Dentista, você tem dúvidas sobre como cobrar a primeira consulta em seu consultório odontológico?
O Método PowerDoctor produziu uma aula especial sobre este tópico. Você pode visualizá-la aqui e ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Como cobrar a primeira consulta está elencado como um dos mais polêmicos da área da odontologia.
Mas você sabe por que o tópico cobrança de primeira consulta gera tanto conflito entre os cirurgiões-dentistas?
Porque muitos consideram uma estratégia de promoção dos consultórios e clínicas odontológicas a não cobrança de primeira consulta.
Ou seja, uma forma de marketing “gratuito” de diferenciação.
Há uma grande expectativa de que seus trabalhos vão ser mais notáveis e acessíveis quando não há uma taxa de cobrança.
A verdade é que não existe uma valorização de verdade da odontologia quando você opta por não cobrar a primeira consulta.
E que tal resolver de uma vez por todas essa polêmica?
O Método PowerDoctor traz nesse artigo os 5 passos para você cobrar a primeira consulta em seu trabalho e ter mais pacientes qualificados.
Melhore a experiência de compra do seu consultório
Mas espere aí: você sabe o que é experiência de compra e como melhorá-la?
Este conceito representa o conjunto das sensações que seu potencial paciente sente em todos os momentos que ouve falar a seu respeito ou tem contato com você. Para isso é importante que você adicione alguns elementos na rotina do seu consultório para surpreender.
Aqui algumas sugestões do que você pode utilizar para aumentar a experiência de compra dos pacientes:
- oferecer água saborizada
- aromatizar o ambiente
- uniforme padronizado para a equipe
- comprar flores naturais semanalmente
Apenas alguns elementos de aconchego e elegância já oferecem experiências sensoriais diferenciadas que aumentam a percepção de valor do ambiente.
Tenha presença digital significativa
Dizem por aí que se você não é visto na internet, você não é lembrado.
Por isso, é importante criar a sua presença digital de forma qualificada para que você possa ser localizado por novos pacientes.
A dica é: comece com um site, mesmo que seja apenas uma página com algumas fotos. Faça também um Instagram e procure adicionar fotos dos bastidores do seu dia a dia no consultório para que os usuários possam saber tudo o que acontece. Além disso, divulgando bastidores no Instagram, você está se conectando ainda mais com sua realidade.
Aproveite e baixe o nosso Ebook Marketing Digital para Dentistas sobre tipos de postagens para redes sociais para você se inspirar e criar os melhores conteúdos para o seu consultório.
Mesmo que você só receba pacientes provenientes de indicação, o fato de você existir nas mídias sociais e na internet promove a validação do seu trabalho e pode motivar aqueles potenciais pacientes indicados a tomarem a atitude de marcar uma consulta com você.
Converse com sua secretária/equipe
Explique para a sua equipe o custo da estrutura do seu consultório, o quanto você investiu (e investe) para ser cirurgião-dentista e a nova fase que você está buscando no seu consultório – ou seja, as novas metas para realizar os novos objetivos!
Certifique-se que seu time está do seu lado e entendendo a importância de aumentar a percepção de valor da sua odontologia.
Treine o atendimento telefônico
Esta etapa é fundamental. O Método PowerDoctor desenvolveu o script de atendimento telefônico para conduzir sua secretária adequadamente durante o processo de “venda” da consulta de diagnóstico.
Isso mesmo: será durante a primeira ligação do paciente interessado que a sua secretária vai precisar saber vender o seu consultório de forma qualificada.
Esta é a oportunidade da secretária falar com o paciente sobre os tratamentos que a clínica oferece, sobre os diferenciais do seu consultório, sobre as necessidades do sorriso dele e sobre a importância em realizar a consulta de diagnóstico com você.
Ela também deve explicar como funciona a rotina das duas consultas, sendo que a consulta de retorno já está incluída no investimento da primeira consulta.
Faça duas consultas seguindo o protocolo PowerDoctor (primeira de diagnóstico e segunda para entrega do plano de tratamento).
O melhor resultado de percepção de valor dos tratamentos oferecidos ocorre quando o dentista realiza duas consultas.
Na primeira consulta são realizadas:
- anamnese
- fotografias
- exame clínico
- demonstração de casos clínicos similares ao do paciente
- conversa sobre as fotografias e necessidades clínicas e estéticas do sorriso do paciente.
Ao final da primeira consulta o paciente sai do consultório com os exames agendados (radiografias e tomografias) e também com a consulta de retorno agendada.
Na segunda consulta, o dentista:
- já avaliou os exames recebidos por email e já preparou o plano de tratamento
- apresenta as metas do tratamento do paciente, visando sempre a conquista da saúde bucal plena
- apresenta o plano de tratamento completo com o passo a passo para o paciente atingir os resultados almejados.
Conclusão
Cobrar a primeira consulta pode ser até considerado um tabu, mas com os 5 passos do Método PowerDoctor fica mais fácil lidar com as dificuldades do seu dia a dia.
E que tal levar para a rotina do seu consultório os 5 passos de como cobrar a primeira consulta o nosso infográfico criado exclusivamente para você, colega dentista?
Clique aqui para fazer o download do infográfico ou acesse ele abaixo:
Esperamos que este guia PowerDoctor sobre como cobrar consulta tenha sido útil para você e a sua rotina de produtividade na odontologia.
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