BAIXE AGORA NOSSO APLICATIVO 👉

Mercado da Saúde

4 Maiores Tendências da Odontologia do Futuro

Publicado

em

  • Mais importante do que se planejar o seu ano, é fazer apenas o que é importante para crescer na direção certa.

Há muitas incertezas quando se fala do futuro da Odontologia.

E seria um erro gravíssimo, perder tempo com as incertezas.

Hoje eu estou aqui para te contar as 4 verdades sobre a Odontologia do Futuro.

A Odontologia do Futuro é pautada na sua valorização como profissional e segurança comercial, gerencial e financeira.

Descubra quais são as 4 verdades permanentes e consistentes que irão promover a sua vida pessoal e carreira:

  • Tendência n.1 da Odontologia: Tecnologia
  • Tendência n.2 da Odontologia: Desenvolver Softskills
  • Tendência n.3 da Odontologia: Estética
  • Tendência n.4 da Odontologia: Envelhecimento da População

Dentista: Faça o curso online do Ronco e Apneia do Sono para Dentistas e inicie tratamentos hoje em seu consultório, clique no botão e saiba mais:

Marina Lara é Cirurgiã-Dentista, diretora Clínica na Clínica Marina Lara e criadora do Método PowerDoctor, o primeiro método sobre Valorização do Dentista.

Mercado da Saúde

O maior erro da ortodontia nos últimos 30 anos

Publicado

em

Depois de 1300 casos tratados com alinhadores eu posso afirmar que, a desprogramação oclusal que acontece pela cobertura da face oclusal dos dentes feitas pelo plástico durante o uso dos alinhadores, favorece o jump mandibular, desde que você programe a maxila para “sair da frente”e liberar o caminho da mandíbula, permitindo que ela se reposicione para frente.

Diversas más oclusões de classe II deveriam ser chamadas de “Fake Classe II” porque são causadas por interferências oclusais que deslocaram a mandíbula para trás, gerando uma postura mandibular retrognática e, consequentemente, uma relação dentária de classe II em um crânio com maxila e mandíbula compatíveis com padrão I.

Jump Mandibular

Historicamente, na ortodontia, sempre observei uma falta de clareza ou até “superficialidade” em ensinar as classificações das más oclusões, porque a distinção entre uma verdadeira classe II, presente em uma face com Padrão esquelético tipo II, e uma “fake classe II”, presente em uma face com Padrão esquelético tipo I, foi magnificamente ensinada pelo mestre @dinocapelozza , mas ainda passa despercebida para muitos ortodontistas da nova geração, especialmente aos que transitam nesse universo que eu amo, da ortodontia com alinhadores.

Por favor, perceba que, praticar a ortodontia alinhadores, onde buscamos mecânicas simples, não significa que vamos praticar uma ortodontia simplista. O diagnóstico continua sendo primordial e o entendimento de que não existe inteligência artificial capaz de tratar seu paciente será o divisor de águas entre os profissionais que terão sucesso e os que ficarão patinando na ortodontia digital.

O que mais amo disso tudo são duas coisas:

1. Alinhadores são os melhores propulsores mandibulares.

Antigamente, quando eu fazia a ortodontia com braquetes, eu usei muito o Forcus (3M), o PowerScope (AO), o Twin-Force e o APM, todos para potencializar o jump anterior da mandíbula nos tratamento da classe II. Agora, desde que parei totalmente de usar braquetes em 2016 e passei a tratar 100% dos meus pacientes com alinhadores, observo que o “jump” mandibular é mais frequente e visível e na prática clínica. Minha suspeita é que o recobrimento da face oclusal quase constante, causado pelo plástico do alinhador, realize a desprogramação oclusal mandibular, incentivando de maneira mais eficaz o posicionamento anterior da mandíbula*.

2. Você tem que abrir o caminho para o jump.

A parte que ninguém conta é a seguinte: logo nos primeiros alinhadores, você precisa ter programado a expansão alveolar da arcada superior e a remoção de todas as interferências oclusais que possam estar “jogando” a mandíbula para trás e, assim, “abrir o caminho” para que a mandíbula se posicione onde ela quiser. Caso o paciente seja uma “Fake Classe II”, a mandíbula vai automaticamente se reposicionar anteriormente, na posição fisiológica do côndilo, onde ela estaria desde os 12 anos da pessoa caso a arcada superior não estivesse atrésica.

Os alinhadores são os melhores propulsores apenas se isso for feito logo no início do tratamento.

Compartilhe com um colega ortodontista e salve dois pré-molares!!

Continue lendo...

Mercado da Saúde

CIOSP 2023 – Inscrições e Informações

Publicado

em

Afinal, vai ter o CIOSP em 2023? Descubra aqui no PowerDoctor todas as informações para um dos maiores eventos de Odontologia: Congresso Internacional de Odontologia 2023.

Saiba sobre valores de ingressos e acessos:

Segundo o site oficial do CIOSP, você poderá se inscrever para um dos maiores eventos de Odontologia com gratuidade! Não fique de fora!

Fique tranquilo, os patrocinadores do evento estão dizendo garantir participação no CIOSP presencial, em 2023. Por isso, reserve sua vaga com segurança!

CIOSP 2023

Informações sobre o CIOSP 2023:

Quando será o CIOSP 2023?

O evento será realizado de 25 a 28 de janeiro de 2023

Ingressos CIOSP 2023:

Local do CIOSP 2023:

O CIOSP 2023 será realizado na Expo Center Norte, localizado na Vila Guilherme, São Paulo. Para chegar até o pavilhão da Expo basta ir até à Rua José Bernardo Pinto, número 333 em Vila Guilherme.

Cuidados no CIOSP 2023:

O CIOSP é o seu maior evento de Networking, mas cuidado com os grupos que você se relaciona. Procure pensar em se aproximar apenas de pessoas positivas, otimistas e que sabem um plano para administrar seus consultórios (como nós PowerDoctors já sabemos):

Cuidados no CIOSP 2023.
Continue lendo...

Gestão de Consultórios

Descubra as 5 Tendências para a Ortodontia em 2023

Publicado

em

Antecipar-se aos eventos futuros é uma prática rotineira em um tratamento ortodôntico, não é mesmo? Na vida de um ortodontista, essa também é uma habilidade fundamental para o seu sucesso. Sabendo disso, preparamos este incrível conteúdo com tudo que você precisa saber sobre as 5 tendências para a ortodontia em 2023.

Em busca do melhor para a odontologia, a Dra. Marina Lara esteve pela Europa e Ásia, ministrando congressos, participando de eventos e acompanhando bastidores de empresas gigantes da ortodontia. Com tudo isso, Marina teve acesso a uma série de informações privilegiadas e também conheceu de perto, as maiores tendências para o futuro, que agora, organizamos em 5 tópicos para você, ortodontista conectado e preocupado com o futuro.

Confira as 5 Tendências:

1 – Aumento do uso da tecnologia na ortodontia

Somos beneficiados pela tecnologia diariamente, ela nos entrega cada vez mais ferramentas que facilitam as atividades do nosso dia a dia. Na ortodontia, não é diferente, este é o tema da primeira tendência da ortodontia que trazemos para você.

Sim, ortodontista, prepare-se! Em 2023, a ortodontia brasileira vai deparar-se com um grande aumento no uso das ferramentas que se beneficiam da tecnologia, para trazer mais conforto e comodidade a você e também, seu paciente. Ferramentas como por exemplo:

Scanners

O uso de dispositivos para digitalização dos dentes, para a sobreposição da tomografia computadorizada de feixe cônico (Cone beam – CT), conhecido também por CBCT, para você fazer a imagem em 3D do paciente.

Softwares

O uso de softwares para simular um sorriso novo para seu paciente, ajudando você no trabalho de motivação do paciente, incentivando-o a cuidar da saúde bucal.

Monitoramento remoto

O uso de tele ortodontia, para você realizar o monitoramento do seu paciente de forma remota.

Impressão 3D

O uso das impressoras 3d no consultório para imprimir alinhadores, fazer mockups ou até mesmo, registrar os dentes de seus pacientes.

Portanto, procure acompanhar referências do mercado, como a Dra. Marina Lara e Dra. Luciana Lara e outros professores que também falam sobre estas novas tecnologias, porque em algum momento será necessário utilizá-las e incorporá-las em seu consultório.

2 – Crescimento dos tratamentos com alinhadores

O mercado só fala de alinhadores!

Observe na imagem abaixo que o comparativo entre quantidade de buscas no Google pelos termos ‘’invisalign’’ já é quase o dobro de ‘’Aparelhos ortodonticos’’.

