Um dos grandes desafios dos consultórios odontológicos está relacionado ao processo de lembrete de consulta.
Muitas secretárias e também cirurgiões-dentistas falham na escolha das palavras adequadas na hora de entrar em contato com os pacientes pelo telefone ou também não sabem a melhor forma de comunicar.
Aliás, você sabia que 90% da comunicação não é o que você fala, mas sim a forma que você fala?
Isso significa que a sua entonação, sua expressão e a sua intenção na hora de falar são fatores que realmente fazem a diferença na hora de passar a mensagem.
A frase de Confúcio diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Na odontologia de alto padrão, por outro lado, suas ações valem mais do que mil palavras.
É por este motivo que os processos de gestão, vendas e atendimento de sua clínica precisam de scripts para que as coisas funcionem.
Os scripts são diretrizes para que você possa servir um atendimento de alto padrão em seu consultório odontológico, priorizando sempre a experiência do paciente.
Conheça o passo a passo para aumentar sua taxa de pacientes através do lembrete de consulta qualificado:
- Fazer a ligação
- Motivação alta na hora do telefonema
- Uso da palavra “Lembrete”
- Informações gerais
Fazer a ligação
É essencial que você faça a ligação para o paciente e não envie mensagem de texto ou áudio através de redes sociais, como o Whatsapp.
As redes sociais apesar de facilitar a comunicação não ajudam a dar o tom da conversa, além de transmitirem certa informalidade no processo de comunicação e atendimento do seu consultório odontológico.
E como estamos falando da odontologia de alto padrão, é necessário que todos os processos sejam realizados com o máximo de excelência e qualidade.
Motivação alta na hora do telefonema
O tom de voz que a sua secretária utiliza faz toda a diferença.
A motivação é o ponto chave da comunicação por telefone, pois ela já faz parte do processo de experiência de compra do paciente em seu consultório.
Nesta etapa da ligação de lembrete, você deve:
- repetir o nome do paciente, pois isso cria a sensação de personalização do atendimento, ou seja, que o profissional tem toda a atenção dedicada ao paciente naquele momento;
- deixar que o paciente fale as suas objeções e desejos, para poder estabelecer vínculo com o mesmo.
Uso da palavra Lembrete
Em diversas clínicas e consultórios odontológicos já foi observado e comprovado que o uso da palavra “Lembrete” em substituição do termo “Confirmação de consulta” é mais eficaz.
Isso porque a expressão “Confirmar consulta” passa a sensação de que os pacientes da sua clínica tendem a sempre faltarem nas consultas, o que faz a sua clínica perder tanto em credibilidade quanto autoridade.
E não é isso que você quer para que que o seu consultório prospere, certo?
Informações gerais
Durante a ligação de lembrete de consulta qualificada, há algumas informações fundamentais que você deve passar ao paciente para aumentar a percepção de valor agregado.
Você pode:
- Informar a localização exata da sua clínica e ou consultório.
- Informar se há estacionamento próprio no local ou fácil acesso à vagas de estacionamento na região.
Conclusão
Agora que você conhece os procedimentos adequados para realizar o lembrete de consulta em seu consultório, ficou mais fácil observar a gestão do seu consultório para poder impulsioná-lo, não é mesmo?
Espero que esse artigo tenha sido útil para você, colega dentista.
Escreva nos comentários suas dúvidas e também compartilhe o que você descobriu conosco sobre lembrete de consulta com seus colegas dentistas.
Juntos, nós estamos fazendo nossa parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil.