O alcance da internet nos dias de hoje permite que ela seja uma ferramenta versátil.
Isso significa que ela pode ser utilizada pela esfera do entretenimento, da informação e outros.
Diversos modelos de empresas obtiveram sucesso após utilizarem a internet como o terreno para a construção de suas marcas.
Leia aqui 7 cases de sucesso de empresas na internet.
A odontologia também é um dos ramos que pode se beneficiar com a tecnologia para ganhar mais reconhecimento através de uma presença digital consagrada.
Um grande exemplo de uma odontologia valorizada através da internet é a desenvolvida pela Dra. Marina Lara, que construiu 60% da sua carteira de pacientes através de investimentos em mídias digitais.
Expanda seu entendimento sobre marketing digital.
Descubra aqui por que investir em marketing digital no seu consultório.
Mesmo que você já possua estabilidade e resultados satisfatórios em seu consultório, é possível sair da zona de conforto e buscar inovação para captar novos pacientes.
O PowerDoctor mapeou dois tipos de pacientes, que são os indicados e os curiosos.
Os indicados chegam até o seu consultório através da sugestão de amigos, familiares ou qualquer outro indivíduo da sua rede pessoal de contatos.
Já os curiosos são aqueles que chegam até o consultório por meio de telefone, email ou redes sociais.
Geralmente, os curiosos acabam procurando o serviço através de alguma divulgação sua através da internet.
Os curiosos merecem uma atenção especial. E você sabe o porquê?
Na internet, as pessoas são muito mais curiosas, pois o espaço favorece que ela resolva suas dúvidas e se informe com muita praticidade.
É só digitar, clicar e pronto: em segundos as respostas estão estampadas nas telas de seus computadores, smartphones ou tablets.
Portanto, se os usuários estão utilizando a internet para pesquisar conteúdos e soluções, faça com que eles encontrem o seu consultório!
O PowerDoctor preparou 5 ações para que você se insira na internet e comece a captar pacientes curiosos.
1) Mostre o seu consultório
A linguagem acessível da internet e a facilidade para acessá-la em qualquer lugar tornaram as formas de interpretação muito mais rápida e assertiva.
Dessa forma, o uso de elementos visuais acabam sendo muito atraentes para os usuários.
A elaboração de um website para a sua clínica com uma forte marca e identidade visual, imagens da infraestrutura, equipamentos, funcionários e que também ofereça uma visita virtual pode ser uma boa forma de posicionar o seu negócio no radar de busca dos usuários.
Conheça a Clínica Marina Lara para ter alguns insights para a construção do site da sua clínica.
2) Ofereça conteúdos diversificados
A odontologia, por se tratar de saúde, pode ser um gatilho para oferecer conteúdos ricos e de interesse público para que as pessoas solucionem suas dúvidas a respeito de problemas bucais.
Quando você utiliza elementos de diferenciação em seu consultório, isso permite que você se destaque diante de tantas outras informações e cirurgiões-dentistas.
O blog PowerDoctor é constantemente alimentado com vídeos e textos sobre gestão em odontologia para que você possa estar engajado com os mais diferentes assuntos e também aprendendo como melhorar a performance de seu consultório.
Tudo isso, através da comodidade da internet.
Além disso, outra estratégia muito eficaz para manter os pacientes informados através da internet é utilizar o email marketing. Saiba mais sobre email marketing aqui!
Outros conteúdos que podem ser oferecidos são bônus e exclusivos, como ebooks e infográficos através do uso de landing pages.
3) Mantenha seus canais digitais atualizados
Esta ação é fundamental para o funcionamento do consultório e também para a captação de pacientes por meio da internet.
É necessário que as pessoas vejam o seu trabalho e saibam que você existe, por isso a atualização constante das redes sociais é o meio mais eficaz para marcar a sua presença digital.
Lembre-se que quando você deixa de atualizar suas informações em seus sites, você perde rankeamento no Google.
Entenda o que é rankeamento e como ele vai ajudar o seu negócio.
4) Invista em buscadores do Google
Já que comentamos sobre o Google no tópico acima, vamos continuar falando sobre ele.
Se você souber como investir, o Google vai retribuir e vai te colocar no topo das pesquisas. E isso é muito importante, já que nas redes sociais todos nós queremos ser notados.
O investimento em mídias pagas do Google e outras redes sociais é uma oportunidade de ouro criada pelo marketing digital.
É muito mais barato e assertivo colocar o seu dinheiro em anúncios digitais, pois com isso você consegue ter alto poder de segmentação: seus anúncios irão aparecer para o público que você selecionou, na hora que você quiser.
Após o investimento, é ideal acompanhar a trajetória dos anúncios para ver se eles estão gerando retorno.
O investimento em mídias pagas não deve ser vazio e apenas quantificado, ou seja, não pense só no dinheiro que está sendo investido.
É mais importante pensar no conteúdo que você está lançando para captar usuários curiosos que poderão, possivelmente, se tornar pacientes.
Para começar o marketing digital do seu consultório e aumentar a captação de pacientes, você pode investir em:
- Google Ads;
- Facebook;
- Instagram;
- Youtube.
Saiba tudo sobre Google Ads com a leitura deste artigo de Neil Patel.
5) Demonstre a sua profissão
Através das redes sociais, você tem uma grande oportunidade de demonstrar a sua rotina profissional, seja através de fotografias ou vídeos.
O Instagram possui ferramentas muito úteis e bacanas de interação entre os usuários, que quando exploradas corretamente podem gerar engajamento e notabilidade para o seu negócio.
Muitas pessoas ainda são bastante tímidas para fazer o uso das redes sociais, principalmente aquelas que trabalham na área da saúde, pois acreditam que qualquer coisa que seja fora da curva pode prejudicar a credibilidade do seu trabalho.
Não é um erro ter essa preocupação.
Mas as redes sociais são ótimas aliadas para que você misture sua vida pessoal com a profissional, dessa forma produzindo conteúdos diferentes e também proporcionando experiências para os usuários que vão localizar você a partir das redes sociais.
É claro que você não precisa virar um influenciador digital ou um youtuber, até porque para isso é preciso bastante desenvoltura e também foge totalmente da proposta do seu trabalho.
Mas até quem faz esses vídeos utilizam o marketing como estratégia, ficam cada vez mais conhecidos e estão prosperando.
Conclusão
Hoje, aquela premissa que “se você não está nas redes sociais você não é visto” é verdade.
O marketing digital possui uma grande força para a construção das marcas e pessoas, e você cirurgião-dentista pode ter o crescimento do seu negócio se confiar no potencial da internet.
Todo dentista que busca crescimento na carreira deve estar ciente da importância da presença na internet e o diferencial que isso pode representar para o sucesso do consultório dentário.
Mas além do marketing, outro fator decisivo que é capaz de proporcionar experiências e a decisão de compra na odontologia é o atendimento.
Dessa maneira, busque sempre formas de treinamento e capacitação para sua equipe – secretárias, seguranças, etc – para que os pacientes possam sempre se sentir bem atendidos e acolhidos em seu consultório.
Isto ajuda a construir a percepção de valor agregado dos pacientes sobre o seu trabalho.
O nosso conselho final é: se mantenha sempre atualizado sobre os melhores insights em marketing, gestão e também sobre a sua profissão.
Além disso, também confie no PowerDoctor para que sua vida na profissão mude e você possa fazer a odontologia que sempre sonhou.
Faça a sua parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil.