Falar de preço ainda é uma dificuldade entre muitos cirurgiões-dentistas.
Independente dos anos de experiência no exercício na odontologia, estudos na área e a competência, há um grande problema de comunicação nos consultórios e clínicas odontológicos na hora de informar o preço.
O processo de comunicação assertivo é um dos ensinamentos que você pode obter no Método PowerDoctor para impulsionar o seu consultório e ter mais prosperidade na profissão.
E a comunicação vale para todos os processos em seu ambiente de trabalho, seja com a sua equipe ou seus pacientes.
Imagine na sua cabeça a seguinte situação:
Você gostaria de ser informado sobre o preço de um determinado serviço sem que o dentista ao menos lhe apresentasse um plano de tratamento?
Se o dentista falasse que a sua limpeza iria custar R$ 400 reais, por exemplo, sem não apresentar minimamente as etapas do procedimento, provavelmente você ficaria assustado com o valor e desistiria do tratamento no mesmo instante.
E na odontologia, que os serviços são geralmente de demanda negativa, tudo o que você não quer é afastar o paciente do seu consultório!
Além disso, a situação seria bastante constrangedora para o paciente e o dentista.
Fazer o paciente enxergar as reais necessidades do seu tratamento é uma forma de aumentar o valor do seu trabalho como cirurgião-dentista.
Além disso, quanto mais especial o paciente se sentir, maior será a sua experiência durante o tempo que ele passar em seu consultório.
A formulação de preço leva em consideração fatores como o custo, o valor agregado e o mercado.
Aliás, temos um artigo sobre este assunto, que você pode ler aqui.
Mas neste artigo em especial você vai descobrir como comunicar o preço considerando o plano de tratamento do paciente ou os protocolos de procedimento avulso – duas formas infalíveis para você não perder mais pacientes e viver a odontologia que sempre sonhou.
Vamos lá! Boa leitura – e não deixe de conferir a nossa live sobre este assunto.
Comunicando preço na odontologia
Plano de tratamento
A primeira forma é quando você prescreve um plano de tratamento para o paciente.
Um plano de tratamento é uma sequência de procedimentos de maior complexidade e de valor monetário mais alto. (quote)
Para isso, é importante que você apresente vídeos de tratamento para os pacientes e fotos de tratamentos anteriores realizados por você, em um comparativo de antes e depois.
Protocolo Avulso
A segunda forma de apresentar o preço é a partir dos protocolos avulsos.
Eles se aplicam quando o paciente quer fazer outro tratamento fora do plano de tratamento que você cirurgião-dentista apresentou para ele.
Os protocolos avulsos variam de consultório para consultório, pois depende da especialidade do cirurgião-dentista ou dos cirurgiões-dentistas que trabalham naquele local.
Na lista abaixo, confira alguns exemplos de protocolos de procedimentos avulsos realizados na Clínica Marina Lara:
- Tratamento do Ronco
- Aplicação de Botox
- Profilaxia
- Clareamento combinado
- Laserterapia
- Mini implantes
Se você quiser receber o Protocolo de Profilaxia para poder aplicá-lo em seu consultório, entre em contato com a equipe PowerDoctor pelo WhatsApp.
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Conclusão
O exercício de saber comunicar o preço de acordo com as necessidades dos pacientes traz complexidade para o seu serviço e mostra o valor agregado de sua clínica.
É muito importante que o cirurgião-dentista saiba deixar sua marca em todas as instâncias da sua rotina no consultório e um dos meios mais importantes é a partir da valorização do seu trabalho!
Aliás, que tal ler o nosso artigo “Vender saúde é necessário e bom”? Nele falamos sobre como o dentista é um empreendedor desde o momento que cria o seu nome no mercado odontológico.
Ainda com dúvidas sobre como comunicar preço?
Escreva abaixo que vamos te responder!
Não deixe de compartilhar este artigo com os seus colegas dentistas e fazer a sua parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil.