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54 erros no consultório odontológico que você não pode cometer!

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Na gestão em odontologia, é importante estar atento em todos os detalhes.

Os erros no consultório odontológico podem ser notáveis e atrapalhar a rotina de trabalho e também a experiência do paciente com o serviço que você oferece.

O Método PowerDoctor tem como uma de suas principais tarefas fazer os cirurgiões-dentistas visualizarem a odontologia com o máximo de valor agregado possível.

Por isso, é importante compreender a importância de que os pacientes sempre irão comprar valor e não preço.

Se você acha que o paciente apenas absorve a qualidade do seu trabalho, esse é o momento de fazer uma revisão dos seus conceitos e ver que os detalhes fazem uma grande diferença para agregar valor ao seu trabalho.

Consequentemente, a experiência de ir ao dentista acaba sendo algo muito melhor do que o esperado e muitas vezes são os detalhes que fazem o paciente retornar ou não para o consultório.

Por isso, observar os erros no consultório odontológico são fundamentais para a manutenção da gestão e administração qualificada da sua profissão.

O blog PowerDoctor elencou uma lista com os 54 erros no consultório odontológico que você não pode cometer e deve estar sempre atento.

Os 54 erros no consultório se dividem em duas grandes categorias:

Perda de valor no atendimento clínico

 

  1. Cuspideira suja
    A cuspideira suja causa desconforto nos pacientes. Ela representa falta de higienização do consultório.   
  2. Sair de máscara na recepção
    Ao sair de máscara na recepção, isso representa falta de cuidado e higiene do cirurgião-dentista. A recepção pode ser um local não tão higienizado quanto o consultório e o uso da máscara na recepção pode levar impurezas para o espaço do consultório. Por isso, muito cuidado!
  3. Refletor sujo, jaleco sujo, avental sujo, sapato sujo ou sem meia
    Objetos sujos de maneira geral representam falta de higiene no consultório e isto é um grande erro, pois como o segmento de atuação do dentista é a saúde, é necessário que tudo seja o mais limpo possível.
  4. Deixar o paciente sair na recepção com o rosto/lábios sujos de gel ou pó
  5. Deixar o sugador pendurado até secar a mucosa jugal
    Além desse erro no consultório representar uma falta de cuidado do dentista, também representa uma situação de desconforto pela qual o paciente passa.
  6. Mover o refletor nos olhos do paciente
  7. Cuidado com o fotopolimerizador
    O dentista deve ter cuidado ao manusear o fotopolimerizador antes de estar perto do dente do seu paciente, pois a  luz do aparelho no olho do paciente  sem que ele esteja com os olhos fechados pode ser incômoda.
  8. Deixar o paciente com ponta do fio machucando
  9. Acender isqueiro na frente do paciente
  10. Refazer a mesma emergência no dia seguinte
    Imagine o quão constrangedor pode ser isso? Este erro é um indicativo de que o cirurgião-dentista está desatento ao serviço, deixando passar detalhes importantes dos casos clínicos, o que culmina em um dos principais erros no consultório odontológico.
  11. Uso de luvas em ações da rotina do consultório odontológico
    Você abre portas e gavetas de luva?  Vai para outro consultório de luva? Ou escreve no computador de luva? Saiba que este é um dos principais erros no consultório odontológico, pois representa uma falta de preocupação com a higiene e organização do local.
  12. Dizer que vai fazer uma coisa e não cumprir
    Além deste erro representar uma falta de compromisso, também pode ser bastante antiético e causar uma imagem distorcida sobre o seu papel como cirurgião-dentista e pessoa.
  13. Mandar recado pelo paciente para recepção ou para outro dentista
    O seu paciente não tem nada a ver com questões do consultório, além do seu tratamento. Por isso, evite situações constrangedoras e desnecessárias como essa para que este não seja mais um dos erros no consultório.
  14. Alta rotação jorrando água no nariz, pescoço e retrações gengivais
  15. Não dar retorno para uma solicitação do paciente
    Mesmo que sua agenda seja ocupada, os seus pacientes precisam de retorno. Lembre-se que você atua no setor da saúde e o seu paciente possui inseguranças que só você pode resolver.
  16. Dizer informações contraditórias na equipe
  17. Repetir procedimentos
    Em boa parte, os serviços e tratamentos odontológicos possuem uma durabilidade maior. Dessa forma, quando você solicita ao paciente o seu retorno para a repetição de um determinado procedimento, como uma moldagem, isto representa um erro técnico que pode prejudicar sua imagem profissional e de seu consultório.
  18. Falta de responsabilidade e conduta profissional
    Uma das piores sensações pela qual o paciente pode passar é o desamparo. Sendo assim, quando você recebe um paciente em sua clínica e você fala que não tem responsabilidade sobre o seu problema porque foi outro dentista que estava cuidando do seu caso clínico, você está cometendo um dos piores erros no consultório odontológico.
  19. Desamparo e desconforto do paciente
    Jamais deixe seu paciente desamparado ou desconfortável. Lembre-se que a odontologia é um serviço  de demanda negativa, logo o paciente precisa se sentir seguro sobre os procedimentos que ele está prestes a passar.
  20. Uso de palavras negativas
    Vincular palavras negativas aos procedimentos odontológicos, tais como dor, desvantagem e demorado, podem assustar o paciente e fazer ele desistir dos tratamentos. Seja cuidadoso com o seu vocabulário e use a comunicação a seu favor.
  21. Uso de diminutivos
    O uso de palavras no diminutivo reduzem a percepção de valor agregado sobre os serviços. Por exemplo, usar palavras como “dentinho” ou “plaquinha”. As palavras possuem força e você deve usá-las para potencializar o seu trabalho e não diminuí-lo.
  22. Conversas paralelas durante o atendimento
  23. Gritos e chamados durante o atendimento
  24. Não demonstrar desconhecimento sobre o tratamento
    Não use o momento do tratamento para indagar o paciente sobre o seu caso. Quem deve saber as respostas é você, não ele. Por isso recomendamos no PowerDoctor que você faça uma apresentação do tratamento do paciente, onde todas as etapas estarão descritas e assim irão te prevenir de passar por situações desconfortáveis de desconhecimento dentro do consultório.
  25. Comentários negativos sobre o tratamento
    Falar algo sobre a situação da saúde bucal do paciente é bastante desagradável. O momento para mostrar como está a condição bucal do paciente é nas fotografias realizadas na primeira consulta, onde você irá comparar com a situação ideal da saúde bucal do paciente.
  26. Colocar-se na mesma posição que ele sobre os tratamentos
  27. Entrar no consultório durante o atendimento
    Este erro costuma ser da secretária, quando por exemplo ela entra no consultório para falar que há outro paciente em espera.
  28. Chão sujo de alginato
    Verifique no final do expediente se o chão está sujo, principalmente de alginato. A limpeza e higiene são partes fundamentais do seu consultório na hora de passar uma boa impressão.
  29. Cheiro ruim no consultório odontológico
  30. Pegar algo do chão de luva ou colocar em cima da mesa de atendimento
    A luva é um dos principais objetos do consultório, por isso ela deve ser sempre mantida higienizada. Jamais pegue algo do chão enquanto usa luvas, pois representa desatenção e falta de higiene.
  31. Amassar o lábio do paciente com o sugador
  32. Colocar o sugador na garganta
  33. Atender banalmente, sem envolvimento emocional
    O processo de vendas envolve emoção. Em seu consultório, tudo o que o paciente mais quer é se sentir abraçado e bem atendido. Por isso, demonstre preocupação, cuidado e envolvimento emocional durante todo o processo de tratamento, da primeira consulta à última.


