Dr. Geraldo Lorenzi Filho é Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984), Doutorado na área de Defesa Pulmonar pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto (1996-1998). Atualmente, atua como professor Livre Docente da Disciplina de Penumologia USP, e diretor do Laboratório do Sono da Disciplina de Pneumologia _ Instituto do Coração.
Dr. Geraldo destaca que em uma pesquisa realizada, descobriu-se que um terço da população adulta tem casos de apneia, e que estes casos vão se agravando ao longo da idade. A apneia do sono é um distúrbio que causa a parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, resultando em roncos e num descanso pouco relaxante que não permite recuperar as energias.
Portanto, a cada dia, se torna de maior necessidade termos uma atenção em relação ao diagnóstico e tratamento da apneia do sono.
Os principais sintomas da Apneia do sono, que podem auxiliar no diagnóstico são:
- Roncar durante o sono;
- Acordar várias vezes à noite, mesmo que por poucos segundos e de forma imperceptível;
- Apresentar paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
- Ter excesso de sono e cansaço durante o dia;
- Acordar para urinar ou perder urina durante o sono;
- Ter dor de cabeça pela manhã;
- Diminuir o rendimento nos estudos ou trabalho;
- Ter alterações da concentração e da memória;
- Desenvolver irritabilidade e depressão;
- Ter impotência sexual.
Quando o paciente apresenta alguns destes sintomas, ele é indicado ao exame de polissonografia, que analisa a qualidade do sono, medindo as ondas cerebrais, os movimentos dos músculos da respiração, a quantidade de ar que entra e sai durante a respiração, além da quantidade de oxigênio no sangue.
No meu consultório, ultimamente, acrescentei na anamnese do paciente o Biologix, que é uma poligrafia noturna utilizada para diagnóstico e acompanhamento do tratamento de ronco e apneia do sono, e permite que nós profissionais de ortodontia ofereça aos pacientes uma solução simplificada, utilizando apenas um celular e um sensor compacto e sem fio, juntamente com o tratamento ortodôntico.
Portanto, tenho observado que os meus pacientes que fazem o tratamento com o Biologix, se tornam mais felizes, conforme pode-se observar abaixo, onde a primeira linha representa pacientes que fazem uso do Biologix, e a segunda linha (azul forte) representa os pacientes que tem apneia do sono e que não utilizam o equipamento: