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5 passos para cobrar a primeira consulta na odontologia

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Dentista, você tem dúvidas sobre como cobrar a primeira consulta em seu consultório odontológico?

O Método PowerDoctor produziu uma aula especial sobre este tópico. Você pode visualizá-la aqui e ter acesso a este conteúdo exclusivo.

Como cobrar a primeira consulta está elencado como um dos mais polêmicos da área da odontologia.

Mas você sabe por que o tópico cobrança de primeira consulta gera tanto conflito entre os cirurgiões-dentistas?

Porque muitos consideram uma estratégia de promoção dos consultórios e clínicas odontológicas a não cobrança de primeira consulta. 

Ou seja, uma forma de marketing “gratuito” de diferenciação.

Há uma grande expectativa de que seus trabalhos vão ser mais notáveis e acessíveis quando não há uma taxa de cobrança.

A verdade é que não existe uma valorização de verdade da odontologia quando você opta por não cobrar a primeira consulta.

E que tal resolver de uma vez por todas essa polêmica?

O Método PowerDoctor traz nesse artigo os 5 passos para você cobrar a primeira consulta em seu trabalho e ter mais pacientes qualificados.

Melhore a experiência de compra do seu consultório

Mas espere aí: você sabe o que é experiência de compra e como melhorá-la?

Este conceito representa o conjunto das sensações que seu potencial paciente sente em todos os momentos que ouve falar a seu respeito ou tem contato com você. Para isso é importante que você adicione alguns elementos na rotina do seu consultório para surpreender.

Aqui algumas sugestões do que você pode utilizar para aumentar a experiência de compra dos pacientes:

  • oferecer água saborizada
  • aromatizar o ambiente
  • uniforme padronizado para a equipe 
  • comprar flores naturais semanalmente

Apenas alguns elementos de aconchego e elegância já oferecem experiências sensoriais diferenciadas que aumentam a percepção de valor do ambiente.

Tenha presença digital significativa


Dizem por aí que se você não é visto na internet, você não é lembrado.

Por isso, é importante criar a sua presença digital de forma qualificada para que você possa ser localizado por novos pacientes. 

A dica é: comece com um site, mesmo que seja apenas uma página com algumas fotos. Faça também um Instagram e procure adicionar fotos dos bastidores do seu dia a dia no consultório para que os usuários possam saber tudo o que acontece. Além disso, divulgando bastidores no Instagram, você está se conectando ainda mais com sua realidade.

Aproveite e baixe o nosso Ebook Marketing Digital para Dentistas sobre tipos de postagens para redes sociais para você se inspirar e criar os melhores conteúdos para o seu consultório.

Mesmo que você só receba pacientes provenientes de indicação, o fato de você existir nas mídias sociais e na internet promove a validação do seu trabalho e pode motivar aqueles potenciais pacientes indicados a tomarem a atitude de marcar uma consulta com você.

Converse com sua secretária/equipe


Explique para a sua equipe o custo da estrutura do seu consultório, o quanto você investiu (e investe) para ser cirurgião-dentista e a nova fase que você está buscando no seu consultório – ou seja, as novas metas para realizar os novos objetivos!

Certifique-se que seu time está do seu lado e entendendo a importância de aumentar a percepção de valor da sua odontologia.

 

Treine o atendimento telefônico

Esta etapa é fundamental. O Método PowerDoctor desenvolveu o script de atendimento telefônico para conduzir sua secretária adequadamente durante o processo de “venda” da consulta de diagnóstico.

Isso mesmo: será durante a primeira ligação do paciente interessado que a sua secretária vai precisar saber vender o seu consultório de forma qualificada.

Esta é a oportunidade da secretária falar com o paciente sobre os tratamentos que a clínica oferece, sobre os diferenciais do seu consultório, sobre as necessidades do sorriso dele e sobre a importância em realizar a consulta de diagnóstico com você.

Ela também deve explicar como funciona a rotina das duas consultas, sendo que a consulta de retorno já está incluída no investimento da primeira consulta.

Faça duas consultas seguindo o protocolo PowerDoctor (primeira de diagnóstico e segunda para entrega do plano de tratamento).

O melhor resultado de percepção de valor dos tratamentos oferecidos ocorre quando o dentista realiza duas consultas.

Na primeira consulta são realizadas:

  • anamnese
  • fotografias
  • exame clínico
  • demonstração de casos clínicos similares ao do paciente
  • conversa sobre as fotografias e necessidades clínicas e estéticas do sorriso do paciente.

Ao final da primeira consulta o paciente sai do consultório com os exames agendados (radiografias e tomografias) e também com a consulta de retorno agendada.

Na segunda consulta, o dentista:

  • já avaliou os exames recebidos por email e já preparou o plano de tratamento
  • apresenta as metas do tratamento do paciente, visando sempre a conquista da saúde bucal plena
  • apresenta o plano de tratamento completo com o passo a passo para o paciente atingir os resultados almejados.

Conclusão

Cobrar a primeira consulta pode ser até considerado um tabu, mas com os 5 passos do Método PowerDoctor fica mais fácil lidar com as dificuldades do seu dia a dia.

E que tal levar para  a rotina do seu consultório os 5 passos  de como cobrar a primeira consulta o nosso infográfico criado exclusivamente para você, colega dentista?

Clique aqui para fazer o download do infográfico ou acesse ele abaixo: 

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Esperamos que este guia PowerDoctor sobre como cobrar consulta tenha sido útil para você e a sua rotina de produtividade na odontologia.

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