PowerDoctor

Invisalign e a Ortodontia Invisível – Patente e previsões para 2021

85Visitas

WASHINGTON, EUA: Outro processo judicial na prolongada batalha de patentes entre a Align Technology e a 3Shape chegou ao fim. Um aviso de determinação final emitido pela U.S. pela Comissão Internacional de Comércio (ITC- sigla em inglês) concluiu que não houve violação da Seção 337 e que, embora a 3Shape tenha infringido certas reivindicações de patente da Align, essas reivindicações foram consideradas inválidas. Além disso, das duas patentes da Align consideradas válidas, a ITC determinou que nenhuma havia sido infringida pela 3Shape.

ITC não encontra violação das patentes da Align Technology pela 3Shape

Conforme relatado pela Dental Tribune International no mês passado, as duas empresas odontológicas entraram em confronto na frente de propriedade intelectual inúmeras vezes nos últimos anos, tanto na ITC quanto em vários tribunais distritais dos EUA. Em 2019, vários julgamentos foram proferidos em relação às investigações de violações de patentes movidas pela Align que, em geral, resultaram favoravelmente para a 3Shape. O ITC emitiu notificações de determinação inicial em março e abril que concluiu que, em relação às reivindicações originais da Seção 337 arquivadas em novembro de 2017, nenhuma violação dos direitos de patente da Align havia sido cometida pela 3Shape – determinações que foram confirmadas por decisões finais divulgadas posteriormente em o ano.

Neste caso mais recente, no entanto, um aviso inicial de determinação emitido pela ITC em maio de 2020 concluiu que a 3Shape havia, de fato, infringido sete das nove reivindicações de patentes reivindicadas no caso pela Align, embora as patentes reivindicassem contra o scanner intraoral TRIOS da 3Shape foram considerados não infringidos. A determinação final, portanto, reverteu várias partes desta determinação inicial, levando ambas as empresas a emitir declarações com palavras fortes para a imprensa.

“Estamos satisfeitos que a comissão não tenha encontrado nenhuma violação pela 3Shape”, disse o CEO da 3Shape, Jakob Just-Bomholt. “Seguindo os resultados favoráveis da 3Shape em todas as três investigações da ITC iniciadas pela Align, esta é mais uma vitória para a 3Shape, inovação e profissionais odontológicos. Align tentou usar investigações ITC para bloquear produtos inovadores da 3Shape no mercado de scanner intraoral e agora falhou completamente em sua tentativa.”

Enquanto isso, Julie Coletti, vice-presidente sênior e diretora jurídica e regulatória da Align Technology, declarou: “Nós respeitosamente discordamos da reversão da determinação do juiz de direito administrativo pela comissão e estamos avaliando nossos próximos passos neste assunto, incluindo possível reconsideração por toda a comissão e/ou um apelo ao Circuito Federal.”

“Continuamos firmes em nosso compromisso de proteger nossas invenções patenteadas e estamos orgulhosos de nossa história de inovação, nossos mais de US$ 2 bilhões em investimentos em tecnologia e os benefícios que nossas inovações trazem para pacientes e médicos”, acrescentou ela.

Atualmente, existem seis processos separados de violação de patente que foram movidos pela Align contra a 3Shape nos tribunais dos EUA relacionados a mais de 25 patentes. Enquanto isso, a 3Shape tem um processo antitruste e um caso de violação de patente própria contra a Align pendente no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware.

Fonte: https://br.dental-tribune.com/news/itc-nao-encontra-violacao-das-patentes-da-align-technology-pela-3shape/