Gráfico comparativo de pesquisas por Aparelhos Ortodôntico e Invisalign no Google

Isso significa que, não só os ortodontistas, mas também pacientes, estão atrás deste tipo de demanda.

Por enquanto, o mercado de alinhadores está presente somente em apenas 5% de todos os tratamentos ortodônticos realizados. Porém, este percentual vai aumentar drasticamente no ano de 2023.

O mercado de alinhadores está no começo de uma grande curva ascendente. Este é o melhor momento para você beneficiar-se desta super tendência, entrando no mundo da ortodontia de alinhadores, atraindo cada vez mais clientes para seu consultório. Além disso, os alinhadores vão tornar sua vida na ortodontia muito mais leve e previsível.

Mas para entrar neste mercado, você precisa antes saber como realizar um tratamento ortodôntico de alinhadores com maestria, não é mesmo? Saiba que o curso Sisters Emerald vai te ajudar a entender tudo sobre a ortodontia com alinhadores, direcionando você ao caminho da certo da previsão binária.

3 – Aumento no uso dos dispositivos auxiliares

A ortodontia com alinhador segue evoluindo cada vez mais. As pesquisas comprovam que alinhadores podem tratar a maioria dos casos.

Porém, os casos de alta complexidade, que atualmente correspondem aproximadamente a 30% dele, possuem problemas sagitais muito significativos. Por isso, novos dispositivos estão chegando ao mercado, favorecendo uma ortodontia limpa e focada na face, antes de você “chegar aos dentes’’ com o tratamento de alinhadores:

  • Uso de Carriére e outros mecanismos de distalização intra oral
  • Uso de mini-implantes
  • Uso de propulsor mandibular

Para estes casos complexos, a ciência e as Sisters Emerald seguem na liderança do movimento de ensinar, pesquisar e esclarecer, te entregando um passo a passo, para você aprender a tratar os mais complexos tipos de casos, de maneira organizada e intuitiva.

4 –  Os preços ficarão melhores e mais competitivos para a indústria

Todos nós sabemos que o tratamento com alinhadores tem um custo mais elevado em comparação a um tratamento com braquetes. Isso se deve ao fato do alto nível de customização que esta demanda exige, mas, para o mercado, este custo elevado é aceitável, pois converte-se em mais benefícios ao tratamento ortodôntico, compensando o investimento tanto para o paciente quanto para o ortodontista. 

Prepare-se, ortodontista! Outras marcas de alinhadores estão entrando no mercado brasileiro, como é o exemplo da Angelalign Tech, líder em alinhadores, no gigantesco mercado asiatico. Também temos a indústria brasileira, que está evoluindo rapidamente, desenvolvendo novos produtos de uma maneira significativa. Portanto, a tendência é de melhora nos preços, de uma maneira geral.

5 –  Você é a sustentação da nova tríade da ortodontia

Caro colega ortodontista, entenda que o seu conhecimento ficará cada vez mais importante no novo mercado da ortodontia.

Como assim? Calma! Deixa eu te explicar:

Você chegou até aqui, lendo que: a tecnologia em ferramentas vai melhorar, o tratamento com alinhadores vai aumentar e o mercado vai expandir. Pois bem, saiba que você está cada vez mais próximo de todo este movimento agora, consolidando-se com base fundamental para a sustentação do tripé da nova ortodontia:

A TRÍADE DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA ORTODONTIA DE ALINHADORES

Infográfico: A tríade do tratamento ortodôntico na ortodontia de alinhadores.

ESCANEAMENTO

Observe que o scanner vai se transformando em uma “comódite”, ou seja, tanto faz a marca do scanner. Com o passar do tempo, teremos a opção de escolher o scanner como escolhemos um modelo de automóvel, ficaremos com o que mais nos agradar e melhor atender nossas demandas.

DESIGN DO TRATAMENTO

O design do tratamento é o diagnóstico e a definição do direcionamento que o tratamento do seu paciente necessita. Tudo isso precisa ser desenhado, executado por meio de um software de setup digital, hoje sendo o Clincheck, o queridinho do mercado.

PRINTING

Printing é a impressão dos alinhadores. Ela envolve diversos tipos de materiais e inúmeros modelos de alinhadores. Assim, como no pilar do escaneamento, o printing também se tornará uma “comódite’’. Existirão muitas marcas no mercado e você vai escolher a marca que melhor comportar suas necessidades.