    Perda de valor no atendimento clínico

     

  34. Atraso
    Os atrasos mostram falta de atenção e compromisso com todos os processos da clínica. Por isso, seja pontual com suas consultas e reuniões em seu ambiente de trabalho.
  35. Falar “confirmar”
    O uso da expressão “confirmar consulta” pode causar a impressão de que sua secretária precisa sempre telefonar para o paciente comparecer no consultório. O uso da palavra “Lembrete” se provou muito mais eficaz na captação de pacientes.
  36. Falar “vou ver com a Dra.”
    É fundamental que sua secretária saiba solucionar todos os problemas na clínica sem que precisa recorrer ao dentista para resolvê-los. Isso indica falta de pulso firme com suas próprias atividades.
  37. Falar “Vou ver se a Dra. Fulana consegue fazer se não tem que ser somente com a Dra. Marina”
  38. Agendar horário errado
  39. Desmarcar paciente com frequência sem motivo justo
  40. Dizer que vai fazer uma coisa e não cumprir
  41. Baixa velocidade de resposta
    Vivemos em uma era de imediatismo, que queremos as respostas e soluções para nossos problemas com agilidade. No consultório, você e sua secretária devem acompanhar este ritmo da informação e sempre ter as respostas para as dúvidas de seus pacientes.
  42. Informações contraditórias
  43. Dizer que não tem responsabilidade porque foi a outra “colega” da recepção que fez
  44. Oferecer acesso difícil (localização, estacionamento)A secretária deve saber informar ao paciente as melhores rotas para se chegar ao seu consultório e também os melhores lugares nas proximidades para estacionar. Ou se sua clínica possui estacionamento próprio, não deixe de passar essa informação. Entenda o que são scripts telefônicos para a secretária.
  45. Não cumprir prazos combinadosSeja nas consultas, resultados dos exames ou agendamento de tomografias, sempre mantenha seu compromisso alinhado à sua agenda para que não haja falhas em seu consultório.
  46. Banheiro sujo, copo sujo, qualquer coisa suja
  47. Aparência pouco profissionalO uso de jalecos personalizados  ajudam a construir uma imagem de autoridade e representação para o cirurgião-dentista. Por exemplo, quando uma odontopediatra utiliza vestimentas customizadas como de princesas ou outros desenhos, isto tornará os pequenos pacientes muito mais confortáveis e confiantes durante o tratamento.
  48. Conversar assuntos delicados de um paciente na frente de outro pacienteCada caso é um caso específico em seu consultório. Não faça comentários ou comparações entre casos odontológicos para outros pacientes. Além de causar uma situação de desconforto, também é pouco ético dividir sobre outros casos clínicos de desconhecidos com outros pacientes.
  49. Atitude preguiçosa ou descompromissada da equipeSua equipe deve se apresentar sempre solícita às necessidades do paciente, seja oferecendo uma água ou sacola para o guarda-chuva em um dia chuvoso. Um bom atendimento faz toda a diferença em seu consultório.
  50. Descaso com o tempo do cliente
  51. Fazer o paciente esperar
  52. Não dar retornoOs pacientes gostam de obter retorno sobre seus casos clínicos, por isso sempre que possível responda eles, mas com a cautela necessária. Leia sobre os 3 erros da utilização do Whatsapp na odontologia.
  53. Cobrar mais de uma vez um cliente que já pagouEsta situação pode gerar desconforto e também representar que sua secretária não está atenta aos processos burocráticos da clínica. Isto pode colocar em risco a credibilidade de toda a administração.
  54. Pedir comprovante de pagamento de algo que já foi pago e enviadoNenhum paciente quer ser cobrado duas vezes, por isso certifique-se antes de telefonar para um paciente fazendo este tipo de solicitação.

Conclusão

 

Se você se identificou com alguns dos erros acima, saiba se colocar na posição do paciente e perceba como estas situações podem ser constrangedoras.

Por isso, faça com que os erros no consultório sejam resolvidos e faça a ida dos pacientes ao dentista seja a melhor experiência de sua vida.

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