Assista ao Replay desta Live sobre Biossegurança em tempos de Coronavírus para a Odontologia com Dra. Mônica Andrade, autora do Biossegurança Sem Stress e Dra. Marina Lara, autora do método PowerDoctor.
Nesta Live, são abordados os seguintes temas:
- artigos sobre biossegurança
- normas de biossegurança
- cartilha de biossegurança
- qual o objetivo da biossegurança
- princípios da biossegurança
- riscos da biossegurança
- normas de biossegurança em laboratório
- normas de biossegurança em consultórios odontológicos
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador ou paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.
Sim, a Biossegurança pode ser simples, justa e eficaz… sem stress, como diz a Dra. Mônica de Andrade!
Descubra com a Dra. Mônica de Andrade e Dra. Marina Lara nesta live na Odontologia. Para receber informações atualizadas, mantenha-se conectado com o Instagram @ondapowerdoctor, um canal completo sobre gestão para a Odontologia.
Dra. Mônica é Cirurgiã Dentista, Consultora em biossegurança, realiza Treinamento de equipe, Organização de consultórios, Consultora em projetos de consultórios e Cursos de biossegurança.
O que é biossegurança?
A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.
A questão fundamental, portanto, é garantir que qualquer procedimento científico seja seguro. Ele precisa ser seguro para os profissionais que o realizam, para os pacientes a quem são destinados (quando houver) e para o ambiente e, ao mesmo tempo, ser capaz de gerar resultados de qualidade.
Toque aqui e abra o vídeo diretamente no Youtube.
Ao cumprir as normas de biossegurança em seu consultório, você poderá publicizar este diferencial de maneira ética e elegante. Leia aqui como divulgar os diferenciais do seu consultório.
Biossegurança: o desconhecimento é o que traz o risco para os consultórios odontológicos
Pesquisas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde revelam que os profissionais de odontologia ocupam o 3° lugar entre os profissionais mais infectados no ambiente de trabalho, em função de um dado alarmante: 1/4 dos pacientes que vão aos consultórios, carregam em si diversas enfermidades que podem ser passadas aos outros pacientes ou ao dentista.
Ainda que o dentista se preocupe em esterilizar todos os equipamentos e ferramentas, tenha lavado suas mãos corretamente, esteja usando luvas, máscara e óculos de proteção, alguns detalhes podem arruinar toda a sua prevenção. Como por exemplo, não ter desinfectado o refletor sem barreira ou um material que fica dentro das gavetas e que não sofre autoclavagem. O simples reposicionamento do equipamento já é passível de contaminar todo o resto.
Aliás, o profissional não pode se esquecer nunca do aerossol, que é capaz de contaminar todas as superfícies expostas na sala. Uma alternativa eficiente é aplicar no paciente um bochecho a base de clorexidina prévio ao atendimento. Essa ação pode reduzir até 95% da contaminação pelo aerossol.
A verdade é que o princípio de biossegurança é uma questão de consciência profissional e deve ser realizado religiosamente, sem distinção de paciente.
Como você vê esse assunto em sua rotina? Escreva aqui nos comentários:
Itens de Biossegurança recomendados pela Dra Mônica de Andrade
Detergentes – Desinfetantes à base de quartenário de amônia de 5 geração e biguanida:
- Cleansafe ou Labseptic da Labnews: Encontra na própria Labnews ou na Dental Ferraz
- Germi Rio da Rioquímica
- Surfic da Profilática
Detergentes – Desinfetantes à base de peróxido de hidrogênio:
- Oxiseptic da Labnews
Clique aqui e baixe o PDF complementas: Lenços umedecidos Oxiseptic Wipes