Veja que a ortodontia está se direcionando para tratamentos baseados nesses 3 pilares, formando uma tríade, composta por ferramentas e métodos industrializados. Mas observe que:

  • Você é quem vai sustentar este modelo de mercado;
  • Seu conhecimento continuará sendo a peça fundamental desta engrenagem;
  • Sua capacidade de planejar e executar um tratamento odontológico, passando por todas as etapas do processo, não é possível ser substituído por uma máquina;
  • A tecnologia está muito distante de conseguir realizar tudo isso de forma autônoma.

A análise da face é decisiva e preponderante no planejamento, no diagnóstico e na decisão de quais movimentos você vai realizar como ortodontista, independente da ferramenta ou tecnologia utilizada. Não existe nenhum software com capacidade de realizar tudo isso, sem considerar as especificações únicas, que cada paciente necessita, quando chega em seu consultório.

Você é a máquina mais preparada e avançada do planeta para planejar e executar soluções de análise facial, cefalometria, movimentos dentários para favorecer a face e sequência de movimentos dentários.

Ortodontistas, Atualizem-se e valorizem-se.

Conclusão: Ortodontista, você é quem planeja e executa o movimento dos dentes em seus pacientes, obedecendo as demandas da face e o estagiamento de cada caso. A tecnologia está vindo para trazer inúmeros benefícios e confortos a você e seus pacientes. Mas é seu dever manter-se atualizado, à frente do mercado.

Para isso, você pode sempre contar com as doutoras Marina Lara e Luciana Lara que, juntas, possuem mais de 1300 casos tratados com ortodontia de alinhadores. As SistersAligners sempre estarão ao seu lado, te atualizando sobre novos conceitos, conhecimentos e tendências do mercado. Portanto, se você ainda não está cadastrado em nossa newsletter, não perca a oportunidade de inscrever-se agora mesmo!

Não esqueça que seu conhecimento sempre será a peça fundamental para o melhor resultado na ortodontia.

Continue lendo...

Mais clicados

Mercado da Saúde1 ano atrás

O maior erro da ortodontia nos últimos 30 anos

Depois de 1300 casos tratados com alinhadores eu posso afirmar que, a desprogramação oclusal que acontece pela cobertura da face...

Mercado da Saúde1 ano atrás

CIOSP 2023 – Inscrições e Informações

Afinal, vai ter o CIOSP em 2023? Descubra aqui no PowerDoctor todas as informações para um dos maiores eventos de...

Gestão de Consultórios2 anos atrás

Descubra as 5 Tendências para a Ortodontia em 2023

Antecipar-se aos eventos futuros é uma prática rotineira em um tratamento ortodôntico, não é mesmo? Na vida de um ortodontista,...

Mercado da Saúde2 anos atrás

Descubra agora as 5 Verdades e os 5 Mitos sobre o Ronco e Apneia do Sono

*Obs: Todas as afirmações deste texto são embasadas em pesquisas científicas renomadas e atualizadas. Vejas as referências no final do...

Mercado da Saúde2 anos atrás

Orto SPO é o maior congresso de Ortodontia da América – Informações e Data

Há mais de 50 anos, o congresso de Ortodontia Orto SPO possui a maior expressividade na América Latina aborda temas...

Profissionais da Saúde2 anos atrás

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A falta de gerenciamento de tempo entre vida pessoal e profissional pode atrapalhar ambas: trabalho e lazer devem caminhar juntas....

Gestão de Consultórios2 anos atrás

Quem é Geraldo Lorenzi Filho – Odontologia do Sono

Dr. Geraldo Lorenzi Filho é Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984), Doutorado na área de Defesa Pulmonar...

Gestão de Consultórios2 anos atrás

10 Acertos no uso do WhatsApp

Muitos me questionam qual é o jeito certo de se comunicar por WhatsApp para garantir que os clientes comprem ou...

Gestão de Consultórios2 anos atrás

10 Erros no Uso do WhatsApp – Magnéticas

Neste vídeo você irá conhecer os 10 Erros no Uso do WhatsApp e como resolvê-los. A ideia de que você...

Finanças2 anos atrás

Como fazer a divisão do seu Patrimônio como Dentista ou Profissional da Saúde?

Gabriela Onzi, assessora da Origem Invest – Assessoria de Investimentos do Safra Invest mostra qual a melhor forma de fazer...

Conteúdos em Alta

Resolva seus desafios no consultório. Assine nossa newsletter e receba gratuitamente dicas validadas de bastidores do dia a dia pra você!