Dentista: você sabe a importância de fotografar os pacientes durante a primeira consulta?
Faço essa pergunta porque em minha clínica eu adotei este procedimento de fotografar os pacientes para trazer maior complexidade para os tratamentos.
E você sabe por que a realização de fotografias é uma etapa fundamental das primeiras consultas do seu consultório odontológico?
Eu constatei em minha clínica 5 motivos essenciais para fotografar os pacientes de primeira consulta. Descubra agora quais são eles:
- Aprimoramento do diagnóstico.
- Aumento da percepção de necessidade do tratamento pelo paciente.
- Aumento da percepção de valor do seu trabalho e do tratamento proposto.
- Sustentação da sua argumentação sobre a necessidade e resultados que o tratamento recomendado vai trazer.
- Impacto do tratamento realizado pelas fotografias “do antes e depois”.
Aprimoramento do diagnóstico
A fotografia é um instrumento capaz de eternizar momentos e transformá-los em memória. Ela também tem caráter documental, que é a sua função no ramo da odontologia. E agora no mundo digital que vivemos, a fotografia é uma ferramenta muito mais rápida e instantânea para se obter os registros que queremos.
Acredito que a fotografia traz um aprimoramento para o diagnóstico dos casos que realizo em minha clínica, pois dessa maneira consigo ter uma visão ampla sobre as reais necessidades do paciente.
Aumento da percepção de necessidade do tratamento pelo paciente
Este aumento da percepção de necessidade do tratamento acontece pois ao fotografar os pacientes e eles visualizarem em um monitor grande a quantidade de processos relacionados à sua saúde bucal que ele tem para realizar, ele irá se sentir mais convicto e motivado sobre suas reais necessidades de tratamento.
Aumento da percepção de valor do seu trabalho e do tratamento proposto
Quando o paciente percebe a necessidade do seu tratamento após ver as suas fotografias, ele tem uma mudança em seu mindset e consegue valorizar muito mais o trabalho do cirurgião-dentista responsável pelo seu caso odontológico.
E quando o paciente consegue enxergar isso, é sinal de que o trabalho do dentista que luta todos os dias por pacientes qualificados e pela odontologia de alto padrão está dando certo.
Lembre-se: você deve vender o valor agregado da sua odontologia e não o preço dos tratamentos!
Sustentação do seu argumento sobre a necessidade e resultados que o tratamento recomendado vai trazer
Além da sua explicação para o paciente sobre os protocolos de procedimentos, nos quais estão indicados todo o processo do seu caso clínico, a fotografia ajuda o cirurgião-dentista a a ter a sustentação necessária para a sua argumentação do porquê o paciente deve passar por aquele tratamento.
A apresentação de fotografias também ajuda a sustentar o conceito que gosto de chamar de “Céu/Inferno”.
Ou seja, o paciente conhece o Inferno (a sua condição de saúde bucal atual) e precisa chegar ao Céu (a sua condição de saúde bucal plena).
Impacto do tratamento realizado pelas fotografias “do antes e depois”
As pessoas estão sempre buscando por transformações e experiências positivas na vida.
Seja no momento de trocar de carro ou realizar a reforma dos sonhos na casa, tudo isso é capaz de mexer com as emoções das pessoas.
E geralmente estes momentos são acompanhados e registrados por essa incrível ferramenta que hoje é acessível a todos: a fotografia.
Na odontologia, quando o paciente consegue visualizar as fotografias do antes e depois do seu tratamento, ele irá ter uma experiência extremamente positiva e o sentimento de gratificação após finalizado o tratamento.
Tudo isso, porque você cirurgião-dentista como eu está preocupado em proporcionar ao paciente não apenas a sua condição de saúde bucal plena, mas também mais qualidade de vida e a segurança de sorrir sem medo!
Acompanhe nosso infográfico sobre os 5 motivos para fotografar os pacientes de primeira consulta e faça sua parte na odontologia valorizada preconizada pelo Método PowerDoctor!
Colega dentista, separei 3 conteúdos do blog PowerDoctor que serão fundamentais para você exercitar o seu mindset e mudar sua estratégia de atendimento durante as primeiras consultas do seu consultório ou clínica.
Confira: