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7 fatos sobre o atendimento telefônico que nunca ninguém teve coragem de te falar

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Descubra como o atendimento telefônico importa diretamente no resultado financeiro do seu consultório.

Descubra aqui, os 7 fatos sobre o atendimento telefônico que nunca ninguém teve coragem de te falar:

  1. Seu telefone funciona 24 horas por dia: Esqueça o padrão de 1960 quando as pessoas deixavam de trabalhar 18h01 e estavam descansando aos finais de semana – O novo normal requer pessoas 100% conectadas em 100% do tempo e a internet funciona 24 horas por dia divulgando o seu site, redes sociais e Youtube. Se você é um cirurgião-dentista interessado em ter resultado com sua carreira para ter prosperidade na vida pessoal, o tempo máximo permitido de responder um paciente é de no máximo 20 minutos; Assista este vídeo para saber o script perfeito de atendimento.
  2. Sua secretária deve ser inteligente: Sabe aquele tino de ter a antena ligada para perceber assuntos no ar e conduzir a conversa com o paciente, de forma com que ele tenha interesse em iniciar procedimentos e tratamentos, sem a obviedade de concordar com dor, usar diminutivos ou cometer erros clássicos no telefone? A secretária, além de ter conhecimento básico em informática e gadgets (Celulares), ela também deve ter percepção sobre harmonia e boas práticas dentro de uma empresa para conduzir o paciente sempre com recepção e elegância.
  3. Sua secretária deve saber usar WhatsApp assim como ela domina aplicativos e itens pessoais: Você já percebeu como algumas pessoas são “Hacker” no celular, com aplicativos, dancinhas no TikTok e na hora de imprimir um documento ou agendar uma consulta, tudo se torna complicado? Assume o papel da liderança e treine sua equipe para que nenhuma rotina da sua secretária sofra por falta de instrução e obviedade.
  4. O telefone é a sua tropa de elite: As pessoas de maior nível de interesse estão conectadas com o celular e atendem o telefone quando você liga pois saúde bucal plena e estética do sorriso são sim prioridade, se você cumpriu com sucesso o ciclo de como se tornar referência na internet.
  5. O telefone é o veículo de comunicação mais tradicional de todos: Sim, todos usam o telefone e nem pense em imaginar a possibilidade de que as pessoas não atendem telefone. É no telefone em voz que são tratados assuntos sérios como: documentos, seguros, agendamentos de consultas e outros.
  6. É no telefone que as pessoas se conectam e geram empatia com você: Não custa nada ter empatia e a voz sorrindo no telefone, para que o paciente sinta-se confortável em consumir a Odontologia dos sonhos.
  7. Ligar por Whats é proibido, assim como fazer contato somente por mensagens: Regra é regra: o atendimento telefônico é prioridade, antes das mensagens de whats e nunca – nunca em nenhuma hipótese – pergunte se o paciente “Pode Falar”. Se o paciente atendeu o telefone, aproveite e dê o seu melhor!

Compartilhe este link com quem você ama e ajude a Odontologia prosperar como serviço de alto valor agregado em nosso país!

Clique aqui para descobrir Como Se Tornar Referência em sua cidade.

Cirurgiã-dentista formada pela USP em 1999, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUCRS e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Proprietária da clínica Marina Lara em Porto Alegre. Idealizadora do Método PowerDoctor e CEO do Software Evva para Dentistas.

Captação de Pacientes

Dentista: Conheça 4 diferenciais para aplicar agora em seu consultório!

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os-4-diferenciais-para-o-seu-consultorio

Hoje, um dos grandes desafios da gestão de alta performance em odontologia é buscar diferenciais para o seu consultório, no intuito de aumentar a percepção de valor agregado do negócio, afinal o segmento odontológico é um dos nichos de mercado que também passa pela competição de preços e concorrência.

O ponto inicial do seu consultório odontológico é a qualificação técnica, que está relacionada à qualidade seu serviço clinicamente falando.

A partir daí, o cirurgião-dentista precisa de diferenciais para o seu consultório, em busca da conquista pelo seu espaço no mercado.

 

O que são os diferenciais para o seu consultório?

 

Os diferenciais para o seu consultório são aqueles fatores que tornam você e o seu ambiente de trabalho competitivos e notáveis no mercado e que também fazem com que você se destaque frente aos demais cirurgiões-dentistas.

Mas, principalmente, os diferenciais são responsáveis por posicionar o seu consultório em distância das clínicas que estão fazendo competição com base em preço.

Leia aqui sobre a guerra dos preços na odontologia.

Você é um dentista que oferece competitividade nos preços ou um serviço premium e personalizado? 

Na odontologia, os diferenciais para o seu consultório são aqueles adicionais que vão aumentar a percepção de valor do seu trabalho como cirurgião-dentista. Os diferenciais podem ser aplicados em vários momentos da gestão em odontologia.

Abaixo, fizemos uma lista de 4 aplicações de diferenciais para o seu consultório que irão aumentar a produtividade de seu negócio!

  • Criação de site e landing page;
  • Mudanças na estrutura do consultório/clínica;
  • Aplicação de script verbal de atendimento;
  • Mudança no mindset do cirurgião-dentista e de sua equipe.

Diferencial 1: Site e landing page

 

Estas ferramentas são responsáveis por criar a imagem e a presença digital do cirurgião-dentista nos canais digitais. Por isso, um dos primeiros diferenciais para buscar um posicionamento (ou reposicionamento) do seu consultório no mercado é investir no marketing digital e personalizar os veículos para atrair pacientes.
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A dica é fazer um site que seja rico em informações visuais e textuais, que possua os meios de contato e endereço atualizados e que seja agradável navegar por ele. Também é interessante oferecer uma visita virtual da sua clínica através do seu site, pois isso pode motivar o paciente a conhecer o seu espaço de trabalho.

O seu site também pode ser composto por landing pages que chamem os usuários para a ação, assim transformando eles em potenciais leads.

Inspire-se e visite o site da Clínica Marina Lara para ter ótimas referências de como criar os diferenciais do seu consultório.

 

Diferencial 2: Consultório ou Clínica

 

O seu ambiente de trabalho pode (e deve!) possuir um alto nível de personalização. Quanto mais aconchegante ele for para você e também para os seus pacientes, maior será a percepção de valor agregado que as pessoas terão sobre o seu trabalho.

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Confira alguns diferenciais para o seu consultório para fazer uma mudança em prol da produtividade e lucratividade:

  • Água saborizada na recepção da clínica;
  • Atendimento de alta performance;
  • Espaço kids;
  • Material clínico de alta qualidade, para melhores resultados durante o tratamento;
  • Estacionamento;
  • Segurança.

Diferencial 3: Script de atendimento

 

O Método PowerDoctor tem uma importante missão na qualificação das secretárias a partir do script de atendimento telefônico.

O script é uma ferramenta para sua secretária se comunicar apropriadamente com os pacientes através do telefone, para que os mesmos possam se sentir engajados com os valores da clínica.

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Quando a secretária sabe usar a comunicação para mostrar os benefícios da sua clínica, isso coloca mais um diferencial em seu trabalho.

Também é um diferencial quando sua secretária mostra disposição para desempenhar outras funções além de ficar atrás do balcão fazendo agendamento de consultas. Quando ela participa de todas as etapas de trabalho da clínica, mostra desempenho durante as reuniões e preocupa-se com o cumprimento das metas, ela está agindo com proatividade, mas principalmente ela está alinhada ao trabalho em equipe.

Diferencial 4: Na mente do cirurgião-dentista e da equipe

 

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É um verdadeiro exercício para o cérebro do cirurgião-dentista e da equipe pensar em diferenciais para o seu consultório, afinal por muito tempo o trabalho do dentista esteve restrito ao de atender pacientes em busca de tratamentos para o sorriso e o da secretária de atender telefonemas.

Mas os diferenciais na odontologia possibilitam um crescimento lucrativo e também de reconhecimento para os dentistas que estão dispostos em investir em coisas novas para o seu ambiente de trabalho.

Outro diferencial importante é que a equipe esteja alinhada com as metas do consultório, por isso quanto mais claras forem as funções de cada um na busca de resultados para o ambiente de trabalho, melhor.

Uma das lições do Método PowerDoctor é o uso das Metas SMART. Não deixe de conhecê-las!

4-diferenciais-para-o-seu-consultorio

Faça o download do infográfico sobre os 4 diferenciais para aplicar em seu consultório.

 

Conclusão

A odontologia atual vem passando por um transformador e intenso processo de valorização, por isso há uma grande mudança na percepção de valor do serviço odontológico.

Ao executar os diferenciais para o seu consultório, você demonstra que está preocupado com o futuro da odontologia e também com a credibilidade do seu trabalho.

Ao conseguir demonstrar a diferença entre preço e valor na odontologia, você consegue formular a precificação adequada e justa ao seu trabalho e também faz a sua parte no movimento de valorização da odontologia pelo Brasil.

Dentista, compartilhe agora este artigo com os seus colegas dentistas e deixe suas dúvidas nos comentários abaixo para que juntos possamos melhorar a gestão em odontologia e buscar resultados novos e de impacto positivo em nossa profissão.

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Script de atendimento telefônico: saiba como orientar sua secretária

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A implementação do script de atendimento telefônico na odontologia é um roteiro fundamental para garantir a boa performance do seu consultório.

O Método PowerDoctor preconizou este script para que a secretária possa ter uma melhor direção de como se comunicar com os prospects e pacientes por telefone.

Entenda o que é prospect.

Para o PowerDoctor, ter uma secretária não é apenas alguém que faz parte da sua equipe para a recepção de pacientes e atendimentos telefônicos. Para o PowerDoctor, é alguém que realmente está disposto a fazer a diferença na hora de prospectar clientes e que sabe usar a comunicação ao seu favor e ao favor de todo o consultório odontológico, gerando maior percepção de valor agregado e buscando lucratividade e prosperidade.

Por essa razão, é tão importante que sua secretária esteja alinhada à toda logística de trabalho orientado pelo PowerDoctor.

 

Leia aqui se sua secretária te ajuda ou atrapalha.

Neste artigo, iremos compartilhar com você 2 orientações de como seguir o script de atendimento telefônico.

Veja um exemplo de como seguir adequadamente o passo-a-passo do script de atendimento telefônico no momento da ligação com quem está fazendo o primeiro contato com a sua clínica. Neste modelo, o nosso prospect possui o nome “João” e a nossa secretária “Daniela”.

Olá! Prazer! Qual o seu nome? (…) João, tudo bem? Que bom falar com você! Meu nome é Daniela. Antes de responder a tua pergunta, eu preciso primeiramente te falar como funciona nossa clínica. Você já acessou o nosso site? A Dra. Marina é formada há 18 anos e a nossa clínica é especializada em atendimentos de alto padrão de ortodontia estética e estética do sorriso. Nós atendemos cada paciente de forma individualizada, analisando detalhadamente as necessidades e planejando um tratamento exclusivo e especial para cada paciente. Por isso, João, é muito importante que a Dra. Marina possa te conhecer e entender as necessidades do seu sorriso e as suas ideias em relação à sua saúde bucal para que ela possa fazer um diagnóstico e te apresentar um projeto detalhado. Para isso, nós precisamos de dois momentos: o primeiro, você virá aqui, vai conhecer nossa estrutura, conhecer a Dra. Marina, vai fazer fotografias, ela vai fazer um exame clínico para que ela possa ter uma análise tridimensional do teu sorriso. Nesta primeira consulta, ela vai sentar com você e vai fazer uma análise prévia de todas as ideias possíveis para melhorar tua saúde bucal. Depois, se houver necessidade, ela vai solicitar exames complementares, como radiografias. Você vai fazer estes exames e virá na consulta de retorno que está incluída na consulta inicial para que ela te apresente um plano de tratamento detalhado. Então, João, a primeira consulta é uma análise global do teu caso e na segunda ela apresenta um projeto detalhado feito especial para cuidar de você e do teu sorriso. O investimento para as duas consultas, incluindo o diagnóstico e o escaneamento, é R$ 197 reais. Nós temos um horário amanhã às 17h45. Como fica para você este horário?

Caso sua secretária consiga fazer uma prospecção de sucesso seguindo o roteiro acima, é fundamental que ela continue fazendo ligações.

Novas ligações demonstram interesse e preocupação com o paciente para que ele tenha uma experiência de valor em seu consultório.

É neste momento que você pode deve planejar a ligação de lembrete, que deve os seguintes passos:

  • Lembrete
  • Orientação sobre deslocamento
  • Motivação Alta

Confira o que são estes passos para potencializar o seu relacionamento com os pacientes:

Falar a palavra lembrete

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O uso da palavra “lembrete” é muito mais assertivo do que “confirmar consulta”. Ele cria a conotação de que o paciente tem um compromisso com a clínica e que você está fazendo a gentileza de lhe lembrar deste compromisso assumido.

Orientar o paciente a respeito do deslocamento até a clínica

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Parece bobagem, mas quando o paciente fica ciente de onde estacionar nas imediações da sua clínica ou sabe que ela tem estacionamento próprio, ele evita transtornos durante o seu deslocamento e também chega com maior conforto e tranquilidade no momento da consulta.


Motivação alta

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O paciente está prestes a passar por um procedimento de saúde bucal, o que pode ser um pouco desconfortável, dependendo da gravidade do seu caso. Ao manter a motivação alta durante a ligação, você passa ao paciente a sensação de que tem preocupação com ele durante todas as etapas do processo e que preza pelo seu bem-estar.

Entenda neste artigo do blog PowerDoctor por que seu paciente compra valor e não preço.

Baixe o nosso infográfico sobre os 3 passos do script telefônico de lembrete.

3-passos-script-atendimento-telefonico

A próxima ligação é a de lembrete de consulta. Neste exemplo, também usaremos os nomes “João” para paciente e “Daniela” para secretária.

Olá, João. Tudo bem você? Aqui é a Daniela, que falou contigo no dia que você agendou tua consulta. Estou ligando para lembrar que amanhã, você tem uma consulta marcada com a gente. Eu e a Dra. Marina vamos estar te esperando amanhã às 16h30. Nós vamos ficar honradas em te conhecer!

Após o lembrete, a secretária deve orientar o paciente a respeito do deslocamento até a clínica.

João, como você pretende vir até a nossa clínica? Eu vou mandar para o teu telefone a localização da clínica para que você possa chegar até aqui sem nenhum transtorno. Caso você venha em carro pessoal, nós temos um estacionamento próprio da clínica e também temos um manobrista para colocar seu veículo em uma de nossas vagas disponíveis.

Após estes dois passos, o método PowerDoctor recomenda que a ligação finalize com motivação alta para manter o paciente engajado. Observe o exemplo de como encerrar sua ligação de lembrete:

Que bom que amanhã vamos nos encontrar! Vamos ficar muito felizes em te conhecer e a Dra. Marina vai ficar muito feliz em te receber para tirar todas as tuas dúvidas. Um abraço e até lá, João!

Conclusão

O script de atendimento telefônico é uma das principais ferramentas para que a comunicação do seu consultório odontológico cumpra um importante papel na hora de criar experiência para os pacientes e agregue valor ao seu negócio.

O Método PowerDoctor está sempre ao seu lado, colega dentista, para que a rotina do seu consultório se transforme em algo verdadeiramente próspero e rentável.

Dúvidas a respeito dos procedimentos do script de atendimento telefônico? Deixe um comentário abaixo que iremos lhe responder.

Compartilhe com seus colegas cirurgiões-dentistas a importância de implementar o script de atendimento telefônico e participe do movimento de valorização da odontologia no Brasil.

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Captação de Pacientes

Por que é tão importante comunicar preço em seu consultório?

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Boa parte dos consultórios odontológicos possuem um grande problema na hora de comunicar preços para os seus pacientes. Isso acontece porque há uma falta de planejamento em pensar a precificação.


Mas por que é tão importante saber como falar corretamente sobre preço com o paciente?

 

saiba-como-comunicar-preco-em-seu-consultorio

Esse ruído na comunicação pode acabar influenciando de maneira negativa todo o processo do atendimento. Por isso, quanto maior for a compreensão do dentista sobre o significado de valor em seu consultório, melhor. Inclusive, nós possuímos um artigo sobre este assunto. Descubra Como diferenciar preço e valor em seu negócio.

A pior forma de passar preço para o paciente é escrever o valor em um receituário.


Mas qual o problema disso?!

O preço nada mais é do que um valor monetário e objetivo. Quando escrevemos o custo de uma consulta ou tratamento em um papel e entregamos nas mãos do paciente, não estamos pensando na individualidade do caso, ou seja, nas necessidades de cada paciente.

Saiba também por que não é recomendado passar preço por telefone.

Como a precificação é um desafio nesta área, a Dra. Marina Lara desenvolveu no Método Power Doctor duas formas apropriadas para falar sobre honorários com os pacientes. Esta ferramenta foi planejada para que os serviços em odontologia possam ser vendidos pelo preço que eles realmente valem.

As duas formas de comunicar honorários são:

  1. Plano de tratamento: procedimento realizado após o paciente ter realizado exames para a sua necessidade específica e assim iniciar seu tratamento. Neste projeto de sorriso, estarão presentes todos os honorários dos procedimentos, de acordo com o caso;
  2. Nova necessidade: ela surge quando o paciente já está em tratamento e não consta no planejamento. Pode surgir durante uma consulta de revisão ou a partir da necessidade do paciente de fazer um clareamento ou contenção, por exemplo.

Cada procedimento avulso na odontologia é descrito detalhadamente nestes protocolos, até mesmo as profilaxias mais simples. Dessa forma, o paciente consegue entender muito mais a sua dedicação e investimento sobre estas medidas de prevenção que embora pareçam básicas, possuem alto nível de complexidade e responsabilidade.

O infográfico abaixo vai te ajudar a resolver de vez os 4 porquês da precificação em seu consultório. Para melhor visualização, faça download dos Os 4 Porquês da Precificação em Seu Consultório.

os-4-porques-da-precificacao-na-odontologia

 

Conclusão


Incrível, não é? Para você que ficou interessado em receber o Protocolo Avulso de Profilaxia, entre em contato conosco agora pelo Whatsapp!

Quero receber o Protocolo de Profilaxia

Agora que você descobriu o melhor método para falar sobre preços com os seus pacientes, é possível ver como a gestão em odontologia é uma preciosa troca entre dentista e cliente. Portanto, quando você cria valor agregado para o seu consultório, os pacientes também estarão valorizando todo o processo!

Se este artigo fez alguma diferença para você, fique à vontade para deixar um comentário abaixo.

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