Um dos principais objetivos da odontologia valorizada e de alta performance traçados pelo Método PowerDoctor é o acolhimento ao paciente azul.
Tão fundamental quanto manter a atenção sobre o paciente que está em algum tratamento odontológico, é saber acolher o paciente em seu primeiro contato com o consultório.
Uma recepção acolhedora é muito importante, pois já sabemos que a odontologia é um serviço de demanda negativa.
Isso faz com que muitos pacientes cheguem com medo e objeções em seu consultório.
Portanto, é importante que você dentista e sua equipe saibam como articular e tornar o ambiente favorável para a chegada do paciente azul.
Dessa forma, a mágica vai acontecer.
Neste artigo, vamos falar sobre o paciente azul e os passos de mágica que você pode seguir para recebê-lo.
Boa leitura!
O paciente azul
Para reconhecer o paciente azul entre toda a sua carteira de pacientes, recomendamos que você faça uso de uma agenda informatizada.
Ao manter uma agenda informatizada em um software, você consegue organizar os seus pacientes por cores e de acordo com os tratamentos.
Além disso, você cria uma perfeita rotina de trabalho entre você, seu paciente e sua secretária.
Em minha agenda informatizada, eu utilizo a cor azul para indicar os pacientes de primeira consulta.
Mas em seu consultório, você pode optar por usar outras cores, ok?
Os 6 passos da consulta azul
A consulta azul é como mágica. Você segue alguns passos e pronto. Vai conquistar o novo paciente.
Abaixo, acompanhe os 6 passos para preparar o seu consultório para receber o paciente azul:
- Encantar o paciente
- Aumentar a percepção do problema do paciente
- Identificar possíveis barreiras mentais
- Estabelecer vínculo humano
- Estabelecer vínculo profissional
- Falar pouco sobre aparelhos e tratamentos
Encantar o paciente
O primeiro passo é fundamental, pois o dentista não pode esquecer que ele é um vendedor de saúde.
Logo, ele deve vender a ideia do que o seu consultório é: um modelo ideal de odontologia.
O paciente deve se surpreender com o atendimento, com a estrutura, com o ambiente, com os cheiros e sabores.
Aromatizadores de ambientes, cafés personalizados e até alguns belisquetes são super recomendáveis para dar as boas vindas.
Saiba trabalhar o Marketing Sinestésico a favor do seu negócio.
Aumentar a percepção do problema do paciente
Parece loucura, não é?
Mas na verdade, você precisa mostrar para o seu paciente através de fotografias a verdadeira situação da sua saúde bucal.
Se ele possui retração gengival, má oclusão, desgastes ou sensibilidade, mostre.
É importante que estes problemas não sejam postergados para que no futuro não causem danos maiores.
Identificar possíveis barreiras mentais
Não se esqueça que muitos pacientes podem chegar ao seu consultório para o tratamento com medo do que está por vir.
Vai doer? Quanto tempo vai levar? Como será o resultado?
Deixe que o paciente fale para que você possa identificar as possíveis barreiras. Assim, você consegue estabelecer um tratamento cordial e de maior qualidade entre as partes envolvidas.
Estabelecer vínculo humano
Antes de ser um profissional, você é humano.
Você e sua equipe devem mostrar o máximo de preocupação e cuidados com o paciente para que ele se sinta conectado com o seu trabalho e com você.
A primeira impressão é sempre a que fica, certo?!
Estabelecer vínculo profissional
O paciente azul também precisa saber o que você sabe e o que está fazendo.
Isso vai lhe causar segurança e comodidade sobre o seu trabalho.
Portanto, não deixe de realizar as apresentações de antes e depois da ortodontia e estética. Elas são um importante parâmetro para o paciente azul ver a sua competência.
Falar pouco sobre aparelhos e tratamentos
Este assunto é recomendável deixar para a segunda consulta, por isso fale pouco sobre os aparelhos e tratamentos.
Use o seu primeiro encontro com o paciente para criar uma conexão com ele, tanto pessoal quanto profissional.
Outra dica para encantar o Paciente Azul
Além de todas as sugestões acima, esteja atento à sua aparência, de sua secretária e também a do ambiente.
Certifique-se que o seu jaleco de trabalho esteja sempre limpo.
Verifique se a recepção está organizada, sem copos sujos e se o seu escritório está com o material que você seja apresentar aberto no computador, se você tem papel e caneta em mãos.
Já no consultório, veja se a máquina para fotografar o paciente está com bateria e cartão e se a cuspideira e refletor estão limpos.
Confira o infográfico sobre os 6 passos para realizar a mágica do Paciente Azul:
Faça o download do infográfico sobre os 6 passos para realizar a mágica do Paciente Azul.
Conclusão
Você sabe por que é necessário seguir este script para receber o Paciente Azul?
Porque as formas de consumir mudaram muito nos últimos anos e hoje não somos mais consumidores passivos.
O Inbound Marketing diz que queremos ser atraídos por conteúdos de relevância.
E o seu consultório, o seu atendimento e você são conteúdos relevantes para os novos pacientes. Por isso, todos devem estar alinhados para melhorar responder às necessidades do paciente.
Capturar a atenção das pessoas é tão importante nos dias atuais que até existem livros publicados sobre este assunto.
Leia o livro Atenção: o maior ativo do mundo, de Samuel Pereira.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Deixe um comentário e compartilhe com seus colegas dentistas para que a mágica do paciente azul possa atingir o maior número de pessoas.
Lembre-se que o PowerDoctor está sempre ao seu lado para lhe oferecer o suporte que você precisa para impulsionar o seu consultório e viver a odontologia que sempre sonhou.