Você que viveu 2 anos da sua pós-graduação estudando ortodontia RAIZ, provavelmente conheceu pelos livros, o histórico Dr. Edward Angle, o pai da nossa especialidade.
Certamente você, que assim como eu, estudou a Ortodontia RAIZ, Edgewise, aprendeu a ter o controle e domínio das dobras de primeira, segunda e terceira ordem, que permitiam às suas mãos ter o controle total das ativações e posições dentárias durante o tratamento ortodôntico.
Sabemos tudo sobre como realizar os movimentos dentários e atingir a Oclusão Normal em nossos pacientes. Os movimentos de Intrusão, Extrusão, Controle de Torque, Angulação, Giroversão e Translação estão todos 100% em nossas mãos, literalmente.
O trabalho braçal era grande.
Mais recentemente, o Dr. Andrews nos presenteou com os Braquetes Straight Wire. Foi uma euforia em nossa comunidade científica! Agora não precisaríamos dobrar os fios. O aparelho ortodôntico agora viria com uma prescrição e os movimentos aconteceram quase que “automaticamente”.
Neste contexto, impossível deixar de lembrar do queridíssimo e genial Dr. Leopoldino Capelozza (brasileiro inclusive) que nos iluminou com sua visão de individualização da prescrição de bráquetes, provando para o mundo que a Oclusão Normal não é a mesma para todos os indivíduos, e que as posições dentárias finais devem ser individualizadas conforme a anatomia facial e dentária de cada paciente.
Foi lindo.
E assim, chegamos em 2021.
E o que temos agora?
Hoje temos em nossas mãos a maior de todas as ferramentas já criadas:
- Plásticos flexíveis que expressam forças leves no ligamento periodontal.
- Plásticos flexíveis e transparentes que abraçam os dentes nas 3 dimensões.
E, por outro lado, temos o maior risco já existente:
– A ilusão de que o tratamento pode evoluir sozinho, quase sem a sua participação.
Por isso, meu amigo(a) peço a sua ATENÇÃO.
Agora você deve substituir o ato de DOBRAR (atuar fisicamente sobre os aparelhos) pelo ato de PENSAR (atuando intelectualmente nos estagiamentos e prescrições).
Chegamos em 2021 com o máximo do poder e da elegância em nossas mãos.
Você tem nas suas mãos o mesmo poder do Aparelho Edgewise, mas com vantagens incríveis, porque pode programar todo o tratamento no software e desenvolver-lo realizando menos consultas e menos procedimentos manuais.
Mais tempo e liberdade para você e também para seu paciente.
Tenho certeza que Edward Angle estaria feliz se estivesse aqui.
Se você, ortodontista, dominar o “Ballet do Plástico”, você reduzirá o trabalho braçal imensamente, terá seu trabalho intelectual ainda mais valorizado e viverá cercado de pacientes bonitos e felizes.
Vem comigo.
2021 – O Edgewise Transparente.
Dra. Marina Lara e Dra. Luciana Lara – Invisalign TopDoctor Emerald por 2 anos consecutivos.
598 tratamentos Invisalign iniciados